A actual escola A Luta Continua fica no bairro da Polana de Maputo, antiga Lourenço Marques. Partilha um grande terreno onde foi o campo de golfe da cidade até aos anos 50/60 com a escola secundária antigo Liceu D. Ana da Costa Portugal. O projecto desta escola secundária é dos Arqs. Tinoco e Forjaz e foi executado de 1969 a 1973 segundo os princípios definidos pelo Arq. Fernando Mesquita. Suponho assim que esta escola primária seja também da mesma altura e desses dois arquitectos ou da equipa das Obras Públicas liderada por Mesquita.
|
Escola primária em Lourenço Marques (ACTD) |
Na foto mais actual na primeira sala para a direita nota-se a ausência dos vidros de báscula (janelas beta) que de origem permitiam o arejamento natural se necessário. Numa das fotos em baixo pode-se ver que a substituição foi geral.
As três fotos seguintes são de 2011 e da antiga aluna da escola Margarida Bico, com a devida vénia.
|
Entrada como em cima |
|
Vista da entrada para a esquerda = poente. Jardim com caminho em diagonal. |
|
Traseira e pátio da escola |
Na traseira nota-se a galeria coberta típica destes projectos para protecção do sol e calor. Pode observar-se que construção era do tipo económico com muito recurso a pré fabricados, por exemplo os tubos de suporte à placa da galeria em vez de colunas de betão.
A vista seguinte para noroeste permite posicionar a escola na zona, entre as actuais avenidas Nkrumah, antiga Rua da Nevala, que lhe passa em frente e Sung, antiga General Rosado que cruza a primeira à esquerda da foto. Nessa esquina vê-se a Igreja luterana e ao fundo, para lá da zona militar, vê-se os prédios do bairro da COOP.
|
Escola no canto inferior direito com a entrada, o jardim com caminho na diagonal e o seu lado esquerdo = oeste. |
Note-se nesta última foto que para o fundo depois da escola e já com frente para a Av. Sung, antiga General Rosado se vê as traseiras dumas "casas em banda" com desenho moderno tropical característico dos anos 60 na cidade. Margarida Bico identificava esta escola, ou outra muito semelhante e na mesma zona, entre a igreja luterana e a a igreja católica, como tendo sido a antiga escola primária Aires de Ornelas. O leitor Pedro Pimentel esclarece que a escola se dividia por sexos pelo menos a meados dos anos 60. A masculina era chamada Dr Luís Moreira de Almeida e a feminina era chamada Maria de Jesus Ornelas (tudo leva a crer que a
esposa de
Aires de Ornellas,
militar em Moçambique nos tempos de Mousinho e depois ministro das Colónias/Ultramar). Pedro Pimentel esclarece ainda que "
a escola divide-se em dois corpos, masculino e feminino, cada um com quatro salas/classes. Entre eles faz-se a entrada coberta que as divide e que serve as partes comuns, secretaria/direccão, sanitários independentes e salão de festas".
Comentários
Também fiz a catequese e primeira comunhão na Igreja Santo António da Polana.
O mais provável é que houvesse uma escola para meninos (Dr. Luís Moreira de Almeida) e outra para meninas (Dona Maria de Jesus Ornelas).
Após a independência, passaram ambas a "A Luta Continua".
Lembro de jogar ao berlinde no recreio, debaixo da árvore da fotografia.