Tramways/eléctricos de LM - foto erradamente localizada na Av. Manuel de Arriaga

FOTO 1 - destaque

Santos Rufino nos seus famosos álbuns de 1929 para a foto de cima e que se vê na totalidade em baixo utilisa a legenda "A Avenida Manuel de Arriaga" que é a actual Karl Marx e tinha sido antes a Av. Central.

FOTO 1 - completa
"A Av. Manuel de Arriaga" mas vê-se a
Igreja Paroquial ao fundo da avenida
Conforme vimos na mensagem a avenida em que se via a a Igreja Paroquial ao fundo (até ter sido demolida nos anos 1940) era chamada na monarquia a Avenida Rei D. Manoel, depois na República chamou-se 5 de Outubro e actualmente seria a Av. Josina e por isso não podia ser a Manuel de Arriaga e esta foto estava erradamente localizada.
Acho que Santos Rufino (ou mais própriamente o Tenente Mário Costa que escrevia os textos dos seus álbuns) deve ter confundido os Manéis: pensou na Av. D. Manoel (o nome anterior de onde era a foto) e escreveu Manuel de Arriaga (de onde não era a foto). Ou então estava a pensar já na avenida que cruzava a rua da foto na esquina seguinte (para as costas) pois aí o eléctrico efectivamente poderia entrar Av. na Manuel de Arriaga como se pode ver no mapa de 1925/26 ao passar do vermelho para o verde. 

MAPA DE 1925/26 (clique para aumentar)
Laranja: onde está o eléctrico na FOTO 1 a dar a curva
Vermelho: troço da Av. 5 de Outubro que é mostrado na foto
Azul: troço da 5 de Outubro da linha para o Quartel do Alto Maé
Verde:  Av. Manuel de Arriaga, actual Marx onde o eléctrico poderia passar
 a uns 50 metros para tras e esquerda donde a foto foi tirada 
Roxo: actual Restaurante Impala
Na FOTO 2 em baixo vemos um eléctrico a vir da Baixa pela Av. Aguiar, actual Machel. O da FOTO 1 tinha vindo também por aí e estava a sair da curva que se vê na FOTO 2 para a direita - noto que isto era um crazamento largo mas a Praça, agora da Independência nao existia. 

FOTO 2 - circulo laranja no mapa de 1926/26
De notar a complexidade dos suportes da catenária para alimentar o eléctrico
 tendo em conta a largura deste cruzamento e para evitar ter postes no meio.
Depois da curva acima vista entrava-se para a direita no troço em recta que se vê na FOTO 4 no mesmo sentido e que tinha sido abordado na mensagem.

FOTO 3 - troço vermelho no mapa de 1926/26
Troço da actual Av. Josina entre a actual Av. Samora que estaria nas costas
 e a actual Av. Marx que cruza perpendicularmente à frente
O eléctrico depois de sair da curva da FOTO 2 entrava nesta Av. 5 de Outubro, passava por este troço em recta e conforme a linha no cruzamento já a seguir ou virava à direita para a Manuel de Arriaga (troço verde no mapa) continuando a subir para a alta da cidade, ou seguia em frente para o Quartel do Alto Maé (troço azul no mapa).
Temos em detalhe na FOTO 4 o trajecto de pouco mais de um quarteirão mencionado acima, entre a agora Praça da Independência e a Av. Marx, antiga Manuel de Arriaga e Central.

FOTO 4 de Google Earth
branco: carris do eléctrico (localização aproximada e simplificada)
roxo: o prédio clássico do Restaurante Impala
verdelinhas para o alto da cidade seguindo pela agora Av. Marx. 
Havia carris nas duas faixas da avenida até à 24 de Julho mas representei um só par.
azul: linha para o Quartel do Alto Maé seguindo pela 
Av. D Manoel, depois 5 de Outubro e agora Josina
círculo laranja: curva da FOTO 2
Analisando a FOTO o HoM pôde (será que alguém o tinha detectado antes?) corrigir um erro de Santos Rufino. Com as novas tecnologias é mais fácil fazer correcções e de certeza sendo o HoM feito com "uma perna atrás das costas" também deve precisar de muitas ..,

Comentários