Oficinas Navais da Catembe: vapor Príncipe da ENN e mais (2/2)

Voltamos a falar das Oficinas Navais da Catembe olhando para uma foto tirada da Ponta Vermelha para a Baixa de Lourenço Marques (LM) no início do século XX (20):

 FOTOS 1

Imagem reduzida de 20% na dimensão horizontal
Amarelo: Oficinas Navais da Catembe, com alguns edifícios e uma chaminé
Azul: Limite do aterro que se fez até aos anos 20 do século XX
Vermelho: Ponte do Allen Wack
Roxo: Ponte da Capitania
Castanho: Primeira fase da ponte-cais Gorjão

Vamos falar do vapor Príncipe e das Oficinas Navais da Catembe que se vêm à esquerda nas fotos de cima segundo a posição indicada no mapa de 1903 apresentado no fim desta mensagem. 
Com imagens da revista Ilustração Portuguesa disponibilizada pela Hemeroteca Municipal de Lisboa podemos ver o Príncipe a ser reparado na Catembe em 1904. O estaleiro não parecia muito sofisticado mas seria o mínimo requerido para altura. Como não tinha doca seca, se fosse necessário trabalho no casco só era possivel fazê-lo na maré baixa.  

FOTO 2
FOTO 3
O vapor Príncipe, de Lisboa, a ser reparado na Catembe

Quase não há informação escrita sobre o Príncipe salvo a notícia de que em 1908 esteve a transportar tropas na Guiné portuguesa. Mas no espectacular blog restos de colecção, há um anúncio da companhia ENN, mais tarde CNN, mencionando-o e apreende-se que era o navio mais pequeno da sua frota e que era de passageiros.
O Principe tinha 192 toneladas
(é o peso duns 130 carros médios)

A ponta da Catembe com as Oficinas Navais aparece em mais fotos genéricas do porto de LM. A seguinte foi publicada por Alexandre Lobato simplesmente com a indicação de "fundeadouro pejado" e é dos irmãos Lazarus. Foi tirada provávelmente da ponte da alfândega olhando para a Matola. Vamos ver em detalhe os seus extremos:

FOTO 4
Vista para poente
Amarelo: Oficinas Navais da Catembe, com alguns edifícios e uma fábrica
Rosa: estruturas triângulares da construção da ponte cais de LM 
de que em medalhão coloquei uma imagem (método de construção)
Ver a posição no mapa em baixo.

Talvez se vejam as Oficinas Navais da Catembe ou uma parte delas nesta foto com o famoso guindaste das 60 toneladas que deve ser de cerca de 1910/1911.

FOTO 5
Amarelo: talvez Oficinas Navais e resto da Catembe

Podemos ver em baixo no mapa de 1903 as posições dos principais elementos referidos nas fotos de cima:

Mapa de 1903 - norte para cima, Matola para a esquerda, baía para a direita
Do lado norte do estuário:
Amarelo: Oficinas Navais da Catembe
Do lado norte do estuário:
Castanho: Ponte-cais Gorjão existente em 1903
Rosa: onde estiveram as estruturas triângulares da FOTO 4
construindo-se a 2a fase da ponte-cais
Verde claro: Praça dos Caminhos de Ferro
Azul claro: Estação de combóio de 1895 até 1910
Bordeaux: Três armazéns juntos
Carmesim: Torreão do Hotel Carlton

Alfredo Pereira de Lima (APL) publicou cerca de 1972 na História do Caminho de Ferro - volume III alguma informação sobre estas Ofcinas Navais da Catembe. Dispunham de secções de carpinteiros de machado, de carpinteiros de moldes, de desenho, de torneiro, de caldeireiros, de ferreiros, de fundição, de electricidade, de pintura, e as instalações tinham casa de ferramentas, escritórios, armazéns e arrecadação, um bairro para o pessoal  de casas de madeira e zinco com varandas (200 a 300 pessoas), posto clínico e escola. Foi também construido um plano inclinado com ponte de atracação. A maquinaria era alemã. Foram aí reparados os pequenos barcos de guerra da Divisão Naval e construídos alguns barcos. As oficinas foram encerradas em 1908 e as instalações sofreram depois uma violenta explosão que arruinou as edificações. Actualmente parece existir ainda aí uma doca.  
Sobre as oficinas ver aqui artigo mais desenvolvido.

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