Jardim botânico, actual Tunduru: lago com pérgola (em T), parte 1 (20/)

Há no jardim botânico Tunduru (ou Tunduro) de Maputo, antigo Vasco da Gama de Lourenço Marques uma grande construção de que temos muitas fotos. Na tese de doutoramento de Lisandra Franco de Mendonça (páginas 390 e 403, carregar daqui) deve ser esta a construção chamada "lago com pérgola". Nas suas fotos recentes vê-se bem a pérgola mas não o lago, mas penso que compreenderemos depois donde lhe provirá esse nome. 
A construção estará assim ao centro desta imagem Google Maps na faixa plana a sul do jardim mas não se consegue ver aí presumo porque obstruída pelas copas das árvores. A sua pérgola tem forma de "T" com a haste descentrada. A parte de cima do "T", mais longa que a haste, constitui a sua frente e está orientada aproximadamente na paralela à Av. Manganhela (com um pequeno desvio para norte) que fecha o jardim do lado sul. A haste do "T" fica virada a norte para a encosta do jardim e próxima de onde está colocado um dos pavilhões da sua estufa.
Primeiro duas fotos recentes desta construção do site MOZLIFE:


FOTO 1
Vista para poente = oeste com a frente da pérgola. 
Vê-se o prédio Lusitana / Africa Life ao fundo
FOTO 2 (adaptada)
Vista um pouco mais para a esquerda = sul sob a frente da pérgola
com mais do prédio Lusitana ao fundo
A FOTO 3 seguinte mostra melhor a forma em "T" da pérgola e permite ver que, deste lado pelo menos, na parte recuada existe um pavimento elevado do solo e desenhado em quarto de círculo. 

FOTO 3
Construção de lado como na FOTO 1 e em parte na 2, vendo-se os degraus
de entrada lateral a nascente = leste e a parte recuada (haste do "T") 
Com a posição do prédio Lusitana nas FOTOS 1 e 2 e com os limites da implantação da construção que se deduzem da FOTO 3, podemos confirmar que a localização desta construção coincide com a de Lisandra Franco de Mendonça para o "lago com pérgola" na página 403 da tese citada.(e com da planta de 1998 da pág 407). 

Baseado na planta do Jardim, 1946, CEDH-FAPF, página 403 da tese citada
Castanho escuro: onde estaria a pérgola em T inserida na construção
Azul: limites do pavimento na retaguarda da construção
Amarelo: Av. Álvares Cabral, actual Manganhela
Laranja: prédio Lusitana, fachada virada para o jardim observável nas FOTOS 1 e 2
Uma foto da frente desta pérgola vista a 45 graus, para noroeste.

FOTO 4
Degraus de entrada centrais na direcção da parte recuada da pérgola
 que forma a haste do "T"
A FOTO 4 não permite ver bem que os degraus frontais e a haste do "T" que está por trás deles estão descentrados em relação à totalidade da frente. Mas na FOTO 5 de Bruno Nogueira tirada durante os trabalhos de requalificação do jardim em 2014/2015 nota-se e em relação aos degraus que há 3 colunas para o lado esquerdo e 4 para o outro (podia especular-se o porquê da assimetria mas ...). Na FOTO 5 vê-se melhor também uma pequena casa que já aparecia na FOTO 4 à direita, por trás da pérgola e que veremos no artigo seguinte ter sido a "casa das máquinas" em 1998.

FOTO 5
à frente (para sul): sete colunas, as do par (as 3a e 4a) ladeando os degraus de entrada 
parecem ligeiramente mais afastadas que as outras
para o fundo da haste da pérgola, do lado nascente: pequena casa anexa
mais ao fundo, na escosta: pilares altos do pavilhão mais a sul da estufa
A FOTO 6 mostra a faixa a sul do jardim vista para poente, estando esta pérgola no seu limite norte, como se vê à direita:


FOTO 6
À direita o extremo da pérgola a poente. 
Para lá da pérgola nota-se na FOTO 6 (e também na 4) a base duma escadaria em pedra antiga que subirá a encosta para a zona central do jardim onde segundo a planta na tese de Lisandra Franco de Mendonça da página 407/8 dita de 1998 iria dar a uma praceta abaixo do caminho principal - ver artigo específico.
Na FOTO 5 via-se uma grade em malha de cor castanha na parte interior da pérgola do lado direito e que parece não existir do lado esquerdo (para quem entra da escada central para a haste do "T"). 
Termina esta primeira parte com mais uma foto tirada durante a requalificação do jardim, e que como a FOTO 5 é de Bruno Nogueira e também foi publicada no pintrest.

FOTO 7
Pérgola parecia ainda incólume e o resultado final parece bom
mas nota-se a profundidade dos trabalhos nos caminhos à sua frente
No artigo seguinte com fotos e um desenho tentaremos compreender o passado desta pérgola.

Comentários