Voltamos a ver o quarteirão da Mansão, da Associação e da Piscina dos antigos Velhos Colonos (VC) de Lourenço Marques na zona da Maxaquene da actual Maputo com mais fotos desses locais. Comecemos pela piscina:
Piscina streamline moderne em vista para sul. Foto de Filipe Branquinho em 2013 com a devida vénia. |
Ao fundo à esquerda na foto de cima vê-se o segundo prédio desta mensagem, na antiga Rua do Coronel Galhardo (mas há ainda outro escondido por trás).
Pormenor streamline moderne do betão e da cobertura ondulada de chapa. Vista para oeste = poente |
Edifício lateral à traseira da piscina com cobertos no terraço que não são de origem. Do lado esquerdo a traseira da Associação no canto noroeste do quarteirão. |
Agora uma imagem históricamente interessante com as primeiras ideias de piscina da Associação dos Velhos Colonos. Estava ainda muito distante do desenho da construção efectiva que ocorreu em 1950:
Primeiro esboço duma piscina dos VC publicada em Setembro de 1946. Não se consegue ver bem o que está escrito. |
Agora vista para nascente = leste em foto tirada do prédio do lado oeste da Rua Princesa Patrícia, actual Allende:
à direita: edifício da piscina, a sul dela para o fundo: edifício da mansão |
Na foto seguinte vê-se a piscina no sentido oposto ao da foto anterior quer dizer vê-se para poente = oeste o quarteirão dos VC quase completo. A piscina está descentrada para sul-oeste do quarteirão e vê-se também a antiga Mansão em primeiro plano e a sede da Associação dos Velhos Colonos com planata em forma de "L" mais para o fundo à direita:
Em primeiro plano a fachada da antiga Mansão virada
para a antiga Rua dos VC, actual Malnge.
|
Comentários