Continuamos com fotos da página de Facebook de Cremildo Gonçalves para recordar mais um histórico campo de futebol de Lourenço Marques, actual Maputo. Teremos aqui quatro fotos presumo que dos anos 50 aos 70 do campo do Ferroviário, chamado Engenheiro Marcial Freitas e Costa e que ficava afastado dos que vimos do GDLM e do SCLM pois fica do lado ocidental da Baixa da cidade (ver aqui em três artigos):
Equipas alinhadas no meio campo e viradas para a tribuna.do Campo do Ferroviario |
A foto seguinte é já doutra fase:
Equipa jovem do Benfica de LM no espaço a norte da bancada central do lado da tribuna e em betão do campo Eng. Freitas e Costa |
Foto da baliza (de postes e trave quadrados) do lado sul para nordeste. |
Nesta última foto, no limite a leste do campo está a sua bancada central do lado oposto ao da tribuna, depois uma cobertura de bancada de campos de outras modalidades do Clube Ferroviário (ver o conjunto no Google Mapps aqui) e ao fundo aparece a traseira de prédios na Av. Paiva Manso, actual Magaia construídos nos anos 60.
Agora uma foto publicada no jornal Observador numa entrevista com Roberto Chichorro que fazia parte desta equipa:
Ao fundo da foto de cima, na bancada central do lado da tribuna vê-se as duas entradas para ela. Pode-se vê-las também na montagem seguinte na foto da esquerda e só uma delas na da direita (a primeira de sulafrica.blogspot.com e a segunda de bigslam.pt com a devida vénia)
Agora uma foto publicada no jornal Observador numa entrevista com Roberto Chichorro que fazia parte desta equipa:
Juniores do Desportivo (GDLM) no campo do Ferroviário. |
Campo Eng. Freitas e Costa com as duas entradas na parte inferior com bancada central do lado tribuna a poente = oeste |
Sobre esta zona, acrescento também uma foto também do site bigslam mostrando nos anos 70 o campo de treinos de basketball do Ferroviário situado a sul do campo de futebol visto em cima que na versão inicial é dos anos 30 e a norte do ginásio e edifício sede do clube - ver aqui mais imagens dessas instalações ocupando parte de dois quarteirões ao lado da Av. Luciano Cordeiro, actual Luthuli. Devido à construção que se vê ao fundo, a foto de baixo foi também acrescentada ao artigo sobre os barracões para internados alemães:
Original foi colorido aqui mas o verde às riscas do Ferroviário saiu preto ... |
Comentários