Continuamos aqui a seguir a linha dos carros eléctricos que depois de sair da Praça frente aos Caminhos de Ferro e da Baixa através da actual Av. Samora (Av Aguiar na altura) circulava pela Avenida da Raínha, actual Lumumba e depois no que era a Av Mariano Machado, actual Mártires de Mueda para servir a zona do Governo e Quartel General e seguir depois para a Polana. Isto se os carros circulassem no sentido da linha "vermelha", pois podiam circular pela mesma infraestrutura no sentido oposto, o da linha "azul" - ver aqui as setas no mapa com essas cores
Como vimos no artigo anterior que mostrou parte mais inicial da linha, esta ia do lado oposto ao da barreira e neste caso ia a subir para as costas do fotógrafo. Noto ainda que o senhor montado a cavalo devia ser o técnico responsável pela manutenção da linha.
FOTO 1
Linha do lado oposto ao da barreira, em frente ia-se para a Baixa (de 1910?) |
Na FOTO 1 da Av. da Rainha, actual Lumumba, a barreira estava do lado esquerdo e muito próxima (vê-la nos anos 50/60 aqui com a linha vermelha). Ao fundo a mancha esverdeada parecia o pântano mas acho que por esta altura, entre 1904 e 1910, ele já não era tão vasto por isso foi exagero do colorista do postal.
Tentando localizar a FOTO 1 na cidade actual dá-me ideia que é duma parte da avenida bastante com bastante declive entre os actuais Hotel Girassol e o Consulado Britânico. E como vemos no mapa em baixo é precisamente nessa zona que está a única curva para a direita depois duma recta - conjunção como a que se vê na foto - e que fica actualmente entre os cruzamentos com a Av Cabral e a Rua Crisanto mais para baixo.
MAPA de 1925/26
Laranja: hipótese de local onde a FOTO 1 foi tirada,
aqui ao centro a olhar para a esquerda Círculo castanho claro: cruzamento da FOTO 4 do artigo anterior
Roxo: igreja paroquial, no local da sede da Rádio Moçambique actual, aqui ao centro
Setas vermelho e azul: dois sentidos de circulação da linha da PV e Polana
Setas verde e amarelo: dois sentidos de circulação da linha do Quartel do Alto-Maé
Mancha amarela: zona de ligação aqui entre as duas partes do mapa |
O postal seguinte surgiu mais recentemente penso que no site delcampe.net (donde sâo reproduzidas a maioria destas imagens) e é nele expressamente indicado ser da Av. da Rainha:
FOTO 2
"Avenida da Rainha" em foto dos Lazarus de até 1908
Desconfio que esta FOTO 2 não seja da Avenida da Rainha pois vemos na metade à esquerda do MAPA de 1925/26 que essa avenida - que aí já era chamada Miguel Bombarda - que ia da Ponta Vermelha até ao topo norte do JARDIM não tinha uma recta tão longa como a que se vê na FOTO 2. Essa recta poderia ser no entanto a continuação dessa ponta da Av. da Rainha para oeste da cidade - na parte que se vê na metade à direita do mapa - e que se chamava Av. D. Manoel, depois 5 de Outubro e é a actual Av. Josina. Veremos noutro artigo que é provável que a FOTO 2 tenha sido tirada a meio dessa Av. D. Manoel e olhando-se para leste e se assim for a legenda da FOTO 2 será enganadora (estaria lá a Av. da Raínha mas só ao fundo onde se vê a curva para a esquerda ...)
Voltemos agora ao que era de certeza, como na FOTO 1, a linha "azul" e "vermelha" da Ponta Vermelha e Polana. Na FOTO 3 seguinte tinhamos saído da Av. da Raínha, depois Av. Miguel Bombarda, depois Brito Camacho, agora Lumumba e entrado na Av Marianno Machado, actual M. de Mueda descendo para a zona do Governo Geral e depois de ultrapassar o local onde está actualmente a rotunda do Museu (aqui ao centro).
Como se vê na FOTO 1 a linha no sentido de viagem para a P. Vermelha/Governo Geral na Av. da Rainha ia do lado esquerdo (lado oposto ao da barreira) e na Av Marianno Machado continuava desse lado como se vê pelos carris e pelo fio de alimentação por cima pendurado nos suportes. O palácio do Governador-Geral na Ponta Vermelha estaria algures para o fundo da foto.
Como já disse antes sobre o sistema de carro eléctrico / tramways de Lourenço Marques o site do Eng. Emídio Gardé tem toda a informação sobre a sua história e funcionamento. No que se refere a esta linha da Polana penso no entanto que há aí um lapso "em a partir daí retrocedem pela Av. Afonso Costa" pois acho que devia ser "Av. Francisco Costa" que como se vê no mapa é agora a Av 24 de Julho.
Ver mais detalhes sobra a linha da Polana e sua passagem pela Ponta Vermelha aqui.
Série completa no HoM sobre a linha da Polana e que passava pela Ponta Vermelha aqui. |
Comentários