Duas fotos de grandes grupos tiradas no início do século XX (20) no jardim, antigo Vasco da Gama actual Tunduru, chegaram até aos nossos dias. Por coincidência o sitio escolhido para ambas foi uma grande escadaria em pedra que com a FOTO 4 veremos tinha quatro planos (níveis) e três lanços de escadas entre eles.
Primeiro uma foto com oficiais do exército português:
FOTO 1
Os militares da fila da frente estão no que chamo o Plano II (ver FOTO 4), os outros estão nos lanços de escada para o Plano III, mais elevado que o II |
Na tabuleta à direita da FOTO 1 só se consegue ver escrito Câmara Municial. Como é de esperar num jardim que serve para divulgar botânica, para além do nome da árvore (o português e o cientifico) o texto deveria ter a origem, características diferenciadas, etc. de uma das plantas exóticas próximas.
FOTO 2 |
Crianças do Transvaal em 1911, umas sentadas no Plano III e outras no último lanço de escadas para o plano IV (o do terreno mais elevado) |
Na FOTO 3 parece-me que se vê três planos com a "Dama da Cabeça Decepada" no mais elevado. Não dá para ver bem se há outro lanço de escadas acima do dela ou se ela está no último plano.
Com a FOTO 4 de baixo visualiza-se melhor os planos que distingo aqui::
Com a FOTO 4 de baixo visualiza-se melhor os planos que distingo aqui::
IV (o superior) - início ou fim da escadaria para quem desce ou sobe
III (o intermédio superior) - de onde foi tirada a foto da crianças
II (o intermédio inferior) - de onde foi tirada a foto dos militares
I (o inferior) - início ou fim da escadaria para quem sobe ou desce e donde foi tirada a FOTO 4.
FOTO 4 - Santos Rufino de 1929
A grande escadaria usada para as fotos de cima
com três lanços de escada cobrindo quatro níveis |
Com os planos de entrada e saída a escadaria ocuparia talvez uns 25 a 30 metros de comprimento. Serviria então para facilitar a passagem por um declive no terreno e ele é maior numa rampa do terreno que só existe neste jardim na direcção norte-sul. Serviria também para embelezar o jardim e para maximizar esse efeito devia estar num local central. A FOTO 3 dá ainda ideia que o Plano I (o inferior) seria já na zona quase plana do jardim, a sua faixa mais a sul que ladeia a norte a actual Av. Manganhela, antiga Álvares Cabral. De facto em tal posição pode ver-se ainda os últimos degraus duma escadaria nas FOTOS 4 e 6 do artigo sobre a pérgola em "T". São fotos de antes da reabilitação pelo que ficamos a saber que provávelmente pelo menos parte dela desta escadaria de que se tinha perdido o traço fotográfico em 1929 existia ainda em 2014/15. Daí para a frente não se sabe pois não aparecem fotos na net.
Sequência no próximo artigo também sobre escadarias no jardim.
Sequência no próximo artigo também sobre escadarias no jardim.
Comentários