Escola primária Rainha D. Leonor do Alto-Maé (2a parte)

Vamos aqui prosseguir e completar o que vimos neste artigo sobre a Escola Primária do Alto Maé chamada Rainha Dona Leonor. 
Começamos com uma foto inédita da escola vista do alto e tirada em Fevereiro de 1970, numa época em que como se disse no artigo anterior é possível, embora muitas antigas alunas afirmem no FB Alto-Maé peremptóriamente que não, que tenha deixado de ser só feminina e que tenha passado a ser mista. 
Mais certo é que por esses tempos próximos do que viria a ser a independência de Moçambique em 1975 terá sido construida uma piscina no espaço em frente ao edifício principal conforme tem sido amiúde comentado também no FB Alto-Maé, por exemplo aqui e aqui, mas pelo menos nesta foto essa piscina não aparece ainda (não sei se poderia estar mais para a esquerda).

FOTO 1
Vermelho: escola primária Rainha D. Leonor
Azul: escola do magistério associada
Castanho claro: corredor coberto entre as duas secções
Azul claro: Av. Diogo Cão, actual Luali muito arborizada
vendo-se também a praceta a ela ligada, imediatamente a norte da escola
Roxo e preto: prédio da Saratoga no Alto-Maé
Laranja e preto: edifício Lisboa junto ao largo Albasini, actual 21 de outubro
Azul e preto: prédio redondo de gaveto à saída do largo

Na FOTO 1 vemos então para oeste o recinto da escola primária e da do magistério aparecendo depois do limite do Alto-Maé e mais para o fundo os subúrbios da cidade de Lourenço Marques, actual Maputo. 
Na FOTO 2 seguinte que é reprodução de postal penso que colocado à venda no site delcampe.net  aparece em primeiro plano o recinto da escola mas visto em sentido oposto ao do da FOTO 1. Esta FOTO 2 dá assim uma panorâmica quase completa da cidade de cimento desde a antiga circunvalação no Alto-Maé a oeste = poente até à baía do Espírito Santo, actual de Maputo a leste = nascente e desde a Sommerschield à esquerda = norte até à antiga mata dos eucaliptos na Baixa a sul. 
Parece-me que já aparece nela a referida piscina da escola, por isso a FOTO 2 será algo posterior a fevereiro de 1970 da FOTO 1 (a presença na FOTO 2 das Torres Vermelhas na Ponta Vermelha também suporta essa datação). 

FOTO 2
Vista aérea do Alto-Maé para nascente com a Polana e a baía para o fundo

Colocando marcas na FOTO 2 relativamente à escola e em linha com as da FOTO 1 e em mais alguns pontos de interesse escolar e outros:

FOTO 2 com marcas
Vermelho: escola primária Rainha D. Leonor
Azul: escola do magistério associada
Castanho claro: corredor coberto entre as duas secções
Carmesim: escola secundária (ciclo) Joaquim de Araújo, actual Estrela Vermelha
Rosa:  sede, hangar/ depósito dos SMV
Verde claro: troço da Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane frente à escola com seis faixas
Verde escuro: cemitério de S. Francisco Xavier
Laranja: edifício das viúvas da Polícia
Roxo: prédio alto com quebra-sóis na esquina da Av. Mondlane 
com a Av. Barre, antiga Paiva de Andrade
Seta castanha: Torres Vermelhas em construção na Ponta Vermelha
Branco: Casa Fabião do Alto-Maé

Por fim mostra-se a FOTO 3 que penso ter sido publicada no grupo de FB Alto-Maé e que volta a mostrar a zona da escola Rainha Dona Leonor no mesmo sentido da FOTO 1 com o fim da antiga Avenida Pinheiro Chagas e o núcleo mais antigo do Alto-Maé para o fundo. De facto nesta foto não se vê o edifício da escola pois ele estaria recuado mais para a direita mas vê-se boa parte do seu recinto livre e o extremo a sul do corredor coberto de ligação ao fundo (o "castanho claro" das fotos anteriores).

FOTO 3
Vista para oeste-noroeste da actual Av. Mondlane nos três quarteirões finais

A FOTO 3 deve ser de pouco depois da independência de Moçambique. Sumarizando o aspecto geral notam-se ainda muitos "resquícios do capitalismo e do colonialismo" nas fachadas dos prédios (caso do reclame da PEPSI), trânsito muito reduzido nas ruas, estandartes para recepção a alta personalidade (suponho que) revolucionária (vermelho) e/ou africana (as cores "de rigueur"). Nota-se que o machimbombo ainda funcionava e que havia marcas bem nítidas na estrada a informar da proximidade da escola primária. O espaço desta via-se à direita depois dos prédios da BELITA e da Foto-Mário e a mancha azul clara devia sera referida piscina embora esta na FOTO 2 me parecesse mais rectangular. Depois da escola e do cruzamento com a antiga Av. Diogo Cão (a via de marca "azul clara" na FOTO 1), actual Luali via-se na esquina este pequeno prédio modernista ainda sem alterações e depois o resto do segundo quarteirão. 
À esquerda da FOTO 3, antes da marca da ESCOLA, consegue-se ver a entrada para o lado sul da Av. Barre, antiga Paiva de Andrade em cuja esquina estava a Casa Fabião do Alto-Maé que aparece apontada a branco na FOTO 1. à direita, na esquina oposta estava a Casa Bem-Fica.

Comentários