A Escola Primária Completa 24 de Julho, antiga João de Deus fica onde a Av. Josina Machel antiga 5 de Outubro é continuada pela Rua Comandante Moura Brás e onde nasce na perpendicular a actual Av. da Tanzânia, antiga Canto e Castro de Lourenço Marques. A zona traseira da escola ao lado da barreira está actualmente em obras aparentemente ligadas aos acessos à nova ponte de maputo para para a (k)Catembe.
O edifício parece ter sido parcialmente recuperado em 2011/2012 após muitos anos de quase abandono. Também nessa altura no terreno ao lado (para leste = nascente) que esteve sempre desocupado e servia informalmente para jogos dos alunos estava a nascer um parque infantil para a escola. Mais para o lado outro terreno que esteve muito tempo vazio tem agora uma grande construção que não aparece nestas fotos.
O edifício parece ter sido parcialmente recuperado em 2011/2012 após muitos anos de quase abandono. Também nessa altura no terreno ao lado (para leste = nascente) que esteve sempre desocupado e servia informalmente para jogos dos alunos estava a nascer um parque infantil para a escola. Mais para o lado outro terreno que esteve muito tempo vazio tem agora uma grande construção que não aparece nestas fotos.
Vista para sudoeste com pormenor art deco ao centro cima do frontispício |
Escola vista mais para a esquerda com as vedações das obras do parque em primeiro plano |
As duas primeiras fotos são de 2011 e as mais recentes desta mensagem. São fotos originais do HoM - clique para aumentar. As seguintes são de 2006 por isso da escola em estado lastimável mas dá para se imaginar o desenho e qualidade original do edifício.
Vista do passeio do lado da escola no início da rua Comandante Baeta Neves |
Para terminar, esta foto deve ser ainda mais anterior e aí podia-se ver o terreno ao lado da escola ainda desocupado e o declive da escola para a traseira onde tinha mais um piso do que à frente.
VP Photo do Facebook Alto-Maé de Dezembro 1996 |
Texto dum Documentário Trimestral
Comentários
No seu exterior, arranjaram-se as casas de banho, cobriu-se e murou-se todo o recinto envolvente e monto-se um palco e reservo-use um espaço entre este e a cave que servia de recreio e de refeitório para as crianças e para as festas,cremesses, bailes, cinemas... que a Paróquia através de grupos previamente preparados, e por eles livremente aceites, levavam a cabo, abertos a toda a populçao. Havia um slogan que, na altura, o Radio Clube de Moçambique anunciava: "A Malanga vive e convive".
Foi a partir da Paróquia, segundo testemunhos, que o Bairro tomou a noção de Bairro, propriamente dito.
A Paróquia foi desmembrada da Catedral, da Munhuana e de S. José de Lhanguene. A Primeira Missa foi celebrada em Setembro de 1971.
Eu estudei nessa escola até termos que fugir.
Ela ainda existe ou já foi transformada noutra coisa?
Obrigado
E pode ver aqui mais dois edifícios na zona mas para o lado mais alto
https://housesofmaputo.blogspot.com/2015/02/alto-mae-malanga-dois-edificios-e-uma.html
Cumprimentos
Estou impressionado com as memorias partilhadas pois, tendo nascido em 1983, apesar de ter frequentado a 24 de Julho, apenas sabia que fora João de Deus por conta dos meus pais.
Oh, sou João Carlos Fernando Zimba, Vosso Irmão e, querendo, posso refresca-los sobre qualquer ponto desta cidade desde que me contactem no fb (zimba, JC) e referir o endereço que pretendam rever (através de foto).
(2) Ilustre Senhor Eng.º/Dr. #Serafim_Falcão, a Malanga [ainda] vive e convive, provavelmente não mais no vosso ritmo e, por sorte, a minha juventude foi precisamente na Malanga e me orgulho dela pois gerou o malogrado Calane da Silva, a eterna, nobre e emblemática figura do bairro.(https://www.google.com/search?rlz=1C1JZAP_pt-PTMZ930MZ930&ei=u6E0YIeIPLKD8gKe6JSIAQ&q=calane+da+silva+obras&oq=calane+da+silva&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAEYATIFCC4QkwIyAggAMgIIADICCAAyAggAMgYIABAWEB4yBggAEBYQHjIGCAAQFhAeMgYIABAWEB4yBggAEBYQHjoFCAAQkQI6AgguOgsILhDHARCvARCRAjoICC4QxwEQrwE6BAgAEAo6BAguEApQoZwpWLm2KWDY4CloAnACeAGAAdQDiAHLJ5IBBzItNi44LjKYAQCgAQGqAQdnd3Mtd2l6sAEAwAEB&sclient=gws-wiz).
(3)Quanto à Estrela da Malanga, ela existe e foi transformada num car wash e loja de acessórios de viaturas.
(4) No período que frequentei a Escola (1991-1995), a cave funcionava como cantina e depois encerrada para dar lugar a um depósito de carteiras, mesas e secretarias por reconstruir ou reciclar. O palco, ainda esta lá e depois do vosso sinal terão as fotos actualizadas. Igualmente produzirei um video para postar no meu arquivo do Youtube (Zimba, Jc) onde poderão vencer o desterro.
OBS.: Qualquer local de que pretendam rever, desde que seja na cidade de Maputo, AO VOSSO DISPOR.