Fotos do Campo do Ferroviário e da Fábrica de Cerveja, antigas e modernas (1/2)

Eis fotos tiradas em 1939 durante a visita a Lourenço Marques, actual Maputo, do Presidente Carmona que compareceu a um desfile das escolas e festival desportivo no campo de futebol do Ferroviário (retiradas do site oficial português memória de africa) combinadas com outras fotos antigas e recentes.
Começamos com imagem da parada de estudantes e de jovens elementos da Mocidade Portuguesa saudando as altas entidades presentes na tribuna (camarotes) ao cimo da bancada repleta. 

FOTOS 1 e 2
Vistas da bancada central do campo do Ferroviário em 1939

A bancada central e principal do campo ficava do lado poente e ao longo da Av. Lucioano Cordeiro, actual Luthuli por onde tinha a entrada.

FOTO 3
Vista do topo da bancada central. Presidente Carmona e primeira dama
 na tribuna em vista para o topo norte do campo
FOTO 4
Vista para o topo norte identificado pela mesma casa
que tinha marca amarela na FOTO 3 e ficava no terreno vizinho do campo
E agora duas fotos de jovens das missões no mesmo festival. Os rapazes são os mesmos da FOTO 1 mas aqui foram retratados de frente:

FOTOS 5 e 6
Vermelho: tribuna/camarote onde estava o general Carmona
Amarelo: casa a norte do campo, como nas FOTOS 3 e 4
Segue-se o campo em 1932 vendo-se para poente a bancada central e que aparentava estar pronta. Informação anterior era que tinha sido edificada em 1933 pelo que parece poder antecipar de um ano essa data.

FOTO 7
à esquerda: edifícos no recinto do porto
à direita: baliza no topo norte do campo
ao fundo, para oeste = poente: bancada central
Não se consegue ver os degraus da bancada por exemplo nas FOTOS 1 e 2 mas pela cobertura e pelo que se vê na FOTO 7 o material de toda a bancada devia ser madeira desde 1932 pelo menos até 1939.
Podemos comparar com a bancada do campo em 2008:

FOTOS 8 e 9
Bancada e cobertura de betão em 2008 do campo do Ferroviário 
foto de xirico
Conclui-se, comparando as FOTOS 8 e 9 com as anteriores que embora o Campo Freitas e Costa deve ter sido construído em diversas fases. 
Num artigo seguinte veremos mais imagens antigas e modernas mostrando principalmente o topo sul do campo do Ferroviário.
Mais imagens do campo em 1933 aqui.

Comentários