Fotos do bairro Central de Lourenço Marques, actual Maputo em 1972

Pode-se ler aqui um artigo publicado por José Leal em minhodigital com título "Curso em Lourenço Marques e bronca no ‘Aquário'" sobre a curta estadia de militares portugueses em Lourenço Marques, actual Maputo em 1972. 
Olhemos para as fotos do artigo, três das quais tiradas do mesmo edifício na Av. 24 de Julho que penso seria o da antiga Pensão Ideal, ao lado do Teatro Manuel Rodriques, actual Cine África.
Vista para sul-sudeste com o Prédio Funchal e
traseiras da Catedral e da Câmara Municipal
Em primeiro plano em baixo vê-se as coberturas em chapa do antigo "depot" dos carros eléctricos e da central geradora  da DBDC.
A foto seguinte foi tirada um pouco para a direita do que a anterior e mostra descendo para a Baixa da cidade a antiga Av. Manuel de Arriaga, actual Marx.
Vista da Av. 24 de Julho com o estuário 
e sua margem sul mais ao fundo
Para o fundo da foto de cima numa esquina vê-se de frente este prédio e na esquina imediatamente acima dele ficava este prédio de que se vê só a sua parte mais a norte.
Rodando um pouco mais para a direita, para sudoeste, via-se o seguinte junto ao cruzamento entre a Av. 24 de Julho - com as árvores frondosas no separador central e nos passeios do lado sul e um pouco no do norte também à vista em direcção ao Alto-Maé - e a Av. Manuel de Arriaga, actual Marx que não se vê:
Prédios brancos na esquina em início de construção em 1972
Daqui pode conclui-se que o prédio branco da esquina é separado do que lhe fica logo a seguir para poente e que esse lhe é um pouco anterior no tempo. Logo a seguir a esse via-se o prédio Costa e mais adiante na esquina com a Av. Paiva Manso, actual Magaia o Karmali.
Nos artigos sobre o jardim botânico, antigo Vasco da Gama, que ficava também perto dos locais que vimos em cima disse estranhar haver poucas fotos tiradas no  interior da estufaMas elas vão aparecendo e por isso também com a devida vénia ao autor:
Estátua de Leopoldo de Almeida ao fundo
que tinha sido aí colocada no ano anterior
Sobre o histórico dancing Aquário referido no artigo do minhodigital de que reproduzimos aqui quatro fotos, podiamos vêr a sua entrada nos anos 50/60 na primeira foto deste artigo. Mas em 1972 ele tinha de estar instalado noutro local da Rua Araújo, actual Bagamoyo, pois esse edifício do Teatro Varietá onde tinha estado tinha sido demolido em 1967 e vêmo-lo de facto em zona mais central na última foto deste artigo em posição  mais central na rua. 
Sobre a "transgénero" Belinda de LM mencionada no artigo lembro-me da referência musical à Lola (youtube) com Ray Davies e os Kinks mas esse/essa no Soho em Londres em 1970: 
I met her in a club down in North Soho
Where you drink champagne and it tastes just like cherry cola
C-O-L-A cola
She walked up to me and she asked me to dance
I asked her name and in a dark brown voice she said, "Lola"
L-O-L-A Lola, lo lo lo lo Lola
Well, I'm not the world's most physical guy
But when she squeezed me tight she nearly broke my spine
Oh my Lola, lo lo lo lo Lola
Well, I'm not dumb but I can't understand
Why she walk like a woman and talk like a man
Oh my Lola, lo lo lo lo Lola, lo lo lo lo Lola
Well, we drank champagne and danced all night
Under electric candlelight
She picked me up and sat me on her knee
And said, "Little boy won't you come home with me?"
Well, I'm not the world's most passionate guy
But when I looked in her eyes
Well, I almost fell for my Lola
Lo lo lo lo Lola, lo lo lo lo Lola
Lola lo lo lo lo Lola lo lo lo lo Lola

Comentários