Tramways/eléctricos de LM - linha para o Quartel do Alto-Maé na antiga Av. 5 de Outubro (2/2)

Continuamos com o tema dos carros eléctricos na antiga Avenida Dom Manoel, depois Cinco (5) de Outubro e actual Josina de Lourenço Marques, actual Maputo. 
Na primeira parte mostramos a linha em fotos tiradas perto do cruzamento com a actual Av. Marx e mostraremos agora outras tiradas daí até ao Quartel do Alto-Maé ao longo da Av. Josina. Como vimos antes os carris estavam instalados do lado norte da avenida ou seja à direita para quem ia para o Quartel ou do lado para onde a encosta sobe. 
Esta foto foi colocada à venda recentemente num dos sites internacionais de coleccionismo.

FOTO 1 (clique para aumentar)
Av. D. Manoel, actual Av. Josina onde se vê a linha de eléctrico, em 1908 ou antes

Como a linha vai do lado direito (carris no canto inferior direito) a foto foi tirada em direcção ao Quartel mas não temos referências claras para determinar onde. Olhemos então para o mapa da companhia dos eléctricos por esses tempos

MAPA de 1906/1910 (em pormenor à direita)
Traço azul (sobre o original castanho claro): na Av. Josina o eléctrico vai 
do lado direito = norte em direcção ao Quartel
Setas amarela e verde: dois sentidos de circulação opostos na linha, 
passando exactamente pelos mesmos sítios
Vermelho: Quartel do Alto Maé ocupando um quarteirão
Rosa: curva da linha deixando a Av. Josina para passar frente ao Quartel
Preto: 
Instituto D. Amélia com a Casa de Ferro
Roxo: Restaurante Impala no cruzamento das Avs. Josina e Marx
Laranja: entroncamento da Av. Josina na actual Av. Samora ao cimo desta
Castanhos escuros: entroncamento com rua vinda da direita
Carmesim: ver na FOTO 5 o que lá existe agora

Vemos que há um só entroncamento - o que marco a castanho - dado que de resto há cruzamentos. Como na FOTO 1 temos um entroncamento similar vejamos se seria esse do mapa e caso fosse na FOTO 1 estaria à direita a Av. General (JJ) Machado, actual Guerra Popular a entroncar na Av. 5 de Outubro, actual Josina (a razão para a Av. Gen. Machado não continuar para a esquerda descendo para a Baixa seria o antigo pântano desse lado não estar ainda completamente aterrado). 
Apesar dessa indicação, parece-me que desse entroncamento se veria a Av. D. Manoel com subida mais acentuada até chegar à avenida João de Deus, actual Romão Farinha e que só depois o declive se atenuasse o que não sucede na FOTO 1 em que o declive (se existe) parece uniforme. Também a distância daí até à zona do Quartel - seriam quatro quarteirões perfazendo cerca de 620 metros - pareceria maior do que acontece na FOTO 1 olhando-se para o fundo. Por essas duas razões não me parece que a FOTO 1 tenha sido tirada nesse entroncamento "castanho", por isso terá sido tirada dele para o lado do Quartel mas não tenho mais "achismos".  
Nas FOTOS 2 e 3 também relativas à linha de carro eléctrico na antiga Av. D. Manoel os carris e a linha de alimentação suspensa estão do lado esquerdo e por isso elas foram tiradas no sentido oposto ao da FOTO 1 (e ao das FOTOS 1 a 4 do artigo anterior). Estaríamos então nas duas fotos seguintes de costas para o Quartel e a olhar para nascente = leste ou seja para a zona central da cidade.

FOTO 2
Carris e alimentação da linha do lado esquerdo = norte na actual Av. Josina,
significando actual Praça da Independência para a frente e Baixa para a direita

No local de onde foi tirada a FOTO 2 (foto da galinha na estrada) deviamos estar já depois da parte mais inclinada da avenida dado que o seu declive para a frente parece constante. A distância até ao vale ao fundo parece corresponder à que seria digamos do cruzamento com a Av. Luciano Cordeiro, actual Luthuli até à zona da actual Praça da Independência. Mais para o fundo a avenida volta a subir (pelo menos relativamente) e inclina-se para a esquerda = norte em direcção à Ponta Vermelha, o que corresponde à actual Av. Lumumba. Essa configuração da avenida ao fundo confirma a orientação destas FOTOS 2  e 3 e indica que a FOTO 1, onde ao fundo a rua me parece obstruida. seria no sentido oposto mas ...
Na FOTO 3 também da Av. D. Manoel, actual Josina mantém-se o nascente = leste para o fundo como na FOTO 2, estando no entanto a curva para a esquerda ao fundo claramente mais próxima:

FOTO 3 de até 1908
Carris e alimentação da linha também do lado esquerdo = norte da actual Av. Josina

Na FOTO 3 do lado esquerdo da avenida (ou melhor avenidas porque no vale se juntavam na mesma direcção a D. Manoel com a da Rainha) parece-me ver a traseira da igreja paroquial encostada à rua (como se via aqui na mesma direcção nas suas FOTOS 2 e 3). Já na FOTO 2 aparecia uma mancha branca rodeada por verde que seria a torre dessa igreja que estava virada para noroeste - oeste.
No artigo anterior mostrámos a extremidade a leste = nascente da linha do Quartel do Alto Maé (rectângulo vermelho no MAPA) no seu trajecto pela Av. Josina e mostraremos agora a extremidade oposta. 

FOTO 4 de c.1929
Linha azul: mudança da linha do Quartel do Alto-Maé
 da Av. Josina, antiga 5 de Outubro para a Av. Luali, antiga Diogo Cão
Vermelho: Quartel do Alto Maé de que se vê a esquina sudeste das "muralhas"
Rosa: pormenor dos carris da linha fazendo a curva
Seta amarela: sentido da linha para o Quartel que vinha da Baixa pela Av. 5 de Outubro
 e regressava lá pela Av. 24 de Julho e Central, actual Marx 
Seta verde: sentido da linha para o Quartel que subia da Baixa pela Av. Marx, 
avançava para oeste pela Av. 24 de Julho e regressava pela Av. 5 de Outubro

Na FOTO 1 logo a seguir ao entroncamento parece haver um cruzamento na linha, quer dizer para além da linha normal que seguia do lado direito aparecia mais um par de carris e mais ao fundo um carro parece estar desviado do lado direito "normal". Esse elemento poderia ajudar na localização da FOTO 1 mas no mapa não há cruzamentos marcados entre as duas extremidades na Av. D. Manoel e é por isso outra pista sobre a localização da FOTO 1 sem sequência. 
Há no entanto no mapa um cruzamento junto ao Quartel (dentro da circunferência rosa) que não aparece na FOTO 4 mas é de supor que ele estivesse próximo, neste caso para a sua direita pois a avenida D. Manoel seria demasiadamente longa para não ter nenhum cruzamento permitindo o cruzamento de carros que circulavam em sentidos opostos. Ora olhando para a FOTO 2 vê-se aí um cruzamento (carris e linha de alimentação duplicados) e tendo também em conta a grande distância até ao vale nessa foto podemos estimar que a FOTO 2 tenha sido tirada próximo do Quartel (mas de costas para ele como já sabíamos) .
Tendo-se agora a ideia de que a FOTO 2 foi tirada perto do Quartel, vou compará-la com a FOTO 2 do artigo anterior que eu tinha dito que me parecia ser também da Av. D. Manoel  que andamos a ver aqui apesar dela ter como legenda "Avenida da Rainha". Na montagem seguinte com as duas marco-lhes elementos comuns que julgo provam que se trata da mesma avenida vista na mesma direcção e indico com o trapézio branco na foto da esquerda o ponto onde me parece que a foto da direita (a do artigo anterior) foi tirada.

MONTAGEM 1
foto da esquerda: vista da Av. D. Manuel, actual Josina, provávelmente 
desde perto do Quartel do Alto-Maé até ao início da Av. Lumumba
foto da direita: mostra-se que seria também na Av. D. Manoel 
pelo que a Av. D. Amélia da legenda só estaria muito para o fundo da foto
Trapézio branco: aproximadamente o ponto equivalente da avenida para as duas fotos
Amarelo: depois da longa recta, a curva na antiga estrada para a Ponta Vermelha

Nestes dois artigos sobre a linha para o Quartel do Alto-Maé na antiga Av. 5 de Outubro vimos várias fotos da actual Av. Josina que serão de entre 1905 e 1915 mas infelizmente não se consegue ver bem que edifícios a rodeavam. Noto por exemplo que se vê alguns dos dois lados da avenida na FOTO 1 e que na foto da direita da MONTAGEM 1 por entre as árvores à esquerda aparece uma mancha amarela que devia ser um edifício alto mas aí mal colorido posteriormente. Essa avenida por esses tempos estava já bem construida (o palácio do Governador-Geral era para ter sido aí!) e com a etiqueta viagem pel
a Josina pode-se procurar os antigos que consegui incluir no HoM mais os seus edifícios mais recentes.
Na foto seguinte podemos ver como está actualmente o entroncamento que no MAPA de 1906/10 marquei a castanho. Como disse ele transformou-se depois em cruzamento pois a avenida que estava à direita do mapa = lado norte foi mais tarde prolongada para o lado oposto e o cruzamento é precisamente visto desse lado mais recente da avenida, o da Baixa.

FOTO 5 no local das marcas castanhas do mapa
Castanho: antiga Av. Gen.(JJ) Machado que estava no lado direito do mapa
Azul: Antiga Av. D. Manoel da linha de carro eléctrico para o Quartel do Alto-Maé 
que aqui ficaria para a esquerda
Setas amarela e verde: os dois sentidos de circulação nessa linha
Carmesim: prédio Lau Cam Soi que em 1946 foi construído 
na esquina a noroeste desse cruzamento

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