Tramways/eléctricos de LM - linha da Polana nas Avs da Raínha e M. Machado (2/8)

Continuamos aqui a seguir a linha dos carros eléctricos que depois de sair da Praça frente aos Caminhos de Ferro e da Baixa através da actual Av. Samora (Av Aguiar na altura) circulava pela Avenida da Raínha, actual Lumumba e depois no que era a Av Mariano Machado, actual Mártires de Mueda para servir a zona do Governo e Quartel General e seguir depois para a Polana. Isto se os carros circulassem no sentido da linha "vermelha", pois podiam circular pela mesma infraestrutura no sentido oposto, o da linha "azul" - ver aqui as setas no mapa com essas cores
Como vimos no artigo anterior que mostrou  parte mais inicial da linha, esta ia do lado oposto ao da barreira e neste caso ia a subir para as costas do fotógrafo. Noto ainda que o senhor montado a cavalo devia ser o técnico responsável pela manutenção da linha. 

FOTO 1
Linha do lado oposto ao da barreira, em frente ia-se para a Baixa (de 1910?)
Na FOTO 1 da Av. da Rainha, actual Lumumba, a barreira estava do lado esquerdo e muito próxima (vê-la nos anos 50/60 aqui com a linha vermelha). Ao fundo a mancha esverdeada parecia o pântano mas acho que por esta altura, entre 1904 e 1910, ele já não era tão vasto por isso foi exagero do colorista do postal. 
Tentando localizar a FOTO 1 na cidade actual dá-me ideia que é duma parte da avenida bastante com bastante declive entre os actuais Hotel Girassol e o Consulado Britânico. E como vemos no mapa em baixo é precisamente nessa zona que está a única curva para a direita depois duma recta - conjunção como a que se vê na foto - e que fica actualmente entre os cruzamentos com a Av Cabral e a Rua Crisanto mais para baixo.


MAPA de 1925/26
Castanho escuro: hipótese da curva ao fundo à direita na FOTO 1, 
aqui ao centro do google maps
Laranja: hipótese de local onde a FOTO 1 foi tirada, 
aqui ao centro a olhar para a esquerda
Círculo castanho claro: cruzamento da FOTO 4 do artigo anterior
Roxo: igreja paroquial, no local da sede da Rádio Moçambique actual, aqui ao centro
Setas vermelho e azul: dois sentidos de circulação da linha da PV e Polana
Setas verde e amarelo: dois sentidos de circulação da linha do Quartel do Alto-Maé
Mancha amarela: zona de ligação aqui entre as duas partes do mapa
O postal seguinte surgiu mais recentemente penso que no site delcampe.net (donde sâo reproduzidas a maioria destas imagens) e é nele expressamente indicado ser da Av. da Rainha:

FOTO 2
"Avenida da Rainha" em foto dos Lazarus de até 1908

Desconfio que esta FOTO 2 não seja da Avenida da Rainha pois vemos na metade à esquerda do MAPA de 1925/26 que essa avenida - que aí já era chamada Miguel Bombarda - que ia da Ponta Vermelha até ao topo norte do JARDIM não tinha uma recta tão longa como a que se vê na FOTO 2. Essa recta poderia ser no entanto a continuação dessa ponta da Av. da Rainha para oeste da cidade - na parte que se vê na metade à direita do mapa - e que se chamava Av. D. Manoel, depois 5 de Outubro e é a actual Av. Josina. Veremos noutro artigo  que é provável que a FOTO 2 tenha sido tirada a meio dessa Av. D. Manoel e olhando-se para leste e se assim for a legenda da FOTO 2 será enganadora (estaria lá a Av. da Raínha mas só ao fundo onde se vê a curva para a esquerda ...)
Voltemos agora ao que era de certeza, como na FOTO 1, a linha "azul" e "vermelha" da Ponta Vermelha e Polana. Na FOTO 3 seguinte tinhamos saído da Av. da Raínha, depois Av. Miguel Bombarda, depois Brito Camacho, agora Lumumba e entrado na Av Marianno Machado, actual M. de Mueda descendo para a zona do Governo Geral e depois de ultrapassar o local onde está actualmente a rotunda do Museu (aqui ao centro).
Como se vê na FOTO 1 a linha no sentido de viagem para a P. Vermelha/Governo Geral na Av. da Rainha ia do lado esquerdo (lado oposto ao da barreira) e na Av Marianno Machado continuava desse lado como se vê pelos carris e pelo fio de alimentação por cima pendurado nos suportes. O palácio do Governador-Geral na Ponta Vermelha estaria algures para o fundo da foto.
FOTO 3
Curva à esquerda para quem passou pelo Hotel Cardoso
que deve ser a que está aqui ao centro (ainda com muitas árvores ao lado!). 
Ao fundo da FOTO 3 vê-se o edifício da Secretaria do Governo-Geral com um telhado em bico. Esse edifício volta a aparecer e mais próximo na foto seguinte - de muito má qualidade - onde continuamos com os carris e a linha de alimentação à esquerda da rua ou seja a norte = do lado oposto ao da barreira. Podemos por isso localizar precisamente a foto como tendo sido tirada daqui ao centro para a direita. Note-se que a avenida tinha deixado de se chamar Marianno Machado e passado a chamar-se Bartolomeu Dias, o nome com que chegou ao ano de 1975.

FOTO 4
O quarteirão que começa à esquerda é o do Governo Geral na Ponta Vermelha
Finalmente uma foto com um carro eléctrico em frente ao Governo Geral pouco depois da instauração da República em 1910.

FOTO 5
Secção da linha da PV e Polana, presumo que com 
o eléctrico parado em frente ao Governo Geral.
O eléctrico na FOTO 5 aparece do lado direito da rua que é o do do palácio do Governo ou seja o oposto ao da Secretaria do Governo-Geral  e à barreira da Ponta Vermelha. Noto que em 1910 só havia esse palácio que ficava afastado para o interior do jardim, não havia ainda o edifício da repartição do gabinete que foi construído mais junto ao passeio o que explica porque ele nâo aparecia na foto. Para o fundo o eléctrico está então perto de onde se tirou a FOTO 4 e para o lado donde se tirou a FOTO 3 e do Hotel Cardoso. Mas sem se conseguir ver o guarda-freio (condutor) não se sabe se estaria a ir para lá (e nesse caso seria um da linha azul) ou a vir de lá (e nesse caso seria um da linha vermelha). 
O mapa seguinte mostra o trajecto do carro eléctrico entre a actual Av. Lenine e a Ponta Vermelha a leste e está marcado a castanho. Vê-se o trajecto na Av. da Rainha e depois na Marianno Machado e como depois se seguia para a Av. Francisco Costa, actual Av 24 de Julho (paragem da Ilha dos Galegos que ficava onde agora é o restaurante Piri Piri).
Mapa da cidade da DBDC de c. 1910
Linha castanha: trajecto na PV e Polana, implantada do lado esquerdo
 da rua para quem ia da Baixa à esquerda para a PV à direita
Setas vermelho e azul: dois sentidos de circulação para os carros eléctricos 
usando a infraestrutura da linha da PV e Polana
Roxo: antiga igreja paroquial
Castanho escuro: hipótese da curva ao fundo à direita na FOTO 1
Círculo castanho claro: cruzamento da Rua António Ennes, actual D. Almeida Ribeiro
Amarelo: actual rotunda em frente ao Museu
Azul claro: posição da FOTO 3, aqui para a direita o lá se via em frente
Azul escuro: posição da FOTO 4, aqui para a direita o lá se via em frente
Laranja: paragem frente à Secretaria do Governo Geral
Preto e Branco: Quartel General, que nao vimos nestas fotos
Como já disse antes sobre o sistema de carro eléctrico / tramways de Lourenço Marques o site do Eng. Emídio Gardé tem toda a informação sobre a sua história e funcionamento. No que se refere a esta linha da Polana penso no entanto que há aí um lapso "em a partir daí retrocedem pela Av. Afonso Costa" pois acho que devia ser "Av. Francisco Costa" que como se vê no mapa é agora a Av 24 de Julho.
Ver mais detalhes sobra a linha da Polana e sua passagem pela Ponta Vermelha aqui.
No próximo artigo continuaremos a falar dos tramways / carros eléctricos na zona da Ponta Vermelha focando-nos no seu troço entre a Secretaria do Governo ("laranja" no mapa) e o Quartel General ("preto e branco" no mapa).
Série completa no HoM sobre a linha da Polana e que passava pela Ponta Vermelha aqui.

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