Passamos agora para o campo do Clube Ferroviário (CFM), distante dos campos do Desportivo (GDLM) e do Sporting (SCLM) vistos anteriormente pois ficava na zona aterrada do antigo pântano do lado ocidental da Baixa. Como se disse aqui, desde 1932 que o campo do Ferroviário tinha uma bancada central do lado da tribuna = oeste mas nas três primeiras fotos que aparecem aqui via-se uma vedação ao fundo. Isso quer dizer que do lado do centro da Baixa oposto ao dessa bancada ficava o chamado "peão":
FOTO 1
Jogada na pequena área junto à baliza do lado norte do campo do Ferroviário |
A foto de cima mostra a metade do campo a norte vista quase na diagonal. Indo agora mais para o meio do campo e mudando de ângulo uns 30 graus para a esquerda vê-se bem os espectadores de pé e junto à vedação do "peão":
FOTO 2
Mais próximos da vedação à vista na FOTO 1 e mais no centro do campo |
Na FOTO 2 vê-se ao fundo a central geradora da Av 24 de Julho que estava colocada na encosta para a alta, na zona central da cidade.
Vendo-se a mesma vedação das fotos anteriores ao fundo do campo do Ferroviário:
FOTO 3
Junto à baliza do lado sul do campo, mais tarde Eng. Freitas e Costa |
Agora uma vista mais elevada para o lado centro da Baixa vendo-se o telhado dum prédio de primeiro andar na direcção duma árvore alta que atendendo à distância a que estava devia ser na Av. General Machado, actual Guerra Popular.
FOTO 5
Comentários