Escola primária Moreira de Almeida (M) e M.J. de Ornelas (F), actual A Luta Continua na Polana

A actual escola A Luta Continua fica no bairro da Polana de Maputo, antiga Lourenço Marques. Partilha um grande terreno onde foi o campo de golfe da cidade até aos anos 50/60 com a escola secundária antigo Liceu D. Ana da Costa Portugal. 
O projecto desta escola secundária é dos Arqs. Tinoco e Forjaz e foi executado de 1969 a 1973 segundo os princípios definidos pelo Arq. Fernando Mesquita. Suponho assim que esta escola primária seja também da mesma altura e desses dois arquitectos ou da equipa das Obras Públicas liderada por Mesquita.
Escola primária em Lourenço Marques (ACTD)
Escola Luta Continua depois de alguma renovação em 2015

Na foto mais actual na primeira sala para a direita nota-se a ausência dos vidros de báscula (janelas beta) que de origem permitiam o arejamento natural se necessário. Numa das fotos em baixo pode-se ver que a substituição foi geral. 
As três fotos seguintes são de 2011 e da antiga aluna da escola Margarida Bico, com a devida vénia.
Entrada como em cima
Vista da entrada para a esquerda = poente. Jardim com caminho em diagonal.
Traseira e pátio da escola 

Na traseira nota-se a galeria coberta típica destes projectos para protecção do sol e calor. Pode observar-se que construção era do tipo económico com muito recurso a pré fabricados, por exemplo os tubos de suporte à placa da galeria em vez de colunas de betão.
A vista seguinte para noroeste permite posicionar a escola na zona, entre as actuais avenidas Nkrumah, antiga Rua da Nevala, que lhe passa em frente e  Sung, antiga General Rosado que cruza a primeira à esquerda da foto. Nessa esquina vê-se a Igreja luterana e ao fundo, para lá da zona militar, vê-se os prédios do bairro da COOP.
Escola no canto inferior direito com a entrada, o jardim com caminho na diagonal
e o seu lado esquerdo = oeste.

Note-se nesta última foto que para o fundo depois da escola e já com frente para a Av. Sung, antiga General Rosado se vê as traseiras dumas "casas em banda" com desenho moderno tropical característico dos anos 60 na cidade.
Margarida Bico identificava esta escola, ou outra muito semelhante e na mesma zona, entre a igreja luterana e a a igreja católica, como tendo sido a antiga escola primária Aires de Ornelas. O leitor Pedro Pimentel esclarece que a escola se dividia por sexos pelo menos a meados dos anos 60. A masculina era chamada Dr Luís Moreira de Almeida e a feminina era chamada Maria de Jesus Ornelas (tudo leva a crer que a esposa de Aires de Ornellas, militar em Moçambique nos tempos de Mousinho e depois ministro das Colónias/Ultramar). Pedro Pimentel esclarece ainda que "a escola divide-se em dois corpos, masculino e feminino, cada um com quatro salas/classes. Entre eles faz-se a entrada coberta que as divide e que serve as partes comuns, secretaria/direccão, sanitários independentes e salão de festas". 

Comentários

Unknown disse…
Identificação errada, não é a Ornelas, essa escola foi a Dr. Luís Moreira de Almeida onde entrei para a pré-primária em 1965, ali ficando até acabar a 4ª classe. Situa-se na Rua de Nevala e próximo da Igreja de Santo António da Polana. Escola Primária Dr. Luís Moreira de Almeida, corrijam o texto.
Unknown disse…
Também andei nesta escola, mais ou menos, dentro do mesmo período escolar não tenho memória dos colegas que frequentaram a escola com a exceção de um colega que jogava muito bem à bola que era o Domingos Valente Matavel.
Também fiz a catequese e primeira comunhão na Igreja Santo António da Polana.
Fernando Martins disse…
Consultando o documento https://macua.blogs.com/moambique_para_todos/files/ensino_moambique_1969.pdf , a Escola Primária Aires de Ornelas é na Moamba.
O mais provável é que houvesse uma escola para meninos (Dr. Luís Moreira de Almeida) e outra para meninas (Dona Maria de Jesus Ornelas).
Após a independência, passaram ambas a "A Luta Continua".
Rogério Gens disse…
Pois, é capaz de ter razão, a feminina ter sido Ornelas mas uma senhora. Eu não posso acrescentar mais nada.
Unknown disse…
Eu fiz a 1.ª Classe nesta Escola no Ano letivo 1973/74.
Lembro de jogar ao berlinde no recreio, debaixo da árvore da fotografia.
Pedro Pimentel disse…
Boa tarde. A escola divide -se em dois corpos, masculino e feminino,cada um com quatro salas/classes. Entre eles faz-se a entrada coberta que as divide eque serve as partes comuns, secretaria/direccão, sanitários independentes, salão de festas. A masculina dr Luís Moreira de Almeida e a feminina Maria de Jesus Ornelas. Eu entrei em 1964 para a 1’ classe.
Rogério Gens disse…
Pedro e Fernando. Pela vossa informação considero então esclarecido o problema dos dois nomes e altero o texto original para o reflectir. Obrigado.