Complexo desportivo do Sporting de LM: sede e campo (3/3)

Continuaremos a ver aqui o complexo desportivo do antigo Sporting Clube de Lourenço Marques (SCLM) que fica abaixo da barreira da Maxaquene, com por um lado o terreno de futebol chamado campo João da Silva Pereira e a sede (sala de judo) dos anos 30 que vimos aqui e por outro o pavilhão gimno-desportivo dos anos 60 que vimos aqui .
A primeira foto deste artigo mostra o edifício da sede ao tempo em que foi inaugurada em 1933/34, reproduzida do suplemento O Ilustrado do jornal Notícias de Lourenço Marques e que faz parte das colecções da Biblioteca Pública Municipal do Porto. 

FOTO 1
Por trás da sede via-se a barreira da Maxaquene 
que tinha partes de areia branca que desapareceram depois

A ponta da sede à direita da FOTO 1 e a bancada lado norte do campo de futebol podem ser vistas na FOTO 2 mostrando a equipa de futebol sénior do Sporting com o jovem Eusébio, o terceiro jogador a contar da direita, de joelhos na fila de baixo (foto GC 2011). Como filial do Sporting Clube de Portugal o SCLM equipava de verde, branco e calção preto:

FOTO 2
Equipa junto à baliza norte - noroeste ou do lado da barreira 
no campo João da Silva Pereira entre 1957 e 1960 

Passemos então ao primeiro campo de futebol do clube e de que vimos uma das grandes áreas na FOTO 2 já em fase posterior. Este campo foi construido ao mesmo tempo que a sede em 1933/34 e a foto tem a mesma origem que a FOTO 1. 

FOTO 3
Bancada de madeira do lado da tribuna do campo de futebol do Sporting

A mesma bancada do lado da tribuna aparece aqui em foto reproduzida das publicações Documentário Trimestral disponibilizadas pelo site oficial português Memórias de África:

FOTO 4
Bancada engalanada em 1939 durante a visita do Presidente Carmona (mais fotos aqui)
Esta bancada ficava do lado oeste do campo ou seja do lado esquerdo na FOTO 2 e vê-mo-la na foto seguinte reproduzida com a devida vénia do site delagoabayworld.

FOTO 5
Campo de futebol do Sporting em 1954 com a equipa do clube
 frente à bancada central com tribuna

Vê-se outra equipa com mesma bancada por trás mas já com o pavilhão coberto ao fundo, em foto dos anos 60 reproduzida com a devida vénia do site bigslam.

FOTO 6
Equipa jovem do Ferroviário no campo do Sporting

Pelo que se vê nas duas últimas fotos (mas aí falta poder confirmar-se a partir da parte mais central) parece que a bancada central do lado tribuna do campo do Sporting até aos anos 60, mesmo depois da construção do pavilhão gimno-desportivo, continuou a ser a inicial de 1933/34.
Finalmente uma vista em 1961 do alto da barreira na direcção da Ponta Mahone na margem sul da baía. É semelhante à última foto do primeiro artigo desta série pois é do mesmo autor, Harrison Forman, e reproduzida do site da Universidade de Wisconsin Milwaukee). Vê-se aqui ao centro esquerda ao fundo da barreira e pelas traseiras uma parte da sede que era o edifício pintado de branco da FOTO 2 e aí como aqui aparece com eucaliptos por trás.

FOTO 7
Ao centro na baixa da Maxaquene o campo de futebol do Sporting visto para sul-sudeste

Na FOTO 7 não se consegue ver a bancada da tribuna mas pela FOTO 6 que era da mesma altura via-se que continuava a ser a original em madeira. No entanto, a bancada do lado oposto ou seja a que se vê à esquerda da FOTO 7 pintada de branco era já construída em betão (vimo-la na FOTO 5 do artigo anterior).
A zona plana que estava ocupada pelo campo e pelo resto é a antiga enseada da Maxaquene aterrada entre 1915 e 1920 e é nela que as diferenças entre a Maputo actual e a antiga Lourenço Marques (cidade do "cimento") que se via aqui em 1961 são e serão maiores. Boa parte da mata dos eucaliptos (ver em várias fotos) que se via ao fundo em 1961 foi já construída e os campos de futebol do Sporting e do Desportivo que lhe fica para oriente = leste = esquerda na FOTO 7 parece que vão ser urbanizados, o que será uma pena.
Mais imagens do campo do Sporting principalmente em 1933 aqui.

Comentários