Cantinas antigas em Maputo (1) - Alto Maé, Munhuana

Muitas das cantinas de Maputo estavam localizadas na periferia da cidade de cimento, seja por regras urbanisticas seja para poderem servir as diferentes populações.  
Noto também que muitas das cantinas urbanas ficavam em esquinas. Por isso muitas são semelhantes com uma frente arredondada, as paredes recuadas e a frente protegida por uma cobertura ou placa 
Esta era uma cantina de desenho clássico no Alto-Maé, junto à antiga Estrada da Circunvalação e perto da Missão e Igreja da Munhuana urbana.

Fotos originais do HoM - clique para aumentar
Foto de Junho 2012

À esquerda da esquina vinha a descer a Av Lucas Luali, antiga Diogo Cão e à direita também a descer mas menos pronunciademente vinha a Av. Ngouabi, antiga Caldas Xavier. 
Outra foto mostrando um pouco mais da antiga Diogo Cão, incluido este prédio no cruzamento seguinte.
Foto de Novembro 2011

Suponho que a foto seguinte, provávelmente reproduzida do FB Alto-Maé, seja anterior às de cima pois o edifício parecia recuperado. pelo menos de estava de novo em uso.
Vista para SW, centro do Alto Maé para o fundo,
Largo José Albasini, actual praça 21 de outubro para a direita.

Mais ou menos em frente a esta cantina, do lado oposto da Av. Caldas Xavier ficava um ediicio de 3 ou 4 andares onde estava instalada uma Repartição das Finanças. Nas proximidades está também o prédio da família Afonso.
Saltando para o passado para cerca de 1933 podemos ver como era esta zona na foto aérea seguinte em que se constata que tanto do lado do "cimento" (para sul e SW da circunvalação "roxa") estava tudo ainda pouco ocupado. Do lado do subúrbio (para norte e NW) é mais difícil de dizer pois a construções eram mais pequenas e a sua disposição irregular pelo que pode ser difícil encontrá-las por entre as árvores mas a densidade de ocupação não seria grande.
Amarelo: Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane
Roxo: Estrada da Circunvalação, depois Rua Albasini e Av. Caldas Xavier, actual Ngouabi
Púrpura: zona do largo Albasini, ainda indefinido
Castanho claro: início da Estrada do Zixaxa, rua dos irmãos Roby
Azul claro: Av. Latino Coelho, actual Maguiguana
Rosa: Av. Diogo Cão, actual Luali
Creme: Av. Dr. J(ota) Serrão, actual Dausse
Verde claro: Av. Freire de Andrade, actual Barre
Castanho escuro: Missão da Munhuana (e igreja velha para a sua esquerda)
Circunferência vermelha: posição da cantina

Parece-me então que o local desta cantina estava ainda desocupado ao tempo da foto, mas as duas casas de alvenaria junto ao cruzamento com a Latino Coelho já existiam nesse início dos anos 30 (ver aqui a da esquina e a outra para a direita, do lado da cantina).
O espaço onde se veio a construir o dispensário e a a igreja nova da Munhuana (os dois aqui) estavam também livres e havia um pequeno bosque para NW dele onde vieram a ser construidos a partir dos anos 50 prédios em banda.
Livre estava também o espaço onde veio a ser construida a escola rainha Dona Leonor a NE do cruzamento entre "amarelo" e "rosa" mas havia dois grande armazéns para o interior desse quarteirão e vivendas do seu lado direito, viradas para a Av. Freire de Andrade "verde claro".

Comentários