Mostrarei aqui fotos alusivas ao Raid Amadora - Guiné - S. Tomé - Angola - Moçambique realizado em 1928, em vários locais de Lourenço Marques, actual Maputo. As fotos vêm do site fotold.com mas sem informação por isso as legendas e o texto ao fundo foram escritos combinando o que se vê com os dados do blog Voando em Moçambique e da Revista Militar. Quanto às datas exactas do voo há uma divergência de um mês e assim sigo as do primeiro deles.
Barracas de kermesse com decoração evocativa do raid ao centro |
Salvé! Asas de Portugal! Essa kermesse foi na Rua da Imprensa na Baixa entre: à esquerda: Imprensa Nacional; à direita: Bombeiros Sapadores |
A foto de cima foi tirada para norte vendo-se a subida para a alta da cidade, no quarteirão seguinte, a passar à direita do Jardim Botânico (vê-la aqui nas FOTOS 7 e 8).
A estação de incêndio tinha então uma torre em Outubro de 1928 o que não acontecia na foto publicada por Santos Rufino (SR) em 1929. Isto mostra que as fotos de SR são sempre pelo menos uns meses anteriores a 1929.
Os quatro tripulantes do raid junto ao monumento a António Enes com o Capitania Building ao fundo, recebidos por multidão |
Suponho que seja a chegada ao aeródromo da Carreira de Tiro |
Suponho que seja um dos dois Vickers Napier Valparaiso do raid no mesmo local |
Parece-me que ao fundo está o Clube Inglês |
Provávelmente da mesma cerimónia no mesmo local mas vista em sentidos opostos |
No raid Raid aéreo Amadora - Guiné - S. Tomé - Angola - Moçambique foram usados dois aviões «Vickers Napier Valparaiso», os mais
modernos então existentes em Portugal, equipados com motores com a potência de
450 c.v. As tripulações foram os Capitães Celestino Pais de Ramos (piloto e comandante da expedição) e António Oliveira Viegas (piloto), o tenente João Esteves (navegador/observador e o primeiro-sargento Manuel António (mecânico). Partiram da Amadora a 9 de Outubro de 1928, chegaram à Beira em 19 de Outubro e a Lourenço Marques a 26 desse mês. Voaram 17 397 Km em 94 horas à média de 206 km/h. Curiosamente realizaram o primeiro correio aéreo em Moçambique, levando cartas e postais da Beira para Inhambane e Lourenço Marques (a DETA só foi criada em 1937). A viagem foi patrocinada pela Associação Comercial de
Lisboa e tinha como finalidade demonstrar a possibilidade de deslocar meios aéreos militares de Portugal para o ultramar se houvesse cooperação com as potências dos pontos de escala.
Aqui video do regresso a Lisboa doutro raid aéreo a Moçambique, o Lisboa-África-Lisboa em 1936.
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