Stiloguedes - XIII - Pancho Guedes - Edifício de 4 apartamentos no Alto Maé de António Fernandes de 1962

Embora a fase mais inovadora na carreira de Pancho Guedes tenha sido nos primeiros anos, daí para a frente continuou a produzir trabalho de qualidade. Aqui Pancho Guedes adoptou um estilo modernista dos anos 50 com terraço superior e linhas direitas. A sua marca aparece no mural de seixo feito no muro (preto) do lado direito. As cores preto e vermelho/laranja com que o edifício foi inicialmente pintado também são as utilizadas em muitos dos seus murais. 
Um pormenor a notar é que a placa saliente ao centro em cima parece ter sido arrancada do buraco na parede ao lado. A intenção prática deste detalhe não me é discernível.
Edifício de António Fernandes. 

A foto parece ter sido encenada à Hollywood e também pelas suas cores (será de película fotográfica e revelação Kodachrome?) como eu disse aqui suspeito que possa ter sido executada por Volkmar K. Wentzel. Este repórter de imagens trabalhou para a revista National Geographic e esteve em Moçambique em 1962 (que é o ano desta construção !) onde conheceu e conviveu com Pancho Guedes e por isso é possível que este lhe tenha ido mostrar as suas obras e pedido para as imortalizar com qualidade.
Pancho Guedes em discurso directos obre este projecto: O prédio construído para António Fernandes no Alto-Maé enquadra dois apartamentos de cada lado da escada e tem um terraço amplo e murado. Um muro alto recoberto de seixos fica de frente para a rua e outro mais baixo encerra o jardim de um dos apartamentos do rés do chão
Segundo o livro Maputo Architectural e Tourist Guide de 2015 este prédio fica na Av. do Trabalho perto da Igreja Anglicana e nessa altura estava dificilmente reconhecível como se pode comprovar com a imagem seguinte
Foto recente de Phlipp Schauer

Nota-se o muro com seixos à prédio Abreu a desfazer-se, marquise e grades acrescentadas ao primeiro andar, betão no topo do prédio degradado e o terraço que originalmente tinha estado livre estava agora ocupado por um objecto estranho. Por isso é uma obra de algum relevo de Pancho Guedes mal preservada e mal conservada.

Comentários