Esta foto foi publicada no FB por Antero Monte e por isso reproduzo-a aqui (retocada) com a devida vénia e com a sua legenda original.
E também já vimos aqui outro barco desse tipo mas diferente dos dois anteriores, bem como o Neptuno:
Noto que alguns destes barcos podiam também fazer a viagem até à Ilha da Inhaca, nesse caso atravessando a baía para leste em vez do estuário para sul e que seria uma viagem bastante mais longa e em águas mais agitadas.
FOTO 1
"Regresso da Catembe depois de um dia de praia" |
Ao fundo estava a Baixa de Lourenço Marques, actual Maputo e via-se o edifício dos Organismos de Coordenação Económica (OCE), depois da Junta de Comércio Externo e da Universidade, de que podemos que podemos ver aqui a evolução. Penso que esse edifício estava já na configuração actual mas por trás = para norte dele podia estar a ser ampliada a torre da Estatística e Conselho de Câmbios, prédio esse que se vê aqui. Daí esta foto deve ser do início dos anos 60, de facto na parte alta da cidade não se viam ainda tantos prédios altos como surgiram depois.
O barco de cima (que eram conhecidos por gasolinas) devia transportar passageiros da margem sul do estuário (vila da Catembe, com saída da ponte de embarque) para a cidade na margem norte e iria para a Doca da Capitania que ficava na direcção da torre da OCE acima referida.
Vimos neste artigo um barco do mesmo tipo presumo que a entrar na doca e podemos ver a seguir que não era o mesmo da FOTO 1:
FOTO 2
Gasolina na Doca da Capitania nos anos 60/70 |
E também já vimos aqui outro barco desse tipo mas diferente dos dois anteriores, bem como o Neptuno:
FOTO 3
Outro gasolina na Doca da Capitania, não sei de que altura será esta foto, de Maputo de ou Lourenço Marques? |
Noto que alguns destes barcos podiam também fazer a viagem até à Ilha da Inhaca, nesse caso atravessando a baía para leste em vez do estuário para sul e que seria uma viagem bastante mais longa e em águas mais agitadas.
Por fim um pormenor de duas fotos de Harrison Forman da Universidade de Wisconsin Milwaukee e que fazem parte do arquivo da American Geographical Society Library mostrando ainda o interior da Doca da Capitania. Dou aqui relevo a outra embarcação:
FOTOS 4 (clique para aumentar)
Rebocador Incomáti prestes a partir da Doca da Capitania, actual de Barcos de Pesca em 1961 |
PS: No FB Alto-Maé Manuela Marques escreveu o seguinte relativamente ao gasolina da FOTO 3 e aos seus equivalentes: "... todos os dias andava nos gasolinas. Este é o Agonia, havia o Esperança, o Élia, o Neptuno, o Julinha". Do referido Neptuno vimos algumas fotos aqui.
Comentários
Estes eram os velhos "Catembeiros" que depois foram substituidos pelos Ferry-Boats.
Hambane