Antiga Casa Fabião do Alto-Maé, fotos do pós independência

Na  sequência de dois artigos sobre a CASA FABIÃO da Baixa apresentamos aqui a loja da firma no Alto Maé, bairro de Lourenço Marques e agora de Maputo. Ela foi entretanto convertida a agência bancária e estava ao tempo destas fotos muito bem conservada apresentando também a envolvente urbana estado compatível.
Trata-se dum edifício de estilo colonial dedicado ao comércio e que fica localizado na esquina das Avs. Mondlane, antiga Pinheiro Chagas e Barre, antiga Freire de Andrade, dos seus lados poente e sul respectivamente. Assim o edifício fica no extremo a nascente = leste do 3º quarteirão do lado sul da antiga Av. Pinheiro Chagas de que falamos aqui.

FOTO 1
Esquina da Casa Fabião do Alto-Maé em 2012 (mais recente aqui)

O edifício deve ser dos anos 30 mas a foto mais antiga que conheço dele visto pela esquina é de uma dezena de anos após a independência e pode ser vista aqui (Will Kohlen). Há ainda esta foto que é possívelmente de 1972 e que o mostra só de lado (JoJo Web - FM Alto Maé). Das duas fico com a ideia que o edifício em 2012 mantinha mais ou menos o aspecto que tinha por altura da independência de Moçambique e presumo que aquele de quando terá sido construído.
Note-se que o Banco ProCredit teve o cuidado de manter na fachada a referência ao nome antigo o que é positivo em termos de memória. No entanto não aparece o nome completo que era "Casa Fabião do Alto-Maé" nem foram mantidas a letragem, as cores e a disposição em curva originais. mas como veremos adiante essa alteração aconteceu já antes da passagem para o banco. 
Segue-se uma foto penso que de 2016 mostrando um pouco mais de frente a fachada para a av. Mondlane, antiga Pinheiro Chagas, a que estava para a direita da esquina na FOTO 1:

FOTO 2
Antiga Casa Fabião do Alto Maé, nesta altura agência do Banco ProCredit

Passamos para fotos anteriores a 2012. Primeiro uma de 2007 voltando a mostrar o edifício mais de esquina e quando se mantinha 
no ramo das modas e tecidos dos seus primeiros anos: 

FOTO 3
As letras no frontão principal já tinha sido alteradas nesta altura

Agora uma foto tirada em direcção mais similar à da FOTO 2 mas anterior ao ProBanco, como era também o caso da FOTO 3:

FOTO 4
Casa Fabião do Alto Maé vista da Av. Mondlane, antiga Pinheiro Chagas,
 e frente à qual havia uma paragem dos SMV

Como se vê o prédio tinha entrada pela esquina a NW e grandes montas envidraçadas nos lados. Isso foi muito apropriado para o negócio da moda da Casa Fabião e parece não ter colocado problemas especiais ao banco que pode assim manter as características exteriores do edifício.
Note-se que a FOTO 4 foi tirada em frente aos prédios modernistas de que falamos aqui e que tinham lojas no rés do chão pelo que esta era uma área comercial bem localizada e muito frequentada. 
Por fim uma foto tirada dum ponto um pouco mais distante, mais para o lado da parte antiga do bairro do Alto-Maé e do lado norte da avenida que as anteriores e vendo-se a Av. Mondlane no sentido do seu extremo na Polana:

FOTO 5
à esquerda: prédios modernistas e prédio mais alto no quarteirão seguinte
à direita: terreno murado mas sem construção definitiva e a Casa Fabião vista para SE

Mais para a direita da objectiva da FOTO 5 apareceria o prédio com entrada ao centro que vemos aqui à esquerda, que era o do consultório médico do Dr. Carlos Pinto num dos andares e da Papelaria Moçambicana numa loja do rés do chão (foto mais completa aqui de António Silva em 2016).
Algures por trás desse prédio termina uma praceta (Rua Padre Alves Martins) que ocupa parte do interior a oeste desse 3º quarteirão do lado sul da antiga Av. Pinheiro Chagas e que se vê aquipara leste, nessa sua extremidade.
Por fim uma recordação da Casa Fabião, firma com sede na Baixa de Lourenço Marques, um envelope de 1938 e que esteve à venda no site de coleccionismo delcampe.net.
Casa Fabião - Estabelecimento de Modas
E.T. "FABISILVA"

Comentários