Vila Jóia - Museu Provincial - Tribunal Supremo de Maputo de 1890: exterior (1/3)

Fachada principal para a Av Lenine, antiga Augusto de Castilho em declive.
Por trás o Jardim Botânico actual Tunduru
Começo com fotos feitas após a conseguida reabilitação de 2011 executada pela firma Soares da Costa em 2011 e com duas de Santos Rufino de 1929 (as duas castanhas). 
Este é um dos edifícios mais antigos da cidade e junto um resumo das informações do HPIP (JMF) e do SIPA: A Vila Jóia é um palacete construído em 1890 segundo projecto do arquitecto F. A. Bodde. Situado no amplo Jardim Tunduru (1), no espaço central de Lourenço Marques, era a casa do holandês Gerard Pott, uma personalidade importante na vida da cidade. Com expressão classicizante, o edifício inclui frontão central e arcadas térreas e está envolvido por uma longa varanda coberta no primeiro andar. Deve corresponder à arquitectura residencial de importação, via África do Sul, da fase 1900. Adquirido pelo Estado em 1914, foi Museu Provincial na fase colonial, e mais tarde Tribunal Supremo. (JMF).
(1) HoM: noto que a Vila Jóia é posterior ao jardim que foi lançado em 1886/87 e que os dois mais ou menos foram co-habitando ao longo do tempo.

Em 1929 havia simetria no Rés do Chão mas só para 4 arcos
Segundo Alfredo Pereira de Lima o edifício foi ampliado nos anos 60 pelo que suponho que tenha sido aí que tenha ficado simétrico em relação ao centro como resultado de se acrescentar uma parte ao Rés do Chão e o primeiro andar do lado norte. 
Na foto de cima de 1929 o edifício era o Museu Provincial. Por isso o grupo de crianças com a professora no portal de entrada (que agora não existe) devia ser duma visita escolar.
Vista da fachada principal em estilo "colonial holandês"
Em primeiro plano a parte mais elevada (norte)
Vista da fachada principal em 1929, comparável com a foto de cima
Dentro do quarteirão do jardim para além desta ex Vila Jóia e da Secretaria da Rádio no topo norte, há actualmente outro edifício que suponho pertença também ao tribunal.
Azul: original Vila Jóia de 1890
Amarelo: actual Secretaria da Rádio.
Preto: edifício que não exista no Jardim e não sei quando foi construído
Para ver a Av Lenine, antiga Augusto de Castilho e o tribunal entre 1900 e 1910 ver a mensagem.
Ver aqui o jardim e a Vila Jóia em 1919 em foto de Homer L. Shantz.
Para o interior do edifício ver aqui.

Comentários