Av. Paiva Manso a chegar à Baixa e redondezas em Lourenço Marques

Esta é zona da Baixa de Lourenço Marques (LM), actual Maputo na parte centro - ocidental no limite do antigo pântano (ver mensagem sobre o A. Teixeira) de que encontrámos à venda no site delcampe.net um postal de que reproduzimos a imagem na FOTO 1. Por outros meios concluímos não ser posterior a 1931 pelo que provávelmente será de para o final dos anos 20. Dá uma vista inédita que combinaremos com outras conhecidas para apreciar o local. 

FOTO 1
Postal localizado na Av. Paiva Manso olhando-se para sul. 
Prédio Bridler com três pisos visto de frente ao fundo.
A antiga Av. Paiva Manso é a actual Magaia, e referir-se-á aqui também a Av. Álvares Cabral que é a actual Av. Manganhela e a Av. da República que é a actual Av. 25 de Setembro. Noto também que para o fundo da FOTO 1 onde estão as árvores e o prédio Bridler ainda cerca de 1890 era pântano, que tinhamos visto já bastante enxuto precisamente na primeira foto desta mensagem
Para posicionar os pontos principais segue-se o MAPA de 1925/26. Está orientado com o sul para cima, sul esse que está para a frente na FOTO 1.

MAPA de 1925/26 
Carmesim: Av. Paiva Manso
Estrela carmesim: donde foi tirada a FOTO 1
Azul claro: Av. da República
Verde claro: Av. Álvares Cabral
k1 e k2: kiosks nas esquinas a poente = oeste do terreno do Mercado
 (ver nessa FOTO 4 um dos três desse género que havia)
Cinzento: primeiro prédio à esquerda da FOTO 1 
de três pisos e com varandas alpendradas no primeiro andar
Castanho escuro: prédio escuro com varandas alpendradas de um piso
Laranja: prédio baixo comprido intermédio
Castanho claro: Ho Ling na esquina com águas furtadas no telhado de zinco.
Preto: prédio Bridler na Av. da República ao fundo da Av. Paiva Manso
Precisamente de cima do prédio Bridler foi tirada esta foto já conhecida com vista para a Av. Paiva Manso subindo para a alta da cidade.


FOTO 2
Vista para norte ao longo da Av. Paiva Manso (assim na actualidade) com kiosks 
k1 primeiro e k2 depois, no primeiro quarteirão lado nascente o do Mercado
foto de delagoabayworld.wordpress.com
Como as FOTOS 1 e 2 são em sentidos opostos, do lado direito da 2 aparece o que estava do lado esquerdo da 1. E como foram tiradas a cerca de duzentos metros de distância uma da outra há coisas comuns para além da avenida. Na 1 vê-se um kiosk que é o que está mais distante na 2 (o k2 do mapa). Os kiosks eram mais altos que um edifício normal de dois pisos como se pode comparar na 2 com o Ho Ling, o edifício da marca castanha clara no mapa (na 1 vê-se os mesmos Ho Ling e k2 no sentido oposto). Embora já a certa distância, na 2 vê-se ao fundo, no segundo quarteirão da Av. Paiva Manso, o prédio de três pisos e com varandas alpendradas (ver do que se trata aquino primeiro andar, o da marca cinzenta no mapa. Ver também aqui no ponto 2 o Prédio Bridler e no ponto 5 o kiosk k1.

Agora uma vista para noroeste com o que mais tarde foi o Kiosk Olimpia em primeiro plano e em que se vêm os prédios do segundo quarteirão lado nascente da Av. Paiva Manso de traseira e do lado sul. Uso as mesmas cores do mapa para os identificar.

FOTO 3 de c. 1905, pormenor de foto dos irmãos Lazarus
Na Av. Paiva Manso -
Castanho claro: Ho Ling na esquina com actual Manganhela
Castanho escuro: prédio escuro com varandas alpendradas de um piso
Cinzento: prédio de três pisos e que era o primeiro à esquerda da FOTO 1 
Único prédio que não é na Av. Paiva Manso - 
Branco: Casa de Ferro nos terrenos da futura Agrimensura 
(e que afinal se consegue ver agora em muitas fotos!)
O prédio de três pisos na Av. Paiva Manso é anterior a 1908 e posterior a 1901 (data do mercado?). Como fica agora bem conhecido, e para mais tendo uma água furtada proeminente no telhado virada para o centro da cidade, será uma boa referência para localização de fotos antigas nesta zona. Veremos.
Esta é uma conhecida foto tirada do alto da Av. Paiva Manso, por isso no mesmo sentido da FOTO 1 mas mais para norte e em sentido oposto ao da FOTO 2. 

FOTO 4
Vista para o sul = estuário = baixa da Av. Paiva Manso no início do século XX (20).
Prédio Bridler ao fundo mas só com dois pisos
Na FOTO 4 a Av. que cruza a Av. Paiva Manso, actual Magaia pode ser a 5 de Outubro, actual Josina. Essa era a rua a sul do quartel do Alto-Maé, que ficaria a cerca de 5 quarteirões daqui e que poderia explicar a presença dos militares e do canhão. Se de facto for esse cruzamento, a foto é anterior ao estabelecimento da linha do eléctrico pois não se vêm as suas linhas de alimentação aérea nem os carris (eléctrico na 5 de Outubro aqui).
Temos agora a vista para o centro da Baixa de LM mais ou menos ao longo da Av. da República, actual 25 de Setembro. Suponho que a foto seja de meados dos anos 30 e que tenha sido tirada da torre da fábrica da cerveja.

FOTO 5
Vista para nascente = leste da Baixa de LM, actual Maputo
Gulamhussen em primeiro plano e traseira do edifício antigo atrás à esquerda
A Av. Paiva Manso está escondida pelo telhado do armazém do Gulamhussen mas indiciada pelas copas das árvores visíveis na "horizontal" acima deleNa FOTO 5 vê-se o kiosk k1 na esquina onde a Av. Paiva Manso encontra a da República (ver o mapa). Em frente à Av. Paiva Manso e do lado sul da Av da República vê-se um pouco do Prédio Bridler que é o colorido a castanho escuro de três pisos no bordo direito da foto. Dois prédios mais para a frente = leste está a abertura da Rua da Mesquita (marca verde escura no mapa). À esquerda da FOTO 5 vê-se o mercado e mais para o fundo e para o centro da foto está de novo o kiosk Olimpia/Olympia mas visto do lado que estava oculto (poente = oeste) na FOTO 3. 
Passando para a actualidade:

FOTO 6 (já utilisada)
Ho Ling com água furtada no telhado de zinco na esquina ao centro direita
Segundo quarteirão da antiga Av. Paiva Manso para norte = lado esquerdo da esquina
Na FOTO 6 encontramo-nos no cruzamento da antiga Av. Paiva Manso, actual Magaia com a Av. Manganhela, antiga Av. Álvares Cabral. Acima do Ho Ling para quem sobe a actual Magaia podemos ver que o prédio do reclame da Tang substituiu o da marca castanha escura do mapa. E depois dele, pintado a creme com riscas vermelhas, está o que pode ser o primeiro prédio à esquerda na FOTO 1 (o marcado a cinzento no mapa) mas a que terão sido retiradas as varandas alpendradas, a grega no topo e o telhado original (para ter a certeza só vendo no local). Depois dele um prédio modernista pequeno e a seguir um streamline moderno e que faz esquina com a Rua da Electricidade (ver marca amarela no mapa), que devem ser dos anos 40.
Já tinhamos aqui explorado bem esta área e dito que está agora muito terceiro-mundizada. Como indicado para a FOTO 5 é por aqui o edifício antigo no primeiro quarteirão que se vê na FOTO 5 de traseira à esquerda com janelas no primeiro andar e são também daqui essas imagens actuais (FOTO 2 de cima aí repetida).
Vimos nesta mensagem o primeiro quarteirão lado nascente = leste da actual Magaia com os dois kioks e o segundo do Ho Ling ao streamline moderne. A seguir há o canto doutro quarteirão (entre a Rua da Electricidade e a Fernão de Magalhães) e acima dessa o quarto quarteirão. Dele falámos em detalhe pelo menos aqui onde apareceu outra conhecida foto antiga (postal Lazarus com pessoa sentada na borda do passeio) desta antiga Av. Paiva Manso. Nesse quarto quarteirão do lado nascente = leste foi também a fábrica de gelo e depois cerveja de Cavallari/Dicca.

Comentários