Edifício do Relógio na baixa de Maputo de c. de 1909

Esta jóia doutros tempos está em perfeito estado de conservação (não sei se o relógio funciona ainda) apesar de ter sido sujeito algumas alterações. 
A foto original utilizada é do SIPA, que é o Sistema de Informação para o Património Arquitectónico, um sistema de informação e documentação sobre património arquitectónico, urbanístico e paisagístico português e de origem ou matriz portuguesas. Infelizmente parece que o SIPA tem o trabalho e a despesa de enviar de Portugal a Maputo uma equipa para depois pôr à disposição do público interessado fotos de 40 kB e tiradas "do fim do sol posto". Melhor serviço público prestam os sites L.M. filos e é tudo trabalho pro bono.
Por isso o HoM reenquadrou e ampliou a imagem do SIPA mas não se pode fazer muito e por exemplo não se consegue ver a parte de baixo do texto HORA OFICIAL. 
Como está representado no album de Santos Rufino de 1929 este edifício já existia em 1929 mas pela infomação do INAM e que se ajuste a outra que temos deve ser anterior a 1909 (e posterior a 1907).
Hora Oficial - este edifício dava a hora oficial da cidade. 

Como se pode ver na mensagem há uma grande relação entre este relógio e o observatório que foi criado pelos serviços do Porto. Era essencial para a navegação nestes tempos os navios terem a hora o mais exacta possivel, por isso cada porto tinha de indicar o tempo preciso com base em observações astronómicas.

Foto de Yves Traynard em 2006 - muito desprotegido de possíveis acidentes rodoviários
pois inicialmente estva num canto entre muros



Album de Santos Rufino de 1929

Na foto de cima o telhado parecia ser de lousa. Em vez da janela alta há agora uma janela pequena e uma porta no lado aqui visivel.
Localizado junto ao Porto de Pesca , aqui via-se o lado sudeste e a traseira.
Por trás está a estátua de António Enes (agora abatida)
Outra foto do relógio do porto mostrando estar nessa altura numa esquina.

Na foto de cima pelo guindaste atrás vê-se que estava dentro do recinto do porto e virado para a cidade (a fortaleza). A avenida à direita segue para a zona da estação dos Caminhos de Ferro e era a avenida Cândido dos Reis.
Essa esquina estava ainda vazia nesta foto de Agosto de 1907 (artigo Carlos Albers), por isso o edifício tem de ser posterior a esse período.
Ver também a FOTO 2 desta mensagem e mais fotos do edifício do relógio nesta mensagem.

Comentários