Caracol da Praia da Polana - Mais fotos da plataforma e alguma informação

Já vimos bastantes artigos sobre a Estrada do Caracol construida cerca de 1910/11 para ligar a cidade de Lourenço Marques, actual Maputo, à sua praia na baía para trânsito automóvel: construçãoavaliação da construção e local da plataforma original.
Mas ainda há imagens interessantes para mostrar e algumas informações novas baseadas no que fomos aprendendo desde que as primeiras mensagens foram escritas. Nesta mensagem concentramo-nos sobre a plataforma de pedra construída na parte inicial/final da estrada ou rampa.
O pontão na praia e a rede de proteção parecem ter sido construídos muito cedo. Pode-se ver nestas fotos que o pontão foi-se mantendo ao longo do tempo mas a rede foi mudando.

FOTO 1
A ponta final da plataforma à esquerda e o caracol 
terminando-se/iniciando-se por uma rotunda (ver aqui na primeira foto).
Não havia Clube Naval por isso foto anterior a 1919. 

A foto seguinte é dita de 1908 mas deve ser engano porque a menos que haja factos que desconhecemos, antes da construção do Caracol em 1910/11 não havia acesso de viaturas à praia. Uma diferença ao fundo em relação à foto de cima é parecer haver aterros e construção de paredão marítimo fazendo um L com a parte horizontal do lado da barreira onde se veio a erguer em 1919 o Clube Naval, que foi construido para fora da praia sobre muralhas. Mais próximo temos a rotunda de cima agora com o centro elevado e com um pau de bandeira.


FOTO 2
Praia da Polana no fim da rampa do Caracol, sem Clube Naval e sem Pavilhão de Chá.
A construção de madeira na praia (coreto) tinha desaparecido.

Na foto seguinte o edifício mais próximo continuava na mesma bem como o pontão, mas ao fundo surge o Clube Naval. À esquerda junto à praia está uma palhota:


FOTO 3
Machimbombo na plataforma da Estrada do Caracol a descer para a Praia da Polana.
Rotunda com centro elevado como na foto anterior.

Na foto seguinte o Pavilhão de Chá tinha substituído as instalações de praia anteriores no fim da Rampa do Caracol. Ao fundo, afastado da barreira mantém-se o Clube Naval. 


FOTO 4
Vê-se aqui talvez 3/4 do comprimento da plataforma do caracol. 
A rotunda ao fundo dela continuava na mesma.
Passamos para uma vista para norte, ao contrário das de cima (foto de Vasco Freitas):


FOTO 5
Vê-se a plataforma do Caracol a subir para lá do Pavilhão de Chá
e a estrada marginal passando entre este e a barreira.
Na altura da foto de cima pode-se ver que não havia continuação da estrada marginal para norte, talvez houvesse a referida aqui até aos chalets mas não se via na foto pois saía da curva no fim da plataforma e descia daí progressivamente para a praia.
Última foto com a plataforma do Caracol e como a de cima já com o Pavilhão de Chá:

FOTOS 6

Pavilhão de Chá e rampa dando a curva e subindo a encosta 
em dia de pouca gente à beira mar

Comentários