Raid aéreo Amadora - Moçambique em 1928, fotos em Lourenço Marques

Mostrarei aqui fotos alusivas ao Raid Amadora - Guiné - S. Tomé - Angola - Moçambique realizado em 1928, em vários locais de Lourenço Marques, actual Maputo. As fotos vêm do site fotold.com mas sem informação por isso as legendas e o texto ao fundo foram escritos combinando o que se vê com os dados do blog Voando em Moçambique e da Revista Militar. Quanto às datas exactas do voo há uma divergência de um mês e assim sigo as do primeiro deles.
Barracas de kermesse com decoração evocativa do raid ao centro
Salvé! Asas de Portugal!
Essa kermesse foi na Rua da Imprensa na Baixa entre:
à esquerda: Imprensa Nacional;    à direita: Bombeiros Sapadores
A foto de cima foi tirada para norte vendo-se a subida para a alta da cidade, no quarteirão seguinte, a passar à direita do Jardim Botânico (vê-la aqui nas FOTOS 7 e 8). 

A estação de incêndio tinha então uma torre em Outubro de 1928 o que não acontecia na foto publicada por Santos Rufino (SR) em 1929. Isto mostra que as fotos de SR são sempre pelo menos uns meses anteriores a 1929.

Os quatro tripulantes do raid junto ao monumento a António Enes
com o Capitania Building ao fundo, recebidos por multidão
Suponho que seja a chegada ao aeródromo da Carreira de Tiro
Suponho que seja um dos dois Vickers Napier Valparaiso do raid no mesmo local
Há mais duas fotos que não consigo localizar  com 100% garantia. Parecem ser na Praça 7 de Março, actual 25 de Junho no seu coreto adaptado para este evento mas há muitos detalhes fluidos para se ter a certeza se correspondem. Dada a proximidade teria sido uma cerimónia também ligada à terceira foto e justificativa da presença da multidão. 

Parece-me que ao fundo está o Clube Inglês

Provávelmente da mesma cerimónia 
no mesmo local mas vista em sentidos opostos
No raid Raid aéreo Amadora - Guiné - S. Tomé - Angola - Moçambique foram usados dois aviões «Vickers Napier Valparaiso», os mais modernos então existentes em Portugal, equipados com motores com a potência de 450 c.v. As tripulações foram os Capitães Celestino Pais de Ramos (piloto e comandante da expedição) e António Oliveira Viegas (piloto), o tenente João Esteves (navegador/observador e o primeiro-sargento Manuel António (mecânico). Partiram da Amadora a 9 de Outubro de 1928, chegaram à Beira em 19 de Outubro e a Lourenço Marques a 26 desse mês. Voaram 17 397 Km em 94 horas à média de 206 km/h. Curiosamente realizaram o primeiro correio aéreo em Moçambique, levando cartas e postais da Beira para Inhambane e Lourenço Marques (a DETA só foi criada em 1937). A viagem foi patrocinada pela Associação Comercial de Lisboa e tinha como finalidade demonstrar a possibilidade de deslocar meios aéreos militares de Portugal para o ultramar se houvesse cooperação com as potências dos pontos de escala.
Aqui video do regresso a Lisboa doutro raid aéreo a Moçambique, o Lisboa-África-Lisboa em 1936.

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