Escola primária Rainha D. Leonor do Alto-Maé (1a parte)

ACTD / IICT: Escola primária em Lourenço Marques, Moçambique

Nestas duas fotos vê-se a fachada principal da escola virada para a Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane, mais precisamente vista para noroeste e para nordeste respectivamente.
Esta escola primária fica(va) no bairro do Alto Maé de Lourenço Marques, actual Maputo, do lado norte da actual Av. Mondlane, antiga Pinheiro Chagas e no cruzamento com a actual Av. Luali, antiga Diogo Cão. Estas fotos devem ser de 1960 mas a escola já era usada em 1954 embora não sei se já com essas instalações. Chamava-se Rainha Dona Leonor e até ao início da década de 70 foi únicamente feminina, a partir daí há versões contraditórias de antigos alunas / alunos (ver grupo de FB Alto-Maé) sobre se teria passado a ser mista (e com turmas mistas) ou não, pelo menos até à independência de Moçambique em 1975.
Escola Rainha Dona Leonor; ainda a fachada principal com vista para nordeste.

A terceira foto será posterior às anteriores dado que havia uma vedação de rede que não se via em cima.
Seguem-se duas fotos mais ou menos recentes com vistas para nordeste como na foto em cima:

Antiga escola Rainha D. Leonor agora em Maputo

Em relação ao passado nota-se uma alteração nos muros exteriores deste lado da entrada que foram elevados. Nota-se também que o passeio em frente parece ter sido reduzido mas penso que tal se deve às alterações na avenida e não à da posição dos muros. 
Por trás do telhado encostado ao lado poente=oeste da escola que se vê em cima, há um corredor sob cobertura em placa para outro edifício que era a Escola do Magistério Primário que tinha entrada pela frente quer dizer pela Av. Diogo Cão, actual Luali, que é debruda pelas frondosas árvores que se vêm à esquerda também nas duas fotos de cima.
Escola do Magistério ao fundo da Escola Primária

A Escola do Magistério Primário (que forma professores primários) associada a esta escola primária tinha as seguintes alunas (e alguns professores) em 1973-74
O senhor de óculos à direita não é o Dr. Luis Filipe Pereira?

(início de ironia sócio-política) Esta foto é em termos de moda vestimentar muito importante porque permite ver como era em Moçambique sob domínio português, entre outras coisas, a variedade de ... blusas e calças que se usavam e que se estavam a combinar tão bem! Porque é que andam sempre a mudar as modas? Só por causa disso teve de se deitar tanta roupa fora que ainda estava tâo boa. Há até tecidos que com o tempo vão melhorando, amaciando, quem os deita fora cedo não sabe o que perde (fim da amarga ironia).
O tema principal deste artigo continua aqui.

Comentários