Oficinas Navais da Catembe: de 1896 a cerca de 1933 (1/2)

Sabemos pelos mapas que as Oficinas Navais da Catembe se localizavam na chamada Ponta Leckmer, em frente à parte mais a ocidente da baixa de Lourenço Marques na margem sul do estuário do Espírito Santo, actual de Maputo. 
Sobre essas oficinas Alfredo Pereira de Lima (APL) no seu livro Pedras complementa o que diz no livro História do Caminho de Ferro - volume III e que tinhamos sumarizado aqui ao fundo. Resumindo, a construção das oficinas iniciou-se em 1896 e foram-se fazendo obras e adquirindo equipamento mas de forma desordenada e a operacionalidade do conjunto era limitada por ter um só plano inclinado (suponho que fosse a rampa para os navios subirem e descerem para o estaleiro dado que as oficinas não tinham doca seca). 
APL informa que a Divisão Naval do Índico da Marinha de Guerra Portuguesa criada no final do século XIX (19) com base em Lourenço Marques foi extinta em 1908. Como as oficinas serviam fundamentalmente para construir e reparar alguns dos navios dessa divisão, o fecho duma acerretou o fecho da outra.
APL apresenta o que parece ser a única foto conhecida com pormenor das oficinas:

FOTO 1
Oficinas Navais da Catembe vistas do lado da praia para o interior, suponho

Agora imagens da revista O Ilustrado publicadas em 1933 mostrando o impacto da explosão das antigas instalações que presumo estavam a ser usadas com outros fins nessa altura e onde estava armazenada dinamite.

FOTO 2
Oficinas Navais da Catembe após a explosão

Agora uma vista, presumo que dos anos 20 do século 20, do alto da Maxaquene para poente com a Catembe na margem sul do estuário e onde se viam algumas construções no local:
Amarelo: construções no local das Oficinas Navais da Catembe
BordeauxTrês armazéns juntos
Verde claro: Praça dos Caminhos de Ferro
Carmesim: Torreão do Hotel Carlton

Outro artigo sobre o tema aqui.

Comentários