Complexo desportivo do Sporting de LM: campo de futebol (2/3)

Depois do primeiro da série, começamos o segundo com imagens da segunda metade dos anos 30 mostrando oo campo de futebol do Sporting de Lourenço Marques (LM), actual CD Maxaquene. O campo era chamado campo João da Silva Pereira e foi inaugurado em 1933/34. 

FOTO 1
Bancada central em 1938 do campo de futebol virada a nascente = leste
Sporting Clube Lourenço Marques (SCLM)
FOTO 2
Mesma bancada engalanada em 1939 durante festival nocturno
com a presença do Presidente Carmona (ver festival no Ferroviário)
O conjunto de três fotos em baixo é de 1936, isto é um pouco anteriores às de cima. Mostram que o campo do SCLM funcionava também como cinódromo (para corridas de galgos) e que essa pista era iluminada à noite. 


MONTAGEM 1
Em 1936: o campo do lado "nordeste", os tratadores, os galgos e a lebre (mecânica)
A foto inferior (mais larga) da MONTAGEM 1 mostra à esquerda o topo do campo do SCLM do lado da barreira e parece-me que essa bancada do lado "nordeste" foi em data posterior aumentada em altura (ver fotos mais recentes em baixo). Não se vê aí a sede do clube que tal como o campo foi construída em 1933/34 porque estaria mais para a esquerda do que a objectiva. 
Na foto seguinte de 1947 olha-se da bancada central da tribuna para a barreira e vê-se a curva da bancada para o lado "nordeste" do campo. Não se vê a sede que estaria para a direita da objectiva, mais por detrás da baliza desse topo:


FOTO 3
Em 1947 na tribuna da bancada central com tribunas de madeira
Na foto seguinte estão as equipas de jogadores e arbitragem ao centro do campo virados para a tribuna da bancada central da FOTO 3 


FOTO 4
Em 1954, partida entre o Sporting Clube de Portugal de visita e a selecção de LM
Esta digressão a África do Sporting (de Lisboa) que foi campeão de Portugal nessa época  é mencionada aqui e a partida terminou com um empate de um a um. 
Ao fundo está a bancada do lado "nordeste" do campo aparecendo pela primeira vez neste artigo o edifício da sede (e sala de judo) por trás, entre a bancada e a barreira. Parece-me que essa bancada tinha deixado de ser de madeira e passado a ser de betão.
Finalmente uma vista diferente do campo João da Silva Pereira do Sporting nos anos 50-60 em foto de Carlos Alberto Vieira:

FOTO 5
Jogada junto à baliza a sudeste ou do lado do estuário
Ao fundo a barreira da Maxaquene e o Hotel Girassol na sua crista
Vê-se ao fundo parte da bancada do lado nordeste que presumo tivesse sido transformada da versão inicial em madeira para betão. Do lado direito da foto aparece uma grande bancada central em betão oposta à da tribuna. Ao tempo da MONTAGEM 1 como se vê na sua foto inferior (mais larga) para a direita seria o lugar dessa bancada mas não se conseguia discernir aí se ela ja existia ou se só veio a ser construída depois. A bancada central do SCLM oposta à da tribuna que se vê então na FOTO 5 em relação ao exterior fica de costas voltadas para a bancada principal do campo de futebol do clube rival, o Desportivo, o Estádio Paulino dos Santos Gil construído em 1950.
No próximo artigo veremos mais imagens da sede e das bancadas. 
Estas imagens são reproduzidas das publicações Documentário Trimestral disponibilizadas pelo site oficial português Memórias de África

Comentários