Primeiras estações de Caminhos de Ferro de Lourenço Marques: a partir de c. 1887 (1/4)

Esta vai ser a primeira de alguns artigos sobre as primeiras estações de Caminhos de Ferro da cidade de Maputo, antiga Lourenço Marques (LM) que antecederam a actual.
Mostro primeiro uma estação existente entre 1887 e 1901 pois aparece em fotos publicadas nesses anos, respectivamente por Fowler, que acompanhou a construção da linha férrea para Ressano Garcia que foi inaugurada em Dezembro de 1887 e pelos irmãos Lazarus que chegaram a LM em 1899 e publicaram o primeiro álbum de fotos em 1901.

FOTOS 0

Em cima: foto de Lazarus, c. de 1901
Em baixo, à esquerda: foto de Fowler, c. de 1887, 
não disse que era de LM mas tudo leva a crer que sim
Em baixo, à direita: foto de Manuel Romão Pereira, c, de 1890
Este será o esquema para a estação de Caminho de Ferro que existiu até 1895 e os seus edifícios auxiliares:

ESQUEMA HoM com estação única até 1890 pelo menos
Ver as correspondências das cores das setas nas fotos em baixo
tracejado: linha férrea (o par de carris)
carmesim: limite do aterro do lado do estuário, face sul do muro de protecção da linha
preto: avenida frente à estação do lado da cidade


Sabemos que essa primeira estação de Caminhos de Ferro (ECF) foi na actual Av. Mártires de Inhaminga próximo da Praça actualmente dos Trabalhadores. 
O que fizemos para chegar ao esquema de cima foi analisar as fotos disponiveis (algumas com legendas úteis) e dar-lhes organisação espacial. Noto que no esquema os edifícios foram afastados para os tornar mais perceptiveis.
Neste esquema represento o que chamo a FASE 1 (situação até 1895) da ECF usando para o início as fotos de MRP de cerca de 1890 (de entre 1889 e 1891) e uma de autor desconhecido. Há ainda a foto duma estação provisória que mosto em baixo também de MRP que seria a da FASE 0. 
A FASE 2 com um edifício adicional de 2 pisos será mostrada noutro artigo. Assumo que ele terá sido construído para a inauguração da ligação da linha ao Transvaal em Julho de 1895 mas não tenho a certeza. 

FASE 1 
(fotos representatitivas do mais importante que existiu entre pouco depois de Dezembro de 1887 e Julho de 1895).
A FOTO 1 é a principal pois engloba todos os edifícios/elementos que se podem ver mais em detalhe nas outras e é a única que não é de MRP. As setas de cores servem para se ver as correspondências no Esquema HoM em cima e nas fotos em baixo.(excepto a castanha escura): 

FOTO 1 (de autor e data desconhecidos)
seta castanha escura: não está no ESQUEMA pois é de 
barracões da alfândega  exteriores aos C.F. (ver FOTO 7)
amarelo: um poste na estação
carmesim: limite do aterro do lado do estuário, face sul do muro de protecção da linha
seta azul: estuário
laranja: barracão do lado do estuário
Vemos agora uma foto mostrando a estação central, repartições e dependências vistas do lado do interior das terras. A legenda original era  "Caminho de Ferro (Repartições)":

FOTO 2 (de MRP c. 1890)
Verde: estação de CF (ECF)  de LM
Amarelo: poste frente à ECF do lado poente (ou do Transvaal)
Castanho claro: uma das repartições e dependências (r & d),
 edifício de dois pisos que não se vê na FOTO 1
Resto das cores: outras r & d
Passmos a outra foto de MRP c. 1890 mostrando vários dos edifícios da FOTO 1 e vistos do mesmo lado, quer dizer com o lado do estuário também para o fundo: 

FOTO 3 (de MRP c. 1890)
"Estação Central, dependências e margens, etc".:legenda similar à da FOTO 2


Outra foto de MRP com a estação e que tinhamos mostrado ao início e cuja legenda era "Estação da Estrada de Ferro na cidade":

FOTO 4 (de MRP c. 1890)
Verde: ECF de madeira e zinco
Amarelo: poste frente à ECF, tal como se via na FOTO 2
 e do lado poente (ou do Transvaal) 
Vermelho: barracão a que as linhas davam acesso. 
O barracão da marca vermelha na FOTO 1 parecia ter duas portas para o lado da estação mas estando na mesma posição o da FOTO 4 parecia ter só uma. Todavia na FOTO 5 aparece um barracão semelhante com duas portas pelo que suponho que seja o mesmo da FOTO 1. Como a legenda de MRP era "um Wagon para passageiros" tanto podia ser das oficinas e/ou um depósito de material circulante:


FOTO 5 (de MRP c. 1890)
Barracão de madeira e zinco com acesso pela linha e duas portas como na FOTO 1
É na foto seguinte que MRP diz na legenda original tratar-se das oficinas - "Caminho de Ferro (officinas) [oficinas]":

FOTO 6  (de MRP c. 1890)
Oficina em madeira e zinco com dois respiros no telhado vista a 45 graus
Se na FOTO 6 se vê as oficinas, a questão é então se a FOTO 5 será do mesmo barracão ou não dado que do mesmo género temos por exemplo o barracão que está marcado a laranja na FOTO 1, mais para o lado do estuário..Ponto a favor de o da FOTO 6 ser o mesmo do da FOTO 5 seria que nas duas fotos está uma vedação de arame farpado que parece ser a mesma. Então nas duas fotos )â esquerda na FOTO 5) estar-se-ia a ver o lado desse barracão virado para a rua (actual Av. Mártires de Inhaminga. Então na FOTO 6 seria o barracão "vermelho" e as duas portas estariam noi lado que esta escondido e na FOTO 1 podiamos dizer que o vermelho eram as oficinas mas ... 
Passamos a uma foto que MRP legendou como sendo de "pavilhões"

FOTO 7 (de MRP c. 1890)
Pavilhões da alfândega que se vêm ao fundo por trás das oficinas, 
e que são apontados pela seta castanha escura na FOTO 1.
FASE 0
Aqui o que será uma FASE 0 da estação de CF de LM, anterior à que foi antes mostrada: 

FOTO 8  (de MRP c. 1890)
Estação Provisória do Caminho de Ferro
Esta casa de madeira e zinco teria sido usada como estação entre a abertura da linha para a estação de Incomáti, a cerca de 9 km de Ressano Garcia em 1897 e a inauguração da estação das FOTOS 0 a 6. Mas como não se vêm linhas de caminho de ferro nas proximidades e não a consigo localizar nas fotos anteriores não sei onde estaria nem se realmente teve essa utilização.
Ver aqui mais sobre a estação da FASE 1.
Ver aqui a estação da FASE 2.

NOTA
Alfredo Pereira de Lima (APL) disse sobre a estação antiga:..”A estação central dos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques ... inaugurada em Março de 1910 e começada no ano de 1908 .. veio substituir a antiga – de madeira e zinco, construída pela companhia concessionária e que tinha sido inaugurada pelo Presidente Paul Kruger em 1895 – que existia do outro lado da avenida 18 de Maio ...  defronte do actual Posto Médico dos Caminhos de Ferro..
Primeiro quero notar que APL parece considerar que só houve uma estação antes da actual (para além da provisória) dizendo para todas as fotos que se trata da estação inaugurada em 1895. Ora nós sabemos que o C.F. de L.M. começou a funcionar em Dezembro de 1887 com a linha de 88 km para Ressano Garcia passando por Matola e Moamba (no total 11 estações e 2 apeadeiros). Temos as fotos de cima que são de entre c. de 1887 e 1890 e por isso a estação (gare de passageiros) de 1910 veio de facto substituir a de 1895 mas a meu ver havia outra estação ainda mais antiga que seria de 1887. Para sermos precisos como veremos noutro artigo desta série de facto a estação de 1895 foi colocada ao lado da de 1887 pelo menos por uns tempos.
Pelas fotos veremos que houve uma grande evolução na estação de L.M. entre o que vamos chamar a FASE 1 e uma FASE 2. Não tenho pois a certeza mas em termos de datas deduzo que a FASE 1 seria entre 1887 (ou um pouco mais tarde pois houve uma estação provisória a que chamamos FASE 0) e 1895, e que a FASE 2 que mostrarei noutra mensagem seria a partir de 1895 com as instalações que foram inauguradas para a ligação ao Transvaal. 
Manuel Romão Pereira - datas da presença em Moçambique

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