Estrada para a Ponta Vermelha no início do 20 (XX) - parte 1 de 2

Já aqui foi dito que a Ponta Vermelha (PV) ao princípio era uma vila separada de Lourenço Marques (LM) e só foi integrada em 1896. Conforme pode ver aqui (presumo que baseado no livro Edifícios Históricos de LM de Alfredo Pereira de Lima) pensa-se que foram os holandeses que criaram a designação que passou depois a ser em inglês Reuben Point e foi depois traduzido para PV em português. 
Neste artigo vamos tentar fazer uma ideia do que eram os caminhos entre LM e a PV ao longo da barreira da Maxaquene e como rápidamente evoluiram. O estado natural da barreira antes da intervenção humana é mostrado aqui.
Começamos por duas fotos dos irmãos Lazarus de 1901 e que fazem parte do álbum "A Souvenir of Lourenço Marques". Mostram a Reuben Point Road que estava ainda em terra:
FOTO 1
Reuben Point Road, em terra sem compactação
Como o terreno à esquerda da FOTO 1 parece mais elevado, suponho que nesta foto a estrada estivesse a subir para a PV. Desconheço no entanto o local pois à direita, que seria junto à crista da barreira da Maxaquene, não conheço o que deveria ser a construção que correspondesse ao do muro branco, que não era o do Hotel Cardoso.
Segunda foto publicada em 1901 desta estrada mas parece posterior à de cima dado que os seius lancis tinham sido colocados e o pavimento melhorado:

FOTO 2 
Estrada da PV em declive com zona baixa e estuário ao fundo
Ao fundo da FOTO 2 certamente seria o pântano do Maé, para ocidente da Baixa da cidade, por isso a estrada seguiria aí ao longo da crista da barreira mais ou menos na direcção leste - oeste e com a encosta da Maxaquene subindo à direita para a parta mais alta da cidade. Uns anos depois, já com a linha de carro eléctrico instalada, o local dessa foto era capaz de ser o que se vê aqui na primeira foto, uma recta com curva para a direita ao fundo.
Esta estrada foi construída pela expedição de engenheiros chefiada pelo então Major Machado chegada em 1877. Na FOTO 1 vê-se do lado esquerdo o que me parecem ser postes do telégrafo. 
A foto seguinte da Reuben Point Road foi indicada ser de 1901 mas ...

FOTO 3
Também já com uns postes altos nas bermas
(uma faixa horizontal é um "artefacto" da digitalização)
A foto seguinte é ainda dos irmãos Lazarus como pelo menos as duas primeiras e foi tirada do lado poente = oeste da barreira para nascente = leste, vendo-se a Ponta Vermelha ao fundo. Não sei a sua data mas o que tem de interessante é mostrar que: 
1. a barreira era realmente elevada; 
2. havia um caminho que subia da praia na enseada da Maxaquene para a PV pela barreira. 

FOTO 4
Amarelo: caminho escavado ao longo da barreira da Maxaquene
Nota-se que à data da FOTO 4 em cima da barreira já havia bastante casas, algumas das quais grandes e que esse caminho lhes dava acesso por trajecto mais directo a quem fosse da Baixa à Ponta Vermelha sem transporte. 
No artigo seguinte veremos a estrada da PV pós 1904, quando tinha passado a ser chamada Avenida da Raínha pois tinha sido integrada na cidade e já tinha linha do eléctrico, e também outras imagens relacionadas com esta zona da cidade de Maputo entre digamos o seu início (na zona do Consulado Britânico) e o seu fim (na zona do Museu), seguindo a actualmente denominada Av. Lumumba.

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