Estação de Caminhos de Ferro, actual Maputo - edifício do cais nos tempos iniciais (1/2)

Depois de termos visto o edifício exterior da Estação de Caminhos de Ferro de Lourenço Marques, actual Maputo, que faz face à Praça actualmente dos Trabalhadores, vamos ver neste artigo o edifício de suporte ao cais (quer dizer a gare de passageiros da estação) nos seus promórdios. 
Texto do HPIP adaptado: Tendo o cais sido inaugurado em 19 de março de 1907, este edifício data de 1908-1910 compreendendo a longa estrutura metálica de apoio aos cais. Atribui-se o projeto ao engenheiro Alfredo Augusto Lisboa de Lima, e a construção à firma Buccellato e Irmão. Outra fonte refere um projeto pelo arquiteto Mário Veiga, das Obras Públicas, com o construtor Maroni. 
Noto que o Eng. Lisboa de Lima foi o director dos CFLM até 1910/11 não tendo mantido o posto depois da instauração da república. 
Neste artigo iremos andando para trás no tempo, começando com uma FOTO de cerca de 1929 até chegarmos a FOTOS da altura da construção por volta de 1907/1908.
As três primeiras fotos dão a vista da estação pelo lado de Ressano Garcia (com o nascente = leste da cidade ao fundo). Ressano Garcia é a estação na fronteira de Moçambique com a África do Sul e essa foi a primeira linha férrea feita a partir de Lourenço Marques (embora partindo de estações ligeiramente afastadas desta, como se pode ver noutros artigos do HoM por exemplo primeiras estações dos CFLM). A FOTO 1 é de Santos Rufino e de 1929 e mostra o edifício da gare de passageiros com as plataformas (cais) de cada lado e com coberturas metálicas em V invertido, as estruturas metálicas referidas pelo HPIP..

FOTO 1
Para a esquerda: lado norte da cidade ou o do interior das terras
Para a direita: lado sul ou do estuário
Ao fundo: o edificio exterior da estação com a cúpula metálica.
Medalhão oval: sob a cobertura lateral do lado sul do edifício de 
apoio ao cais (gare de passageiros) e olhando para o lado de Ressano Garcia

FOTO 2
Foto de 1915 e que parece um pouco anterior à FOTO 1 
tendo em conta o jardim aqui menos desenvolvido
FOTO 3
Gare de passageiros ao fundo, semelhante às de cima 
mas com as palmeiras do jardim ainda pequenas
Específicamente sobre a torre metálica que aparece ao centro do jardim ver o artigo seguinte. Na FOTO 3 ainda não havia o edifício exterior da estação no fim da linha para o fundo. Esse edifício foi construido entre 1913 e 1916, uns anos depois desta gare de passageiros dos caminhos de ferro própriamente dita, situação que podia ser vista nesta foto.
Segue-se a construção da fachada oposta da gare de passageiros à que se vê nas FOTOS de 1 a 3 com as letras e palavras "LOURENçO MARQUES, C".
FOTO 4
Em construção em 1909 e pela observação o estuário está à esquerda.
Por isso vista da cidade para o lado de Ressano Garcia
Como se pode ver pelas pequenas marcas, as FOTOS 4 e 5 são semelhantes e devem ter diferença de poucas horas. Elas foram, ao contrário das vistas anteriormente, tiradas de costas para a cidade e a olhar para poente = oeste ou seja na direcção de Ressano Garcia.


FOTO 5
Legenda: nova estação em construção em 1909
O que se vê do lado esquerdo ao lado do telhado que desce (e que não se vê na FOTO 4 por ter sido tirada ao nível do solo) são os guindastes em L (Transportadores Temperley) que por aqui se vê já existiam cerca de 1909, mas neste caso estavam afastados dos armazéns especiais
Foi de onde se tirou a FOTO 5 que se construiu depois o edifício exterior da Estação e posteriormente no intervalo entre os dois se colocou uma cobertura metálica.
Agora revendo edifícios, localizações e datas desta mensagem.

Mapa de 1925. Nascente = leste em cima
Concluídas em 1907
Tracejado preto e branco: Linhas
Cinzento e o que que está por baixo do laranja: 
Cais


Concluídas em 1910
Amarelo: Gare de passageiros
Laranja: Cobertura da plataforma (cais)

Concluído em 1916
Verde: Edifício exterior, com forma de H de haste no eixo norte-sul

Sem data:
Azul: edifícios laterais
Artigo continua aqui

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