Imagens recentes do Consulado Britânico em Maputo situado num grande terreno fazendo esquina entre actuais Av. Lumumba, antiga Brito Camacho e a Av Lenine, antiga Augusto de Castilho na zona da Maxaquene/Central. Presentemente é a Embaixada do Reino Unido ou mais própriamente, dado que Moçambique é membro da Commonwealth, é a British High Commission em Maputo, antiga Lourenço Marques.
imagens carregadas de http://www.skyscrapercity.com/
Duas fotos da fachada principal para a actual Av. Lenine
Fachada principal para a actual Av. Lenine e do lado esquerdo de perfil a fachada para norte |
Este edifício foi concluido na versão inicial em 1895 e como se viu antes inicialmente não tinha varandas com arcadas nas três faces traseira e laterais, o que lhe foi acrescentado em 1904 (ver neste e este neste artigos
Mesma fachada para poente = oeste, actual Av. Lenine, antes de Junho de 1913 |
Postal de cerca de 1910 |
Placa fazendo referência ao futuro primeiro ministro britânico Churchill que foi aqui acolhido alguns dias em 1899 quando era jornalista após ter escapado aos boers em Pretória |
Para compreendermos a imponência deste edifício construido num tempo de casas de madeira e zinco, não nos podemos esquecer que nesses anos do princípio do século XX as comunicações quase não existiam e que Portugal e a Inglaterra eram velhos aliados (especialmente quando convinha a esta, daí o epíteto "Pérfida Albion" partilhado com outros países com razões de queixa similares). E estes dois impérios da altura só tinham uma fronteira comum de relevância, essa ficava a menos de 100 km de Lourenço Marques e certamente haveria sempre muitos assuntos comuns e urgentes a tratar entre Portugal representado pelo Governo Geral e o Reino Unido que era representado pelo Cônsul britânico.
Aqui artigo interessante sobre a captura de Churchill pelos boer, sua prisão em Pretória, fuga por combóio até Lourenço Marques, chegada a Durban e a recepção apoteótica que teve nessa cidade colonial britânica.
Comentários