Companhia de Seguros Lusitana - Baixa - actual e evolução

Prédio African Life bem conhecido na Baixa da cidade de Maputo, antiga Lourenço Marques, sito na esquina da Av Machel, antiga D. Luís, com a Av. Manganhela, antiga Álvares Cabral, do lado norte e poente = oeste.
É um prédio moderno de linhas clássicas e a sua construção foi de muito boa qualidade, tal como a que se observa na grande maioria dos edifícios cobertos pelo HoM. Parece necessitar de pouca manutenção apesar da inclemência do clima (calor e chuva). Algumas falhas no reboco, um buraco para ar condicionado a meio caminho e algumas vidraças substituídas por contraplacado mas para já parece que nada de preocupante. 
Não sei qual relação entre a African Life e a Lusitana mas soibre esta diz o site históriadoseguro: "A LUSITANA – Companhia de Seguros, nasce em Lourenço Marques em 1947. A independência e as nacionalizações das Nauticus e Lusitana de que a Fidelidade de Portugal era accionista fez terminar estes laços de propriedade.  Em 1977 foi criada a Empresa Moçambicana de Seguros (Emose) que resultou da fusão da Companhias de Seguros Nauticus, Lusitana e Tranquilidade de Moçambique."

FOTO 1
Av. Manganhela para a esquerda - Av. Samora para a direita
Foto original do HoM - clique para aumentar
A foto de cima é de Outubro de 2012. A de baixo é alguns anos anterior e mostra a Av. Samora com o Prédio Lusitana à esquerda da imagem, à direita da avenida: 

FOTO 2
Cine Teatro Gil Vicente ao centro 
João Ferreira dos Santos na esquina para norte
Actualmente não há um só prédio mas dois colados na Av. Manganhela, antiga Álvares Cabral como se vê pelas traseiras da FOTO 2 e se vê na foto seguinte com a vista do prédio da Av. Manganhela para nascente = leste (em primeiro plano o art deco e a cooperativa). Como são semelhantes talvez fossem os dois da Companhia de Seguros Lusitana.


FOTO 3
Vista da Av. Manganhela para a esquina com a Av. Samora
Na FOTO 3 o prédio original da esquina está à direita. Encostado para o lado de cá está um prédio semelhante mas que se nota ser diferente e estar afastado do original. 
Na FOTO 1 também se observa que o prédio numa fase inicial tinha 6 pisos i.e. R/C e 5 andares pois nota-se o que foi ampliado através por exemplo das janelas mais curtas (parece que o pé direito nos pisos superiores foi reduzido). 
Mas comecemos pelo princípio:


FOTO 4
verde: o terreno onde seria construido o prédio Lusitana estava vazio 
azul: o Conselho Municipal concluído em 1947
Desta foto conclui-se que o Prédio African Life / Lusitana é de ou posterior a 1947 e informação precisa duma leitora é de que foi estreado em 1950. 
Na FOTO 5 está o prédio no formato inicial e nota-se que para a esquerda (actual Av. Marx) e fundo (actuais Avs 24 de Julho e Mondlane) não havia ainda prédios em altura. Esta foto deve ser dos anos 50.
FOTO 5
Prédio original
Av. Álvares Cabral, actual Manganhela passando na transversal ou "horizontal"
Av. D. Luís, actual Samora passando na "vertical"
Na FOTO 6 o prédio Lusitana ainda tinha os 6 pisos iniciais. Supostamente é foto de 1967 mas talvez seja anterior:

FOTO 6
Seguros Lusitana à esquerda na Av. D. Luis 
olhando-se com o Citroen DS (boca de sapo) para norte

Mas na FOTO 7, que por isso será de 1967 ou depois, o prédio Lusitana está em obras de ampliação em altura.
FOTO 7
Prédio em obras de ampliação em altura depois de 1967
Para o lado poente = oeste = esquerda da foto estava ainda vazio.
Vimos aqui aproximadamente quando o prédio foi construido e quando foi ampliado em altura. A ampliação lateral ou o prédio novo para poente (lado do Mercado) que vimos na FOTO 3 não pôde ser aqui observada. 
Noutro artigo haverá mais dados sobre este prédio.

Comentários

Anónimo disse…
Caro Curioso;
Por se pode servir de ajuda, ese edificio, durante muito tempo, foi conhecido como o "African Life". Será que nos seus principios pertenceu a uma companhia Inglesa, como o nome deixa antever ?
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Obrigado pela informação. De facto eu não sei como dei o nome ao prédio mas suponho que foi por vê-lo assim chamado no citado delagoabay.O que eu me lembro é que onde agora está o banco devia ser uma agência de companhia de navegação pois havia modelos de navios nas montras. Também tenho ideia que vi no delagoa bay uma foto que seria deste prédio com uma loja conhecida de artigos eléctricos, já na subida para o cinema. Nos anos 70 acho que nos andares funcionava a IBM. Quanto à seguradora o que eu vi dizia que a Fidelidade de Portugal era acionista da Lusitana mas podia ser em conjunto com a African Life (que devia ser sul-africana). Outra coisa é que como as seguradoras investiam em imóveis não quer necessáriamente dizer que a sede da Lusitania fosse (aí embora fosse provável) ou vice versa, se me faço entender. Como tudo isto se passou há mais de 40 anos é dificil esclarecer tudo mas aos poucos vamos avançando.
Anónimo disse…
A sede da Lusitania era, efectivamente no edificio; trabalhava aí a mulher do meu amigo Armando Lemos "Jacaré". A Agencia era da CCN, ou seja, Companhia Colonial de Navegaçao, da que eran agentes para Moçambique a Marta da Cruz & Tavares, a loja de artigos eléctricos era a Agencia Mercantil e logo a seguir, antes de chegar ao café do Gil Vicente, estava uma Ourivesaria que, salvo erro, era Tavares da Rocha, Ltda.
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Obrigado pela informação. Procurei então a Agência Mercantil no site congénere delagoabay e encontrei a foto que acrescento agora aqui com a devida vénia para a história visual do prédio ficar completa. No delagoabay com a ligação em cima também encontrará um comentário sobre a Ourivesaria/Joalharia que coincide com o seu.
Marrabenta disse…
Olá, o meu pai trabalhava na Seguradora Lusitânia, se calhar conhecia o Sr. Armando Lemos e esposa. Tantos anos passaram mas as lembranças ficam.