Estação de Caminhos de Ferro, actual Maputo - edifício do cais nos tempos iniciais (2/2)

Voltamos a olhar para a gare de passageiros ou edifício do cais depois do primeiro artigo mais específico e doutros onde ela apareceu também.

FOTOS 1 (duas versões)

Para leste do jardim, o edifício de apoio ao cais (gare de passageiros) 
com as coberturas laterais metálicas sobre plataforma e linlas a norte e sul
Nas FOTOS 1 vê-se que inicialmente a cobertura lateral (de telhado em V invertido) da plataforma do lado norte da gare era suspensa em 10 arcos (11 colunas). Essa indicação permite dizer que o edifício se manteve assim até cerca de 1929 mas depois foi significativamente aumentado como explicamos aqui olhando para fotos mais recentes. 
Segue-se outra foto do mesmo local e construções. Atendendo ao crescimento das plantas do jardim, nomeadamente as palmeiras e ao surgimento ao fundo do edifício exterior ou da fachada da estação que foi construído entre 1913 e 1916, pode dizer-se que ela é um pouco posterior à FOTO 1.

FOTO 2
Edifício exterior estava em construção faltando-lhe talvez o corpo central com a cúpula
Segundo artigo no site delagoadayworld a torre metálica que se via no jardim servia para iluminação das linhas e plataformas da estação e teria então cerca de 8 X 5 X 4 = 160 lâmpadas dispostas em quatro faces de cubo no total . Na FOTO 2 vê-se mais claramente que ao centro havia algo, talvez um transformador. Penso que o conjunto seria mais eficaz se tivesse um cilindro metálico polido a servir de reflector da luz na parte interior do cubo mas ...
Segue-se foto tirada um pouco mais para trás (para o lado da longínqua estação de Ressano Garcia) e para norte do que as duas anteriores e aparentemente na mesma altura da FOTO 2.

FOTO 3
Carruagens e passageiros na plataforma do lado norte do edifício auxiliar central
Na FOTO 3, como se vê a gare inicial ao fundo e o edifício auxiliar central para poente = oeste dela tem-se a noção da distância original entre os dois. Isso é importante para se entender a forma como a gare inicial se foi ampliando em comprimento para peonte (e também em altura).
Por fim foto tirada à entrada da gare pelo que a ponte-cais estaria para o fundo vendo-se um pouco dela à esquerda do edifício:


FOTO 4
Gare de passageiros de Lourenço Marques Central,
com o fim de linha à direita

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