Tramways/eléctricos de LM - linha da Polana nas Avs Aguiar e da Raínha (1/8)

Depois de sair da Praça frente aos Caminhos de Ferro e da Baixa através da actual Av. Samora, Aguiar na altura a linha da Ponta Vermelha e Polana do tramway (carro eléctrico) circulava, no sentido da sua "linha vermelha" (a "linha azul" era no sentido oposto) na Av. da Raínha (depois Miguel Bombarda, depois Brito Camacho, agora Lumumba) e depois na Av Mariano Machado, actual Mártires de Mueda para servir a zona do Governo e Quartel General e seguir depois para a Polana.
Isso pode ser verificado a partir de postais de correio datados de cerca de 1910/11 que nos dão a visão das linhas do eléctrico e da cidade da altura. Uma conclusão é que a Zona Central acima da barreira e a Ponta Vermelha estavam já loteadas, as estradas tinham a largura que têm agora mais de 100 anos depois, mas a cidade por aí estava ainda muito vazia de pessoas e de casas (ver possível explicação aqui relacionada com a concessão de Allen Wack) . 

FOTO 1
Carro eléctrico na Baixa subindo pela actual Av. Samora, antiga Aguiar
Noto que no troço que vemos na FOTO 1 circulavam todas as linhas da cidade incluiindo as duas da Polana / Ponta Vermelha, as duas do Quartel do Alto Maé e a única do Cemitério do Alto Maé mas nesse carro está a placa para a Polana. Ele dirigia-se para lá pois óbviamente o guarda-freio (condutor) não estava na sua extremidade vísível (os carros são simétricos podendo ser conduzidos num sentido ou no oposto). 
Vê-se na foto seguinte a curva onde esta linha de eléctrico saía da Av. da Rainha (ou entrava nela porque em cada linha que era um anel havia circulação nos dois sentidos) para continuar a subida para a Ponta Vermelha e Polana. 

FOTO 2
à esquerda: Av. da Rainha, actual Rua da Rádio, para a Ponta Vermelha
ao centro esquerda: Hotel Clube visto do lado norte
à direita: actual Av. Samora a meio da qual foi tirada a FOTO 1, 

com a Baixa ao fundo para sul
A esquina e cruzamento que vemos em cima já não existem pois deram lugar à parte a sudeste da actual Praça da Independência.
A FOTO 3 de Wexelsen mostra a parte inicial da Avenida da Rainha, aqui actualmente Rua da Rádio um pouco acima da esquina vista na FOTO 2 (aí seria para a esquerda uns 200 metros). Vê-se aí os carris a irem para a esquerda de quem sobe e pode assim fazer-se a ligação ao que se vê relativamente aos carris na FOTO 3.

FOTO 3 
Vista da linha da Polana no sentido da viagem para a Baixa
Igreja Paroquial à direita estava entre o que agora são os prédios da Rádio Moçambique e o da TDM na esquina da Av. Lenine. Para quem ía para a Ponta Vermelha/Governo Geral o eléctrico ia a subir do lado esquerdo da estrada.
A foto seguinte mostra a linha da Ponta Vermelha/Governo Geral, na Av. da Raínha mais à frente do que na foto anterior e no local que descobrimos como tendo à esquerda a pequena rua actualmente chamada Almeida Ribeiro. Pode ver-se aqui  na última foto este cruzamento da FOTO 3 e no local da casa branca à frente agora está o Hotel Andalucia.

FOTO 4
Verde: cruzamento de carris. 
Amarelo: postes para a alimentação do eléctrico.
Vermelho: suportes para o cabo metálico de alimentação do motor do eléctrico.
Preto: linha de alimentação da via principal mais a que é precisa
 para o cruzamento (está lá mas quase não se vê na foto 3.a). 
Castanho: parece haver um cabo entre postes 
que suportaria a linha de alimentação do cruzamento
Branco: placa da rua que se cruza (nome pouco visivel)
Em primeiro plano na FOTO 4 estão dois pares de carris devido ao cruzamento mas mais para a frente vê-se as linhas a juntar-se de novo para seguir em via única normal do lado esquerdo da estrada para quem segue para a Polana.
Temos visto que a linha ia do lado esquerdo para quem subia da Baixa para a Ponta Vermelha, isto é do lado oposto ao da barreira que marco na FOTO 4 do lado direito - e sabemos que não alternava de posição nesta parte do seu trajecto. As duas fotos seguintes são por isso no mesmo sentido da FOTO 4 e como foram enviadas em 1911 no mais tardar serão desse ano:

FOTO 5
Na Av. da Raínha seguindo em frente para a Ponta Vermelha
 mas não no mesmo local da FOTO 4
Na FOTO 6 seguinte estamos ainda na Av. da Raínha e presumo que mais para a frente do que nas anteriores, Como os carris continuam do lado esquerdo continuamos a subir para a Ponta Vermelha/Governo Geral na mesma direcção das FOTOS 4 e 5. 


FOTO 6 
Subida parece estar a chegar ao fim (mas o carro amarelo não devia estar aqui!)
A foto seguinte que já vimos antes é ainda da Av. da Raínha mas como a linha está à sua direita quer dizer que estamos a ver a rua no sentido oposto às três imediatamente acima:


FOTO 7
Linha do lado direito da rua, de costas para a Ponta Vermelha, em frente para a Baixa
É importante notar que como a placa dizia (penso) "C. de Ferro via Av. da Rainha" este eléctrico ia a descer da Ponta Vermelha para a estação na Baixa e era por isso da linha "azul". Esta circulava no sentido oposto ao da linha "vermelha" (a do carro da FOTO 1) que vinha da Baixa directamente para a Ponta Vermelha e voltava à Baixa pela Av. 24 de Julho - ver aqui no mapa as setas com essas cores.
Ver mais da linha na Av. da Raínha, actual Lumumba no artigo seguinte.
Série completa no HoM sobre a linha da Polana e que passava pela Ponta Vermelha aqui.

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