Um gabinete de arquitectura de Moçambique (atelier) no seu site web apresenta um projecto para os CFM que permite ficar a saber mais sobre um peculiar edifício antigo do recinto do porto de Maputo, antiga Lourenço Marques que pelo cimo dos telhados parecia ter forma de cruz e que ficava ao lado, para oriente = leste da estação antiga de 1895 (aqui na FOTOS A e C e com dois pisos).
Diz o site que se tratava dum antigo refeitório dos CFM mas em 1965 era das oficinas de Vias e Obras. O site explica o que se pretendia do projecto em 2012 que essencialmente era a sua remodelação para "edifício comercial e institucional que sirva de interface entre os operadores portuários e os seus clientes". Para acesso dos clientes eliminar-se-ia o muro existente do recinto do porto e CFM entre o edifício e a avenida M. de Inhaminga, antiga 18/28 de Maio. Pelo google maps parece que o projecto foi realizado mas não tenho dele imagens recentes.
Reproduzindo com a devida vénia ao gabinete atelier as imagens desse projecto, primeiro duas vistas da avenida a norte do recinto do porto e CFM para o edifício ficando o núcleo desse recinto do porto e o cais por trás desta fachada (para a direita no primeiro desenho).
Verde claro: Av. M. de Inhaminga, antiga 18/28 de Maio. Verde escuro: fiada de árvores frente ao edifício (marcada do lado nascente) |
Mais detalhe do projecto do gabinete "atelier" nas imagens seguintes vendo-se pelas duas fachadas maiores do edifício que ele era quase simétrico nos quatro eixos.
Seguem-se imagens reais do edifício confirmando-se a sua localização no limite do recinto do porto junto à Baixa da cidade. A maior é mais ou menos recente mas anterior a 2012 e por isso ao projecto e a mais foto pequena no canto superior direito é anterior a 1966 dado que o prédio Boror, actual do Ministério dos Transportes, não estava ainda construído, estando o seu futuro espaço na altura ocupado por armazéns.
Duas vistas com uns 50 anos de diferença do lado do cais e do recinto do porto para a zona ocidental da Baixa. Cores equivalentes às dos desenhos de cima |
Estas fotos não têm grande detalhe mas parece-me que a alteração maior que o projecto traria (trouxe provávelmente) ao exterior do edifício seriam as águas furtadas (aberturas no telhado) e as coberturas ao centro das fachadas viradas a norte e a sul (nestas duas fotos só se vê a fachada do edifício virada a sul).
Do lado oriental = leste do edifício cujo cimo de telhado está marcado a vermelho, fica uma via (agora um espaço livre) na continuação da Rua Salazar, actual da Mesquita. Penso que ainda é aí uma das entradas no porto e que se via recentemente aqui na FOTO 3 ao fundo. Aqui na primeira foto via-se essa entrada em 1907 decorada para o Principe Real surgindo armazéns do porto (junto ao cais) a certa distância para o fundo - o seu sucessor pode ser visto na foto grande de cima com dois volumes encostados de telhado claro ao lado da ponte - caos de que se vê o limite no canto inferior direito. Curiosamente aqui na FOTO 4 via-se que essa entrada em 1929 parecia ocupada por um edifício mas devia ser efeito de óptica pois esse edifício devia ser o armazém que aparecia na foto de 1907 e que estava distante.
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