Tramways/eléctricos de LM - linha para o Quartel do Alto-Maé na antiga Av. 5 de Outubro (1/2)

Já vimos os carros eléctricos (tramway) na avenida inicialmente chamada Dom Manoel, que depois passou ser 5 de Outubro e desde 1976 é Josina nalguns artigos, mais recentemente sobre as linhas na Av. Marx, antiga Central e na cidade em geral. Vimos que nessa avenida circulavam os da linha amarela que iam da Baixa para o Quartel do Alto-Maé e voltavam à Baixa e os da linha verde que seguiam o mesmo trajecto mas no sentido contrário.
A maior concentração de fotos antigas de eléctricos na actual Av. Josina é junto ao cruzamento com a actual Av. Marx. Já explicamos em detalhe o que se passava aí com as outras linhas e que subiam daí para a direita (1 e 2). Vimos também a linha antes do cruzamento neste artigo da foto erradamente localizada.
Começamos agora com quatro vistas da actual Av. Josina para poente = oeste desse cruzamento. Nas primeiras três aparecem carros eléctricos digamos nos três ou quatro quarteirões mais próximos do cruzamento e na FOTO 4 vê-se uma faixa mais limpa no pavimento correspondente à linha, nos quatro casos sempre do lado direito ou norte da avenida. Nelas vê-se também desse lado a linha aérea de alimentação (catenária) à qual o eléctrico ia buscar a sua força motriz.

FOTO 1
à esquerda: prédio do Restaurante Impala
no cruzamento das actuais Avs. Marx e Josina
Como um dos postais como o de cima foi enviado em Agosto de 1905, a FOTO 1 terá de ser de entre 1904 (início da circulação dos eléctricos) e Agosto de 1905. 
Outra foto similar mas avançando-se um pouco mais na Av. Josina para poente do que a FOTO 1:

FOTO 2, até 1908
à esquerda: ainda o prédio do Restaurante Impala, o resto como em cima.

Mais uma foto similar mas mais recuada = para nascente do que as anteriores com um carro eléctrico ao fundo também à direita da avenida = para norte:
 FOTO 3 de 1917
Como o eléctrico parece mais escuro seria o verde, e por isso estaria 
aproximando-se da câmara fotográfica vindo do Quarlel
Outra foto similar ainda mais recuada = para nascente do que as três anteriores:

 FOTO 4 de 1929
à frente: cruzamento das actuais Avs. Marx e Josina
com o prédio do Restaurante Impala na sua esquina a sudoeste
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Na FOTO 4 em primeiro plano (troço que vimos aqui) temos à esquerda a linha de carro eléctrico comum a todas as linhas que por aqui circulavam e que vinha da Baixa e entrava na Av. Josina do lado sul. Via-se a começar ainda antes do cruzamento o cruzamento de carris para a direita para as linhas que iam subir para a alta pela actual Av. Marx - ver esse percurso descendo a antiga Av. Central até ao cruzamento do Impala aqui. Via-se também na FOTO 4 que a linha para / de o Quartel continuava para a frente = oeste uma dezena de metros e que pouco antes do Restaurante começava a cruzar para o lado norte da actual Av. Josina, que era onde apareciam os eléctricos nas FOTOS 1 a 3. Vê-se ainda mais para o fundo da FOTO 4 que depois duma primeira parte mais ou menos plana a Av. Josina tinha uma subida mais inclinada para o (Quartel do) Alto Maé. 
Neste mapa de 1906/10 as linhas de eléctrico estavam de origem marcadas a castanho e confirma-se o que se viu em cima para a linha do Quartel do Alto-Maé:

Mapa de 1906/1910 
Linha azul: Av. Josina onde o eléctrico vai do lado direito = norte
Vermelho: Quartel do Alto Maé ocupando um quarteirão completo
Rosa: curva (com cruzamento nos carris) da Av. Josina para passar frente ao Quartel
Preto: 
Instituto D. AméliaCasa de Ferro
Roxo: Restaurante Impala no cruzamento das Avs. Josina e Marx
Laranja: cruzamento da Av. Josina com a actual Samora ao cimo desta
Amarelos: hipótese HoM em que a seta seria donde foi tirada a FOTO 1 
e circunferência o local que nela se vê, como explicamos a seguir
Recuando um pouco mais em relação à posição da FOTO 4, entraríamos no entroncamento da avenida inicialmente chamada D. Manoel, que depois passou ser 5 de Outubro e é actualmente Josina com a originalmente chamada Av. Aguiar, depois D. Luis e actual Samora. Só mais tarde esse local foi transformado na actual Praça de Independência e a FOTO 5 foi tirada daí e olhando-se para a Baixa = sul pelo que se vê aí a actual Av. Samora a todo o seu comprimento até à Praça actual 25 de Junho e ao estuário.

FOTO 5 de c. 1929
Oval laranja: entroncamento onde agora é a Praça da Independência
Seta azul: entrada da linha na av Josina para passar pelos locais das fotos anteriores
Na continuação deste artigo veremos a linha do Alto-Maé em mais algumas posições da antiga Av. 5 de Outubro, actual Josina, desde o cruzamento com a actual avenida Marx até ao Quartel do Alto-Maé.

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