Mais um dos, segundo o próprio, 700 projectos desenhados e dos 300 a 400 realizados em Moçambique pelo arquitecto Pancho Guedes, a maior parte dos quais foram em Maputo, antiga Lourenço Marques.
Centro da Igreja anglicana pouco após a construção em 1974.
Centro da Igreja anglicana pouco após a construção em 1974.
FOTO 1
A igreja ficava entre duas ruas no "Bairro Fajardo" |
Nesta fachada fazendo o "bico" do lado poente=oeste vê-se à esquerda a Av do Trabalho para o fundo seguindo para o Alto-Maé e à direita a actual Av. Rio Tembe (antiga Estrada de Lidemburgo). O bico arredondado do terreno do centro estava portanto numa ligação transversal entre as duas artérias maiores. A grande saliência em frente com o topo arredondado serve de referência nas fotos em baixo (onde aparece como sendo a parte marcada a amarelo).
FOTO 2
Um cruzeiro e depois o pátio interior com entrada enviesada pela Av. do Trabalho. Havia uns degraus entre o nivel da avenida e o pátio onde está o muro |
FOTO 3
Interior da Igreja. Vê-se esta entrada na FOTO 2 ao fundo do pátio, o que se pode comprovar no desenho de baixo onde aparecem aí as três grandes janelas redondas |
Desenho original de Pancho Guedes |
A parte amarela é a grande saliência com o topo arredondado que se mostra na FOTO 1. Vê-se bem no miolo do edifício o pátio interior da FOTO 2 e a entrada enviesada pela Av. do Trabalho. Ao fundo dele era a entrada para a igreja que se via por dentro na FOTO 3 e por isso o outro lado da Igreja, oposto à entrada, fica por trás da fachada da FOTO 1. Para além da Igreja havia muitos outros edifícios projectados para este centro anglicano e todos parecem ter sido construídos como se vê em baixo
(São CIPRIANO - São CIPRIÃO - St CIPRIANI)
FOTO 4
Amarelo: grande saliência com o topo arredondado da FOTO 1 |
Uma foto do edifício em 2010 quando estava a necessitar de reabilitação com a vénia a http://paroquiadesaocipriano.blogspot.com/
FOTO 5
Principalmente a fachada da igreja oposta à da entrada e virada a poente |
A FOTO 5 tem vista semelhante à FOTO 1. A grande diferença é que dantes havia ligação entre as duas avenidas deste lado para onde ficava o bico arredondado do terreno, mas agora essa ligação está murada dado que o centro anglicano tem agora outro edifício mais "acima" como se vê melhor na FOTO 7 e ficou um complexo único.
FOTO 7
À esquerda a parte do centro anglicano de 1974 visto para poente do lado da Av do Trabalho. |
Os edifícios projectados por Pancho Guedes estão assim do lado esquerdo da FOTO 7 e há outro edifício (escola) desta comunidade anglicana mais ao fundo para a direita (com tecto cinzento na FOTO 4).
Ver foto mais actual neste artigo.
Ver mais sobre o centro aqui e particularmente sobre a igreja aqui.
HISTÓRIA (do site da igreja tal como parte das fotos acima):
Ver mais sobre o centro aqui e particularmente sobre a igreja aqui.
HISTÓRIA (do site da igreja tal como parte das fotos acima):
A paróquia de São Cipriano de Chamanculo situa-se no Bairro de ALTO-MAÉ entre as Avenidas de Trabalho nª 229 e a do Rio Tembe, no.299. “Sendo primeiro Bispo dos Libombos William Edmund Smyth mandou construir em 1905, neste mesmo sítio de Chamanculo, casas, escolas e igrejas de S. Cipriano.
A igreja inicial de 1905 |
E estando elas em ruína (no início dos anos 70 do século XX), foi este centro construído com ofertas das igrejas de Inglaterra, dos EUA, da Suíça bem como da Diocese do Natal, da Fundação Calouste Gulbenkian, e do povo de Moçambique e dedicado em 9 de junho, de 1974 pelo nono Bispo dos Libombos, Daniel Pereira dos Santos da Pina Cabral. Foi arquitecto Amâncio d`Alpoim (Pancho Guedes) e empreiteiro Messias Pereira de Carvalho."
Comentários