Mais quatro vistas antigas do estuário para a cidade e zona do porto de LM

Um pouco na sequência desta mensagem mais quatro vistas do estuário para o porto e para a cidade de Lourenço Marques (LM), actual Maputo, em tempos muito antigos.
Da primeira não sei a data mas imagino ser dos anos 20 ou 30:

VISTA 1
Laranja: Edifício do relógio (ver em baixo)
Castanho escuro: Capitania Buildings (ver em baixo)
Roxo: torre no quartel do batalhão número 4depois fortaleza
Amarelo: edifício antigo de dois pisos e varanda alpendrada 
que foi do Allen Wack e dos Tabacos George ao lado do HUGH LE MAY
Vamos complementar a vista de cima observando os três últimos pontos nela destacados. A foto de baixo é relativa à seta Castanha escura e mostra o edificio Capitania Buildings. Note-se nela que o terreiro entre o limite sul desse edifício e o porto de pesca não resultou de aterro mas sim da construção duma placa assente em estacas,  presumo que ambos de betão mas as estacas podiam ser de madeira, pelo menos para a parte mais junto à água como aqui se vê.
Capitania Buildings ao fundo ainda com a zona fronteira em obras
Ao fundo e à esquerda do Capitania Buildings está o kiosk = quiosque Piramyd que ficava a proximadamente a meio (no sentido norte - sul) da Praça 7 de Março, como se pode confirmar, também nessa mesma posição, nas FOTOS 3a/b/c desta mensagem
No entanto não consigo dizer se a água em primeiro plano é da primeira doca mas penso que da doca da capitania não é pois o ponto donde se tirou a foto parece demasiadamente para a esquerda em relação ao limite do lado poente dessa doca.
Relativamente ao edifício da seta amarela na VISTA 1 que se vê um pouco para o lado direito (para nascente = leste) do Capitania Buildings e depois de passar a fortaleza, ela ainda existia parcialmente há pouco tempo - ver aqui.
Principalmente para as três fotos seguintes clique nelas para as aumentar, mas mesmo assim vê-se mal os pormenores. Mas estamos a usar amostras dos originais que estão à venda nos sites especializados (procure-os com o google images se estiver interessado) por isso para o HoM é o "Quem não tem cão caça com (como) gato". Quanto a datas não são indicadas pelos vendedores e é difícil estabelecer mas suponho serem todas do século XX.


VISTA 2
Preto: Igreja paroquial
Azul: Consulado britânico

Castanho claro: Paiol
Segue-se uma foto que não fosse o paiol era difícil reconhecer o resto como sendo de LM, penso que a enseada da Maxaquene não estava ainda aterrada e havia um grande armazém do porto à esquerda:

VISTA 3
Castanho claro: Paiol
Vermelho: torre dos bombeiros
Azul: torre da feitoria do Allen Wack
Branco: casa na ponte do Allen wack
À primeira vista não reconhecia LM na foto seguinte, mas se o vendedor disse que é fui ver. Ao centro o (relativamente) grande edifício seria nesse caso a central geradora do porto que cerca de 1929 era bastante diferente daí as minhas dúvidas, reforçadas pela novidade para mim do resto da paisagem. Mas de facto não há nenhuma outra vista com este grande ângulo da cidade junto ao porto (o que havia era isto e de uns anos depois) no início do século XX (20), por isso esta foto pode ser a "imagem perdida da Baixa". Aqui vê-se a amostra, com o original da foto com 67 cm de comprimento certamente se podia ver tudo muitíssimo melhor.

VISTA 4
clique na foto para aumentar, mas vê-se mal
Item 29: Panorama of Lourenço Marques 
Foto em 3 partes à venda em The Wayferers Book 
Diz a informação do site vendedor da FOTO 4 -  [MOZAMBIQUE] - [Large Photograph Panorama of Lourenco Marques (Maputo), Portuguese East Africa]. Ca. 1900. Gelatin silver print panorama ca. 14,5x67 cm (5 ¾ x 26 ¼ in), in three parts and mounted in a recent mat. The prints are sharp impressions. With one small repaired tear and a couple of minor creases, otherwise a very good panorama.
Foto com "reflexões" HoM
Azul: Seria a central geradora de electricidade do porto 
Vermelho: Não esperaria ver tanto edifícios deste lado da baixa
 para poente = oeste da central geradora
Amarelo: Armazéns do porto (neste caso esperaria ver mais)
ou serão as primeiras estações de caminhos de ferro?
Laranja: Palacete dos azulejos?
Roxo: Varietá (de traseira)?
Verde: A Praça 7 de Março/25 de Junho, 

mas não se via o edifício da alfândega
 (teria já sido completamente 
demolido nessa altura?)
(Des)Conclusão é que com estas dúvidas e hipóteses, a VISTA 4 tanto pode ser de LM em 1910 como de Manhattan em 1890 ...

Comentários