Campo de hipismo em Lourenço Marques em 1913

Teremos aqui várias fotos dum acontecimento desportivo em Lourenço Marques em 1913 que nos aportam mais conhecimento sobre locais e edifícios do passado na cidade. Aparece um edifício que não tinhamos visto bem até agora e uma construção que vamos reconhecer de mensagens anteriores.
Grande barracão (hangar) para o fundo do obstáculo do hipismo
De novo o grande barracão nas duas fotos

A seguir vemos que este campo de hipismo ficava entre a encosta a subir para a alta e a zona plana onde estava o grande barracão. Podemos dizer que temos aí duas vistas no campo para nascente = leste mas tiradas de ângulos ligeiramente diferentes:
à esquerda: encosta a subir da baixa para a alta da cidade
à direita: grande barracão (hangar) das Oficinas dos Caminhos de Ferro

Este local da cidade (com encosta para a esquerda e terreno plano para a direita) e sem outros edifícios conhecidos em redor teria de ser a zona ocidental = oeste da Baixa. Assim o grande barracão tinha de estar no recinto do porto/estação de combóio e seria das oficinas dos Caminhos de Ferro (CFLM na altura). De facto devia ser o edifício marcado ao fundo com linha castanha escura na FOTO 1 reduzida  desta mensagem e o mesmo que se via aqui e que terá existido até pelo menos 1969 como penso se via na última foto desse artigo.
Tendo-se localizado aproximadamente o local do hispismo e ficado a conhecer o grande barracão (hangar), vamos reconhecer uma construção já vista em mensagens anteriores:
Ao fundo o grande barracão. Mais perto e à direita da foto 
 a ponta da bancada com a assistência às provas.

Vê-se a seguir mais completa a bancada de que se via a ponta esquerda (para quem a vê de frente) na foto de cima:
Bancada à frente e tribuna mais atrás com assistência à prova de hispismo. 
Vê-se ao fundo um barracão diferente do grande que se via mais acima.

Como se pode ver na foto de cima pela parede vertical do lado direito (marca preta), a tribuna tinha sido a utilisada uns seis anos antes no batuque para o Príncipe Real
Pode-se recordar isso com a foto de baixo e vêr-se aí ao centro - esquerda a mesma parede vertical.
Tribuna em 1907. Marca preta na parede vertical.
Os telhados tinham deixado de ser às riscas (decorações em pano?)

Conclui-se assim que a tribuna para o batuque real não foi efémera. Na mensagem sobre o batuque real ela tinha sido localizada no quarteirão entre as actuais Av. Romão e Av. Barre junto à Av. 25 de Setembro. Mas com estas imagens do hipismo, e notávelmente com o grande barracão ao fundo, acho agora a tribuna estava no quarteirão mais para nascente (para a direita). Marco essa nova versão neste mapa de 1903 que representa mais ou menos com fiabilidade o local, dado que as fotos de cima são de 1907.
Preto fino: terreiro do batuque real, depois do hipismo 
Preto grosso: tribuna para a assistência
Verde: grande barracão (hangar) nas fotos do hipismo, oficinas dos CFLM
Amarelo: antiga Av. da República, actual Av 25 de Setembro
Cinzento e preto: antiga Álvares Cabral, actual Manganhela
Laranja: antiga João de Deus, actual Av. Farinha
Azul: antiga Luciano Cordeiro, actual Av. Luthuli
Vermelho: actual Av. Guerra Popular

Quanto às provas de hipismo que opuseram militares portugueses e ingleses da África do Sul, nelas participou o ainda tenente Manuel Simões Vaz que depois de ter deixado a vida militar como Capitão foi o fundador e director do Jornal Notícias e um grande empreendedor local. O craque da equipa portuguesa foi no entanto o tenente de cavalaria Vital (que devia ter de nome completo Vital dos Reis Silva Barbosa).
As imagens são da revista Ilustração Portuguesa e disponibilisadas pela Hemeroteca de Lisboa, aqui reproduzidas com a devida vénia.
Como já tinhamos visto aqui também foi nestes terrenos de pântano drenado mas um pouco mais para oeste que foi criado o primeiro campo de golfe da cidade e que funcionou de 1895 a 1914.

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