Continuando com fotos de "O Ilustrado" de 1933/34 passamos agora para as instalações do antigo Sporting Clube de Lourenço Marques (SCLM), actual Maxaquene SCLM. Esse campo era o mais recente dos dos clubes da Baixa, tinha sido inaugurado por essa altura como vimos aqui em reportagens dessa revista e as suas instalações eram vizinhas para leste = nascente do campo de futebol do Desportivo (GDLM) que vimos no artigo anterior.
Esta foto é mais ou menos recente, o relvado a as bancadas pareciam estar ainda a ser usados mas para treinos. Vê-se ao fundo o edifício da antiga sede do Sporting que primeiro foi abandonado e está agora em ruínas:
Esta foto é mais ou menos recente, o relvado a as bancadas pareciam estar ainda a ser usados mas para treinos. Vê-se ao fundo o edifício da antiga sede do Sporting que primeiro foi abandonado e está agora em ruínas:
FOTO 1
Podemos ver a seguir esta bancada e campo de futebol quando eram muito recentes:
FOTO 2
Basquetebolistas do SCLM no campo de futebol frente à bancada central de que se vê o seu lado sul ou sudeste |
Rodando uns 90 graus para a direita em relação â FOTO 2, via-se uma equipa de estafeta dos leões também no seu campo e com a sede do clube ao fundo:
FOTO 3
Baliza a norte do campo de futebol do SCLM à direita |
Ainda no campo de futebol do SCLM, uma foto tirada na zona do seu círculo central quando se desenrolava uma prova de atletismo com alunos do Liceu:
FOTO 4
Sede do SCLM no topo a norte / noroeste do campo e com a barreira por trás |
FOTO 5
Desfile dos alunos no campo do SCLM com a sede antes da barreira |
Note-se que o campo do SCLM estava orientado na direcção de baliza a baliza na perpendicular ao do GDLM, do qual olhando para a FOTO 5 a baliza do lado leste lhe estaria para a esquerda.
Continuamos na foto seguinte com o campo do SCLM agora no decorrer dum encontro de futebol e em acção junto à baliza vista à direita da FOTO 4 e para o fundo ao centro da FOTO 5:
FOTO 6
Defesa junto à baliza do lado norte do campo do SCLM. |
Na FOTO 5 vê-se que uma parte da barreira servia de bancada popular e que o campo era limitado a nascente por um muro que seria mais ou menos perpendicular à barreira. Essa zona a leste do campo foi mais tarde alterada devido à construção da bancada central oposta à da tribuna e erigida em betão.
A foto seguinte foi tirada como a de cima a olhar-se para a barreira mas no outro meio campo, o do lado sul ou sudeste:
FOTO 7
Jogada junto à baliza do lado sul do campo do SCLM |
Recordo que o segundo campo do Desportivo, que surgiu para lá = leste = nascente do muro do campo do SCLM que se vê aqui melhor nas FOTOS 6 e 7, só foi construido em 1950. Esse segundo campo do Desportivo (Paulino dos Santos Gil) é mais ou menos paralelo ao do Sporting - vê-los aqui abandonados aparentemente à espera de ocupação por betão.
No artigo seguinte olharemos para o Campo do Ferroviário também em 1933/34.
No artigo seguinte olharemos para o Campo do Ferroviário também em 1933/34.
Comentários