Antiga escola primária João de Deus na Malanga (Alto-Maé)

A Escola Primária Completa 24 de Julho, antiga João de Deus fica onde a Av. Josina Machel antiga 5 de Outubro é continuada pela Rua Comandante Moura Brás e onde nasce na perpendicular a actual Av. da Tanzânia, antiga Canto e Castro de Lourenço Marques. A zona traseira da escola ao lado da barreira está actualmente em obras aparentemente ligadas aos acessos à nova ponte de maputo para para a (k)Catembe. 
O edifício parece ter sido parcialmente recuperado em 2011/2012 após muitos anos de quase abandono. Também nessa altura no terreno ao lado (para leste = nascente) que esteve sempre desocupado e servia informalmente para jogos dos alunos estava a nascer um parque infantil para a escola. Mais para o lado outro terreno que esteve muito tempo vazio tem agora uma grande construção que não aparece nestas fotos.
Vista para sudoeste com pormenor art deco ao centro cima do frontespício
Escola vista mais para a esquerda
com as vedações das obras do parque em primeiro plano
As duas primeiras fotos são de 2011 e as mais recentes desta mensagem. São fotos originais do HoM - clique para aumentar. As seguintes são de 2006 por isso da escola em estado lastimável mas dá para se imaginar o desenho e qualidade original do edifício.




Vista do passeio do lado da escola 
no início da rua Comandante Baeta Neves
Para terminar, esta foto deve ser ainda mais anterior e aí podia-se ver o terreno ao lado da escola ainda desocupado e o declive da escola para a traseira onde tinha mais um piso do que à frente.

VP Photo do  Facebook Alto-Maé de Dezembro 1996
Texto dum Documentário Trimestral
João de Deus criada em 1955 para o sexo masculino

Comentários

Serafim Falcão disse…
A cave desta escola funcionou como lugar de culto católico da Próquia de Cristo Ressuscitado da Malanga, fundada e dinamiza pelo Padre Serafim Falcão, desde 1971 a 1975.
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Não sabia dessa útilização ao fim de semana. Lembro-me da cave cerca de 1965/67 com as portas largas viradas para o terraço inferior e parece-me com mesas e bancos de madeira corridos mas não me lembro para que servia durante as aulas pois cantina não devia haver. Cumprimentos.
Serafim Falcão disse…
Foi em 1971. A cave funcionava como cantina dos alunos e aos domingos como casa de culto. Depois, a Escola pôs à disposição da Paróquia de Cristo Ressuscitado da Malanga a Cave, na sua totalidade. Após algumas obras que a Paróquia fez: no seu interior,adaptando-a ao culto,com altar, sacrário, e sacristia. bem como a outras actividades paroquiais: reuniões, cursos diversos de formação, mentalização, informação, humanas,litúrgicas, pastorais... na linha do regresso ao Evangelho, da actualização das Primeiras Comunidades Cristãs, e orientação na orientação do Concílio Vaticano II...
No seu exterior, arranjaram-se as casas de banho, cobriu-se e murou-se todo o recinto envolvente e monto-se um palco e reservo-use um espaço entre este e a cave que servia de recreio e de refeitório para as crianças e para as festas,cremesses, bailes, cinemas... que a Paróquia através de grupos previamente preparados, e por eles livremente aceites, levavam a cabo, abertos a toda a populçao. Havia um slogan que, na altura, o Radio Clube de Moçambique anunciava: "A Malanga vive e convive".
Foi a partir da Paróquia, segundo testemunhos, que o Bairro tomou a noção de Bairro, propriamente dito.
A Paróquia foi desmembrada da Catedral, da Munhuana e de S. José de Lhanguene. A Primeira Missa foi celebrada em Setembro de 1971.
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Obrigado pela informação complementar de que eu não fazia ideia. Cumprimos a nossa "obrigação" de deixar o testemunho. Para que servirá, já não nos cabe a nós. Cumprimentos.
Unknown disse…
Olá os meus pais eram donos do cafe em frente que se chamava Estrela da Malanga";por acaso ninguem tem fotos desse cafe?
Eu estudei nessa escola até termos que fugir.
Ela ainda existe ou já foi transformada noutra coisa?
Obrigado
Rogério Gens disse…
Caro leitor: A escola existirá certamente e se bem me lembro foi reabilitada entretanto. Quanto à Estrela da Malanga acho que não aparece nas fotos que tenho mas veja neste artigo mais algumas das redondezas: https://housesofmaputo.blogspot.com/2017/05/rua-comandante-moura-braz-e-av-24-de.html
E pode ver aqui mais dois edifícios na zona mas para o lado mais alto
https://housesofmaputo.blogspot.com/2015/02/alto-mae-malanga-dois-edificios-e-uma.html
Cumprimentos
Unknown disse…
Fui aluno daquela escola, desde a Pré-primária até concluir a 4.ª classe. Lembro da Enfermeira Dona Amélia, tão carinhosa que tratava dos nossos ferimentos numa sala para o efeito, junto à entrada. Lembro-me que na cave recebíamos o lanche, constituído por uma arrufada e garrafinha de chocolate. Meus pais pagavam a taxa escolar que era de cinco escudos. Se a memória não me trai, comecei no ano lectivo 1969/70 ou no seguinte.
Zimba, JC disse…
Bom dia Ilustres Conterrâneos!
Estou impressionado com as memorias partilhadas pois, tendo nascido em 1983, apesar de ter frequentado a 24 de Julho, apenas sabia que fora João de Deus por conta dos meus pais.
Oh, sou João Carlos Fernando Zimba, Vosso Irmão e, querendo, posso refresca-los sobre qualquer ponto desta cidade desde que me contactem no fb (zimba, JC) e referir o endereço que pretendam rever (através de foto).

(2) Ilustre Senhor Eng.º/Dr. #Serafim_Falcão, a Malanga [ainda] vive e convive, provavelmente não mais no vosso ritmo e, por sorte, a minha juventude foi precisamente na Malanga e me orgulho dela pois gerou o malogrado Calane da Silva, a eterna, nobre e emblemática figura do bairro.(https://www.google.com/search?rlz=1C1JZAP_pt-PTMZ930MZ930&ei=u6E0YIeIPLKD8gKe6JSIAQ&q=calane+da+silva+obras&oq=calane+da+silva&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAEYATIFCC4QkwIyAggAMgIIADICCAAyAggAMgYIABAWEB4yBggAEBYQHjIGCAAQFhAeMgYIABAWEB4yBggAEBYQHjoFCAAQkQI6AgguOgsILhDHARCvARCRAjoICC4QxwEQrwE6BAgAEAo6BAguEApQoZwpWLm2KWDY4CloAnACeAGAAdQDiAHLJ5IBBzItNi44LjKYAQCgAQGqAQdnd3Mtd2l6sAEAwAEB&sclient=gws-wiz).

(3)Quanto à Estrela da Malanga, ela existe e foi transformada num car wash e loja de acessórios de viaturas.

(4) No período que frequentei a Escola (1991-1995), a cave funcionava como cantina e depois encerrada para dar lugar a um depósito de carteiras, mesas e secretarias por reconstruir ou reciclar. O palco, ainda esta lá e depois do vosso sinal terão as fotos actualizadas. Igualmente produzirei um video para postar no meu arquivo do Youtube (Zimba, Jc) onde poderão vencer o desterro.
OBS.: Qualquer local de que pretendam rever, desde que seja na cidade de Maputo, AO VOSSO DISPOR.
Rogério Gens disse…
Caro JC Zimba: Obrigado pelas informações complementares. Ficam aí os seus sites para quem estiver interessado. No meu caso se tirar fotos de casas antigas nas suas deambulações pela cidade e enviasse para tone.da.eira@gmail.com agradecia. Cumprimentos.
Iniciei os meus estudos nesta escola primária João de Deus em 1968 até ir para a Matola em 1972. Residíamos no Largo Baeta Neves que ficava no final da rua com o mesmo nome e que se iniciava em frente à escola. O meu maior amigo e colega de escola chamava-se Valente. O meu coração vibra só de me lembrar.
Serafim Falcão disse…
Quero cumprimentar todos os que se pronunciaram nesta página. Eu não sou o Eng. Serafim Falcão, mas o Pe. Serafim Falcão, fundador da PARÓQUIA DE CRISTO RESSUSCITADO DA MALANGA, desde 1971 a 1975. C0m já se referiu supra, a Cave dessa Escola foi cedida pelo então director Prof. Rijo, onde funcionou a Culto da mesma Paróquia. A supra referida Da. Amélia colaborou muito com a Paróquia, mantendo e até adaptando a Cave a que a seguir a ser usada pelos alunos, fosse usada pela Paróquia. Obrigado Da. Amélia. Depois foi totalmente cedida à Paróquia, após esta ter levantado o muro em volta e ter construído um coberto com um palco, onde os alunos se divertiam, tomavam as refeições e se acoitavam da chuva. Nesse palco tocavam os conjuntos a quando das festas- "A Malanga Vive e convive"- representeavam-se peças de teatro, algumas da autoria dos próprios paroquianos e retirados dos livros, até dos escolares; rodavam também os filmes que a Paróquia requisitava. A principal actividade do Pároco e da Paróquia era em primeiro lugar unir o Bairro e adquirir a noção de BAIRRO da Malanga, sendo conseguido, como ainda se fala hoje. A Paróquia editava com frequência um pequeno jornal Paroquial.AGORA QUERO DAR UMA NOTÍCIA IMPORTANTE. NO ANO DE 2021 FEZ 50 ANOS QUE A PARÓQUIA FOI CRIADA. ACABO DE EDITAR UMLIVRO DE PERTO DE 500 PÁGINAS SOBRE O BAIRRO E SOBRE A PARÓQUIA. TAMBÉM FAZ MUITAS REFERÊNCIAS À PARÓQUIA DO BAIRRO DO FOMENTO NA MATOLA E DO SEU FUNDADOR E ANIMADOR PE. JOSÉ TOMÁS BORGES- TRABALHÁVAMOS OS DOIS EM MÚTUA COLABORAÇÃO. O PRODUTO DA VENDA REVERTERÁ INTEGRALMENTE A FAVOR DE PEMBA, CABO DELGADO EM OBRAS DE EDUCAÇÃO (ESCOLAS) E DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: CRECHES, ORFANATOS...) ESTOU Á DISPOSIÇÃO DE QUEM ME LER E ME QUISER CONTACTAR. s.m.falcao@gmail.com Telef. 966230351. Saudades e saúde para todos.