Armazéns especiais do porto de LM, actual Maputo (2/6)

Vamos continuar o tema dos três armazéns especiais (especializados) do porto de Lourenço Marques, actual Maputo que foram demolidos talvez nos anos 30 ou 40. 
Já tinhamos visto que os guindastes que funcionavam com estes armazéns estavam equipados com uma peça (haste) em forma de "L". Começamos com três desses guindastes fotografados de perto.


FOTO 1
Guindastes com peça em forma de L no porto de Lourenço Marques
Vista do cais para nascente = leste
Na FOTO 1 estão os guindastes marcados com os números 7, 8 ou 9 (não se consegue distinguir bem) e 10. Há mais um com "L" para o fundo do lado esquerdo da foto e realmente parece que houve um total de quatro. Também parece que nesta altura estavam no fim da ponte de cais. Como se nota principalmente na evolução do mapa de 1905 para o de 1925/26, o cais em estrutura de betão armado vir-se ia depois a prolongar para o lado de cá em relação à FOTO 1 obrigando também a aterro adicional desde o paredão onde os miúdos estão sentados (e que já devia ter resultado dum primeiro aterro) para a direita. Na maioria das fotos seguintes vê-se o cais muito para poente = oeste = para as costas da posição da FOTO 1 por isso esta é das fotos mais antigas. 
A FOTO 2 mostra o guindaste 8 que era um dos em "L" e os armazéns especiais não deviam estar muito longe.


FOTO 2
Guindaste número 8 com peça em L que funcionava com os armazéns especiais
Seguem-se mais fotos da ponte cais onde se vêm os tais armazéns especiais mais ou menos perto. Ao longe ajuda a reconhecê-los uma torre de depósito suponho que de água que tiveram próximo, pelo menos a partir de 1927.
Continuamos com uma vista mais distante para nascente = leste e com os navios acostados e o estuário à direita. Pode-se distinguir por haver uma estrutura por cima deles que era o mastro dos sinais luminosos para os navios.
FOTO 3
Armazéns especiais ao fundo com mastro por cima 
Pode-se concluir que a FOTO 3 é muito posterior à FOTO 1 porque o cais tinha sido prolongado para poente = oeste a partir dos armazéns talvez de 1 000 metros.
Agora duas vistas da ponte cais Gorjão com o poente = oeste ao fundo e os armazéns à direita.
FOTO 4
Vê-se o mastro elevado mas não se vê guindastes com L
FOTO 5
Vista para poente no porto antes dos "armazéns especiais"
Nesta última foto, que é no máximo de 1910, parece que os guindastes com "L" estão depois dos armazéns. Os trabalhadores deviam estar a descarregar carris para linha de caminhos de ferro.
No próximo artigo vamos ver exactamente onde estiveram (como vemos há imensas fotos antigas do porto onde eles aparecem o que facilita a missão) e o que aconteceu depois a estes três armazéns.

Comentários