Neste artigo da série sobre a doca da Capitania veremos fotos com o barco Neptuno que são reproduzidas do Facebook Alto-Maé e outras são do inesgotável baú da net (delcampe, ebay, outros sites, fotos perdidas). A todos a devida vénia.
Ver também sobre o tema as mensagens sobre a doca da Capitania como esta estrutura foi chamada inicialmente ou porto de pesca como foi chamada mais modernamente.
FOTO 1
O Neptuno no estuário do Espírito Santo frente ao Cais Gorjão. Este passeio de grupo deve ter acontecido na segunda metade dos anos 60. Prédio da Pastelaria Versalhes vê-se mais à esquerda no Alto-Maé |
Agora uma foto de António Lopes Barradas, mostrando o mesmo barco de passageiros atracado na doca:
FOTO 2
Neptuno no porto de pesca (doca da capitania) com o navio Incomati ao fundo (rebocador?). Entrada na doca antes do Incomati para a direita. |
Na FOTO 2 em que se vê a construção com escadarias dos dois lados que existiu na reentrância que havia do lado poente da doca, suponho estar a acontecer a chegada do Neptuno em viagem de carreira (para a Catembe?, para a Inhaca?) antes do grupo festivo da FOTO 1 ter entrado para o seu passeio.
Nestes passageiros normais não se vê homens (saíram primeiro?) e é interessante notar o contraste por um lado das elegantes madames africanas modernas que saem rápido para a escola ou para os empregos incluindo a mãe com a bébé muito bem aperaltada e por outro das madames tradicionais que ficaram para trás pois suponho devido às mercadorias que transportavam para a cidade iam para o deck inferior.
Vamos agora ver outras imagens relacionadas e com cheiro a maresia.
FOTO 3
Outro barco de passageiros na doca de Lourenço Marques (ou já de Maputo?) com os barcos de pesca acostados mais à esquerda |
FOTO 4
Vista da doca quase na mesma direcção da FOTO 3 mas vendo-se ao fundo a entrada para a doca seca |
Ao tempo da FOTO 4 parecia haver em primeiro plano barcos de recreio e não barcos de pesca que suponho estariam mais para o fundo. Dá-me ideia que esta doca ficou só para pescadores quando se criou por exemplo o Clube de Pesca Desportiva com doca própria.
FOTO 5
O Senhora da Boa Viagem parado dentro na doca com os seus pescadores alinhados para a foto |
Para completar uma vista aérea para norte com o porto, a baixa e o resto da cidade para o fundo.
FOTO 6
Porto de pesca / doca da capitania com entrada na parte inferior para a direita. |
A FOTO 6 é de entre 1947 (município construido) e 1953 (edifício da JCE/organismos económicos depois Universidade ainda na versão inicial). Via-se para lá da doca o Capitania Buildings e a fortaleza reconstruída.
PS: No FB Alto-Maé Manuela Marques escreveu o seguinte relativamente aos gasolinas da Catembe: "... todos os dias andava nos gasolinas ... o Agonia, o Esperança, o Élia, o Neptuno, o Julinha". Do referido Agonia vimos a FOTO 3 neste artigo em que estava pintado de verde.
Comentários