Temos falado das oficinas geraos (OG) dos Caminhos de Ferro que existiram junto à estação de Caminhos de Ferro de Lourenço Marques (LM), actual Maputo mas podemos aqui juntar diversas imagens que apareceram já noutros artigos.
O mais notório dessas instalações que englobavam também armazéns era um grande hangar revestido com chapa metálica, grande pé direito e respiro a todo o comprimento na cumeeira do telhado a duas águas. Pode-se ver essa construção pouco comum na cidade na foto seguinte do arquivo do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, pela sua fachada virada a norte aparecendo por isso a estação mais para o fundo:
FOTO 1 em 1918
Ao centro a entrada pela Av. da República, actual 25 de Setembro
para o grande hangar metálico das antigas Oficinas Gerais dos CFLM depois CFM
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Esse grande hangar aparecia também aqui nas primeiras fotos do campo de hipismo criado no antigo pântano do Maé e do qual recordo uma a seguir:
FOTO 2 em 1913
Ao fundo o grande hangar visto para sudoeste |
Ele aparecia também aqui com a marca castanho escura no artigo sobre o campo de golfe.
Podemos ver essas instalações no recinto portuário de forma mais completa da frente da estação ferroviária para a direita ou para seja norte - noroeste nas três fotos seguintes:
Podemos ver essas instalações no recinto portuário de forma mais completa da frente da estação ferroviária para a direita ou para seja norte - noroeste nas três fotos seguintes:
FOTO 3 cerca de 1935
Antigas oficinas e arnazéns dos CFLM à direita da estação notando-se o grande hangar no extremo a norte do recinto |
A foto seguinte - pormenor duma da DRISA - tem mais ou menos a mesma perspectiva da anterior e na sua legenda indico os principais elementos aí já observáveis (o monumento ao centro da antiga Praça Mac Mahon, actual dos Trabalhadores aparece em primeiro plano):
FOTO 4 em 1945
Laranja: hangar das antigas OG dos CFLM visto do lado oposto ao das FOTOS 1 e 2 Rosa: outros pavilhões das OG e armazéns dos CFLM Amarelo: suponho que fábrica de moagem com a frente para a esquerda virada para a Av. da República, actual 25 de Setembro |
Como se vê nas fotos de cima as antigas oficinas e armazéns tinham vários pavilhões que ocupavam o espaço entre a estação e a gare de passageiros a sul, a Av. da República, actual 25 de Setembro a norte, o depósito de máquinas a oeste = poente e a Av. General Machado, actual Guerra Popular a leste. Podemos encontrá-las e localizá-las no seguinte mapa antigo da Baixa:
MAPA de 1925/26
Zona laranja claro: antigas oficinas e armazéns dos CFLM, incluindo:
Laranja normal: talvez o grande hangar, mas ...
Rosa: armazéns e oficinas mais pequenas.
Verde normal: edifício exterior da estação ferroviária Verde claro: gare de passageiros / edifício do cais da estação Amarelo: fábrica de moagens que se via com janelas na fachada nas FOTOS 3 e 4 Azul claro: Av. da República, actual 25 de Setembro Roxo: Av. General Machado, actual Guerra Popular partindo da Praça frente à estação Vermelho: antigo edifício da Direcção dos Serviços dos CFM
Castanho escuro (semi círculo): primeiro depósito de máquina
Castanho claro: Av. Luthuli, antiga Luciano Cordeiro |
Noto que estas não foram as primeiras oficinas dos caminhos de ferro pois as primeiras da companhia de Mac Murdo estavam junto ao que é a agora a Av. M. de Inhaminga como vimos aqui por exemplo na FOTO 6.
Por fim uma foto mais recente mostrando ainda as construções que vimos seguindo mais ou menos da mesma perspectiva que nas FOTOS 3 e 4
FOTO 5 de 1969
Telhados metálicos das oficinas e armazéns dos CFM à direita da estação em 1969 |
O que vimos em cima aparece para o fundo desta foto também dos anos 60 ou início dos 70 das instalações portuárias vistas para oeste, nesse caso com o grande hangar marcado a "verde normal" e um dos outros pavilhões marcado a "rosa".
O espaço onde estiveram as OG e os armazéns mais baixos corresponde agora do lado norte ao grande armazém que ladeia a Av. 25 de Setembro, antiga da República e a sul ao terreno onde estacionam camiões de reboque. Quanto ao grande hangar parece-me que onde ele esteve ("laranja normal" no mapa, frente à Av. Luthuli, antiga Luciano Cordeiro) está actualmente desocupado de edifícios.
O grande hangar não aparecia nas fotos do Batuque Real realizado nessa zona da Baixa em 1907, caso das FOTOS 1 e 2 onde deveria aparecer à esquerda e terá sido então construído entre 1907 e 1913 conforme a FOTO 2. De notar ainda que como o hangar aparecia nesta foto o que está nela retratado apesar de ter sido no local do Batuque Real foi realizado em data posterior a 1907.
O tema continua num próximo artigo.
O espaço onde estiveram as OG e os armazéns mais baixos corresponde agora do lado norte ao grande armazém que ladeia a Av. 25 de Setembro, antiga da República e a sul ao terreno onde estacionam camiões de reboque. Quanto ao grande hangar parece-me que onde ele esteve ("laranja normal" no mapa, frente à Av. Luthuli, antiga Luciano Cordeiro) está actualmente desocupado de edifícios.
O grande hangar não aparecia nas fotos do Batuque Real realizado nessa zona da Baixa em 1907, caso das FOTOS 1 e 2 onde deveria aparecer à esquerda e terá sido então construído entre 1907 e 1913 conforme a FOTO 2. De notar ainda que como o hangar aparecia nesta foto o que está nela retratado apesar de ter sido no local do Batuque Real foi realizado em data posterior a 1907.
O tema continua num próximo artigo.
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