Stiloguedes - XXI (bis) - Centro da igreja anglicana de São Cipriano de Chamanculo de 1974

Voltamos com novas imagens à igreja anglicana e edifícios complementares situada entre a zona do Fajardo do Alto-Maé e o Bairro de Chamanculo, projectada por Pancho Guedes e concluída em 1974. Parece-me que as imagens no arquivo do arquitecto no flick são umas da época da construção e outras dos anos 80 como é o caso da seguinte (que foi rodada horizontalmente para ficar fidedigna): 

FOTO 1
Vista para nascente de boa parte do centro da igreja anglicana
 de São Cipriano de Chamanculo

Na FOTO 1 aparecem residências e edifícios auxiliares para a esquerda da esquina (que está marcada com uma seta rosa em baixo). Como concluiremos num artigo seguinte a igreja própriamente dita é o corpo rectangular com a parte saliente de topo arredondado ao centro do seu comprimento.
Vemos a seguir a mesma foto com marcas e indicação da Av. do Trabalho. A ligação era entre essa avenida e a Rua de Lidemburgo, actual do Rio Tembe que nesta foto passava à direita:


FOTO 1 com marcas
Ver correspondência das marcas com as das MONTAGEM 1
Para nos orientarmos e comparar-mos melhor as fotos das várias épocas, um desenho do projecto e a foto actual de Google Earth:

MONTAGEM 1 (clique para aumentar)
Seta rosa: como se via na FOTO 1, com a parte saliente 
de topo arredondado (marca amarela) para a direita
Seta laranja: como nas FOTOS 3 e 4 que veremos em baixo
Seta preta: como na FOTO 5 que veremos em baixo
Seta roxa: como nas FOTOS 5 e 6 que veremos em baixo
Vejamos as fotos mais antigas, a primeira com vista aproximadamente como na seta laranja da MONTAGEM 1:

FOTO 3
Vista para norte do centro da igreja anglicana de São Cipriano de Chamanculo
Na FOTO 3 a parede ao centro esquerda é dum dos topos da igreja, que a meio da sua fachada virada a poente tem a parte saliente de topo arredondado (marca amarela na MONTAGEM 1). Para a direita da esquina (laranja) vê-se o lado do centro virado para a Av. do Rio Tembe mas que faz com ela um ângulo de cerca de 50 graus abrindo para a direita, como se pode observar na MONTAGEM 1 nos cantos superiores esquerdos das duas imagens. 
Outra foto da mesma altura da FOTO 3 e vendo-se o mesmo lado do centro anglicano de Chamanculo.

FOTO 4
Foto tirada duma rua perpendicular à Rua de Lidemburgo, actual Av. do Rio Tembe
 com as mesmas fachadas da FOTO 3 mas de mais longe
O centro anglicano do Chamanculo original do princípio do século XX (20) tinha uma escola, casas e a igreja. O mesmo deve ter sido definido para o programa de 1974 e salas de aula e apartamentos  para estudantes em internato deviam ser nos edifícios à esquerda da FOTO 1. 
Na FOTO 5 em baixo penso ver-se residências mais confortáveis que deviam ser para o clero e professores. Penso que as frentes dessas residências estão por exemplo na FOTO 4 à direita e viradas para a Rua de Lidemburgo, antiga Av. do Rio Tembe.

FOTO 5
Vista sobre o pátio para a parte residencial do centro como na seta preta das FOTOS 2 
As residências da FOTO 5 só são visíveis na imagem do PROJECTO da MONTAGEM 1 dado que na foto ACTUAL a zona do pátio que lhe ficava para a esquerda na foto de cima está muito coberta por arvoredo. Parece-me também que houve modificação da cobertura dos três corpos que se vêm na FOTO 5 pois aí elas estavam inclinadas para a frente dos edifícios (para a direita, lado da Rua do Lidemburgo) enquanto que na foto ACTUAL da MONTAGEM 2 a cobertura pelo menos do corpo maior parece ser triângular com duas águas. 
As FOTOS 5 e 6, a primeira dos anos 80 e a segunda de 2010, mostram o centro visto da da Av. do Trabalho já um pouco na direcção do Alto Maé. A FOTO 5 foi tirada a meio da tarde com o sol a dirigir-se para poente e a FOTO 6 foi tirada pouco depois do meio dia:

FOTO 5
Vista para o pátio como na seta roxa da MONTAGEM 1 c. de 1980. Ao fundo a igreja ao comprido do seu lado interior por onde fica a sua entrada mais directa.
Noto que na foto ACTUAL da MONTAGEM 1 o que se via na FOTO 5 está bastante modificado como veremos melhor em seguida.
Passamos a duas fotos de 2010 com a pintura do edifício em péssima condição o que motivou uma campanha para a sua reabilitação que me parece ter sido bem sucedida, como também poderá ver no artigo seguinte. Tal como a FOTO 5 dos anos 80, a FOTO 6 de 2010 está também na direcção da seta roxa da MONTAGEM 1 mas pode-se ver que houve muitas modificações entre elas.

FOTO 6
Cruzeiro em primeiro plano é o mesmo da FOTO 5 mas o espaço aberto que o rodeava foi fechado. Aparece uma grade no limite do pátio à esquerda
Finalizamos com outra foto de 2010 anterior à nova pintura e em que a esquina marcada com a seta laranja está à esquerda, Estas são então as fachadas do centro que ocupam a maior parte das FOTOS 3 e 4 e não se notando modificações estruturais para além dos novos muros rodeando o cruzeiro e grades e muros em frente às residências que passaram a ser "de rigueur". Como já dissemos no artigo anterior uma modificação muito importante no centro foi que deixou de haver a rua de ligação entre a Av. do Trabalho e a Av. do Rio Tembe entre as setas rosa e laranja. Essa ligação foi murada dos dois lados e parece-me que na foto ACTUAL da MONTAGEM 1 no seu lugar está uma construção.

FOTO 7
Vista da entrada para o centro pela Av do Rio Tembe 
notando-se que a fachada não é paralela a ela 

O cruzeiro que se vê à esquerda da FOTO 7 ao lado da Av. do Rio Tembe não é o mesmo da FOTO 6 pois esse é do lado da Av. do Trabalho. Em tempos mais antigos o cruzeiro da FOTO 7 é o que aparece nas FOTOS 3 e 4 à esquerda e aparece também à direita da FOTO 1 muito contrastado com o escuro do fundo.
Terminaremos este tema em próximo artigo falando aí mais da igreja.

Comentários