"Prédio da Clarabóia" na Praça Azeredo - alguns factos mas perguntas sem respostas

Coloquemo-nos na Baixa de Lourenço Marques (actual Maputo) na Praça Azeredo, depois Mac Mahon e agora dos Trabalhadores. De costas para a Estação dos Caminhos de Ferro vamos olhar para o quarteirão entre a Rua Consiglieri Pedroso e a actual Rua Bagamoyo, antiga Araújo. 
O que foi o "Prédio da Clarabóia"? Tinha uma inscrição no topo (na base do triângulo para ser mais preciso) a qual não se conseguia ver nas primeiras fotos e foi desaparecendo com o tempo. 
Prédio do lado leste da Praça Azereda na altura com arruamentos em curva 

Mesma situação da foto anterior para o prédio com a construção elevada

A segunda foto foi publicada no Livro de Ouro de Maria Helena Bramão e pelas inscrições na margem inferior presumo que seja de J & M Lazarus. Como o seu período de estadia na cidade foi de 1899 a 1908 o prédio seria então no máximo de 1908 (a partir da data dum carimbo colocada no postal da primeira foto podiamos dizer que ela era anterior a 1913).
Posteriormente a "clarabóia" foi retirada do prédio o que vemos na foto seguinte publicada em 1929 e por isso no máximo desse ano. Ela foi tirada da fachada da estação CFM de 1913-16 e a praça tinha sido arranjada para o tramway.
Prédio do lado leste da Praça sem a "clarabóia", foto de álbum de Santos Rufino

A foto seguinte é da mesma altura da de cima e nela pode ver-se o prédio sem a "clarabóia", a praça e o resto da Baixa da cidade
Cerca de 1929 o prédio da clarabóia por trás da fachada da estação

Segue-se o prédio da "clarabóia" visto em 1939 engalanado para a visita do Presidente Carmona. À sua direita = sul estava construído um novo edifício no estilo modernista de dois pisos bem como o edifício dos CFM no outro quarteirão mais para sul.
Prédio da "clarabóia" ao fundo à esquerda em 1939 

A foto seguinte pode ser datada aproximadamente de 1967 pois construía-se ao tempo o prédio Octávio Lobo ao fundo.
Prédio da antiga "clarabóia" ainda em uso. 
A inscrição era da firma JACQUES SALM & CIA Lda.
A foto seguinte é a mais recente e do fim dos anos 60. O prédio da antiga "clarabóia" tinha sido demolido assim como o modernista ao lado que tinha sido construído nos anos 30. O prédio Manica Trading tinha ocupado os seus lugares, o que se mantém actualmente.
Fim dos anos 60. Vista da Praça Mac Mahon sem o prédio da "clarabóia" 

Certezas sobre o prédio
O prédio da clarabóia é de 1908 (ou anterior) e foi demolido no fim dos anos 60, principio dos 70. Parece ter estado ligado ao sector da navegação e actividades portuárias (mas não sei quem o construiu e foi seu proprietário).

Questões e pistas possíveis
- Tratava-se dum prédio importante na altura (com 3 pisos) num sítio relevante da cidade. Porque é que nunca é nomeado ou referenciado nos postais/fotos?
- Porque tinha a "clarabóia" e deixou de ter? Teria sido uma torre de observação (ver a do observatório aqui) relativa ao porto e aos caminhos de ferro por exemplo para a(s) firma(s) nele instalada(s) saber(em) quando tinham chegado os transportes aguardados? Para além disso ver este artigo onde tento explorar a hipótese dela ter estado associada à obsrvação do mastro de sinais da Fortaleza.
- Porque sobreviveu o prédio até tão tarde e em bom estado de conservação?
- Na primeira foto vê-se muitos caixotes à entrada por isso devia estar lá instalada uma empresa comercial. 
- Teria sido duma das companhias chamadas Delagoa Bay dado que os prédios ao lado pertenciam a essa companhia?
- Teria sido de F. Dicca? 
- A firma JACQUES SALM & CIA Lda da inscrição na sexta foto existia desde 1903 pelo menos. Como era de despachantes teria tido sempre interesse em estar neste local mas na fachada do prédio tinha aparecido antes pelo menos um outro nome. Terá o prédio sido sempre da firma SALM? Sobre a família Salm ver aqui.

Comentários