Rua da Mesquita e mesquita antiga na Baixa de LM

Na sequência do primeiro artigo sobre a Mesquita da Baixa e de outros à volta do tema, mais algumas imagens antigas e umas poucas mais modernas da rua e da mesquita e uma cronologia mais exacta do desenvolvimento na zona.

FOTO 1 
Vista para "sul", o lado do porto
Para o fundo: Rua da Mesquita, na altura chamada Azevedo Coutinho e depois Salazar
Na transversal: Av. D Carlos, depois Av. da República, actual Av. 25 de Setembro

Segue-se outra foto tirada rodando uns 90 graus para a esquerda a partir da posição de onde foi tirada a FOTO 1. Vê-se aí a entrada da Rua da Mesquita para a direita e para lá da sua esquina (a SE) estava um prédio com cobertura sobre o passeio. Este parece um tanto diferente do prédio na esquina na FOTO 1 (veremos isso em pormenor mais abaixo) mas à direita na FOTO 2 está algo mais alto e que parece desalinhado das ruas pelo que só pode ser o corpo mais alto e recuado da mesquita que se vê na FOTO 1 e que tem um friso no topo e telhado por cima. Esse corpo, que ficava mais para o interior do quarteirão e se vê melhor na FOTO 3 mais em baixo, foi adicionado a certa altura à mesquita que tinha começado com um edifício único face à rua. 

 FOTO 2
Foto da Av. D. Carlos, depois da República, 
actual 25 de Setembro, a olhar-se para nascente = leste.

Para nos localizarmos melhor no quarteirão que se vê na FOTO 2, depois da esquina e seguindo ao longo da Av. D. Carlos iríamos por exemplo encontrar a Travessa da Palmeira com a Casa Elefante na esquina e depois o "Hugo Boss"
Então no que respeita à mesquita, as FOTOS 1 e 2 parecem ser da mesma época, já com o corpo recuado. Mas em relação ao prédio da esquina entre as duas fotos há diferença pois na 1 este não tem cobertura sobre o pavimento e na 2 tem, as posições das janelas e portas não correspondem nas duas fotos e na 1 o seu telhado é liso e na 2 tem águas furtadas (saliências com janelas no telhado). Ora é por esse prédio da esquina, com a ajuda duma FOTO 0 de cerca de 1890, que poderemos ver qual das FOTOS 1 e 2 é a mais antiga. 

FOTO 0 (a mais antiga da zona)
clique na foto para aumentar
Vermelho: Av. D. Carlos, depois da República, actual 25 de Setembro
no início ainda com pântano em trabalhos (drenos) em frente

Amarelo: entrada para a Rua da Mesquita
Azul: prédio da esquina a SE
Verde escuro: parece  o pilar com o crescente ao cimo da cúpula da mesquita de 1887. 
Ainda agora existe uma cúpula nessa posição mas deve ser outra construção.
Verde claro: Suponho que fossem dois dos minaretes simbólicos 
na fachada da mesquita por cima da sua porta de entrada exterior e que existem ainda

Sendo a FOTO 0 a mais antiga da zona, dela pode-se concluir que a FOTO 1 é mais antiga que a FOTO 2 pois na FOTO 1 o prédio da esquina era o mesmo que na FOTO 0. É possível que tenha sido o mesmo nas três fotos tendo sofrido sómente alterações no telhado e o acrescento do alpendre sobre os passeios mas .... A favor de ser o mesmo está por ex. o facto de na FOTO 1 haver na esquina um vazo no topo "à italiana" (também havia na FOTO 0 mas vê-se pior) e na FOTO 2 nessa posição havia ainda algo do género.
Quanto ao corpo recuado da mesquita, como disse antes inicialmente ele não tinha existido como se constata pela sua ausência na FOTO 0. a mais antiga. 
Sobre a construção da mesquita as informações mais importantes são que depois dum primeiro templo maometano / muçulmano instalado nesse local em 1876, a primeira construção em alvenaria foi feita em 1887 (do qual as partes mais elevadas se devem ver na FOTO 0 de 1890 como indico). Em 1902 (posteriormente à FOTO 0) esse edifício sofreu algumas alterações entre as quais - suponho eu com o que se vê nestas fotos - a construção do corpo mais alto e recuado, que se viu nas FOTOS 1 e 2 e que se vê agora melhor na FOTO 3, outra indicação de que a época delas deve ser a mesma. 

FOTO 3
Vista para nascente = leste da Baixa da cidade
Formato da mesquita pós 1902 com corpo recuado e mais elevado.

Note-se que noutro artigo sobre a Mesquita da Baixa na terceira foto (de Lazarus) se vê este primeiro templo muçulmano de LM (ou masjid em árabe) ainda sem o corpo mais elevado e recuado, embora a parte com a cúpula recuada uns 10 metros em relação à fachada principal seja sempre a mesma). Note-se ainda que a rua da Mesquita tinha árvores ao tempo da FOTO 3 o que já acontecia ao tempo da FOTO 1.  
Segue-se uma captura de écran de filme de 1929 sobre LM (da Cinemateca Portuguesa, autor Fernandes Tomás, actualmente não disponível?):

FOTO 4
Filme de 1929 mostrando o início da rua da Mesquita
vista do mesmo local e com a mesma orientação que na FOTO 1

Note-se que comparando com as FOTOS 1 e 3 na FOTO 4 (filme) a rua estava já sem árvores. Na FOTO 4 vê.se bem ao fundo um armazém do porto e que ficava do lado sul da Av. 18 depois 28 de Maio, actual Inhaminga. À esquerda aparece a frente da mesquita e à direita a primeira loja do Martha da Cruz começando na esquina frente à qual passa o ciclista. 
Seguem-se fotos mais recentes, a 5 e a 6 presumo que dos anos 60.

 FOTO 5 (do Mercedes)
Mesquita nos anos 60 com algumas lojas à frente caso de Ourivesaria Portugal

Passa-se a foto de Carlos Alberto Vieira do álbum "Recordações de Lourenço Marques". 

FOTO 6 (do Datsun)
Entrada da mesquita, pelas viatura japonesas seria do meio para fim dos anos 60

Por fim a foto mais recente deste artigo, embora esteja também já desactualizada em relação à situação da construção actual no local. 


FOTO 7
Há alguns anos a mesquita degradada mas com painel anunciando as obras planeadas.
Ao fundo o prédio alto branco frente ao porto.

Mostramos o resultado da grandes obras de renovação e ampliação que aconteceram depois da FOTO 7 neste artigo. Temos aí fotos de 2006 e por isso podemos dizer que essas obras se concluiram no máximo nesse ano. 
Voltando ao tempo das FOTOS 5 e 6, como se pode ver aqui na quinta foto, à direita = para sul da mesquita, estaria o prédio (loja NOVidades?) imediatamente para a direita da mesquita e que depois, mais para a direita, fazia esquina com a Rua da Gávea. Esse prédio era o que na FOTO 4 aparecia com varanda alpendrada (saliente em relação ao alinhamento original da fachada principal, a sua e da mesquita) e que também já existia ao tempo da FOTO 1. Esse prédio não se via na FOTO 7 mas para que a mesquita antiga fosse ampliada e ficasse com uma nova entrada e com minarete elevado e passasse a ocupar o resto do quarteirão até à esquina da rua da Gávea ele também teve de ser demolido. 
Sobre o interior da mesquita de 1902 ver esta mensagem.

Comentários