Prédio da Manica na Praça Mac Mahon, actual dos Trabalhadores em Maputo (1/2)

Primeiro fotografias recentes do prédio onde está instalada (pelo menos principalmente) a firma Manica Trading. Nesta mensagem já referi a possibilidade deste prédio ter sido propriedade de F. Dicca e ter sido projecto de Pancho Guedes. Quanto à segunda hipótese, um dos desenhos das localizações de seus projectos na cidade tanto pode indicar que seja este como que seja o Spence e Lemos que fica do seu lado esquerdo (agora muito colorido), sendo por isso inconclusivo.
Prédio da Manica parecia quase abandonado ou pelo menos muito sujo
Foto de Nuno Rosário cerca de 2015
Vista do Manica junto à Rua Bagamoyo, antiga Araujo
Rodando um pouco para sul, entra também no campo de visão o edifício dos CFM
Há muito mais tempo. MANICA no rés do chão do prédio
na esquina com a Rua Araújo, actual Bagamoyo
Prédio da Manica em 1971, quatro anos antes da independência, 
em foto de H. J. Carvalho
Desenvolveremos na mensagem seguintea partir do seu siteum pouco mais da história da companhia Manica Trading fundada em Moçambique em 1892  mas destacaremos aqui dois pontos. 
Primeiro é que como a Manica iniciou a sua actividade relacionada com importações e exportações e com transportes na cidade da Beira no século XiX (19) esteve intimamente ligada ao desenvolvimento da segunda maior urbe de Moçambique que foi baseado na actividade portuária. Naturalmente o mercado principal da Manica Trading eram as Rodésias que usavam a Beira, a que cedo foram ligadas por via férrea, como porto de mar. Já nos anos 60/70 sobre firmas que violavam as sansões internacionais impostas ao regime de independência unilateral da Rodésia do Sul por Ian Smith um relatório dizia: SILVA E IRMAO, LDA., AND COMPANHIA PORTUGUESA DE COFRAGENS, LDA., ARE BOTH OWNED BY MANICA (MOCAMBIQUE) LDA. MANICA, WHICH ALSO USES NAMES OF TWO LONDON COMPANIES WHICH JOINTLY CONTROL IT, MANICA TRADING COMPANY, LTD. AND DELAGOA BAY AGENCY, LTD., IS LONG-ESTABLISHED SHIPPING AND FREIGHT FORWARDING AGENCY WITH OFFICES IN BEIRA AND LOURENCO MARQUES. THERE ARE AFFILIATED AGENCIES THROUGHOUT SOUTHERN AFRICA, INCLUDING MANICA TRADING COMPANY OF RHODESIA,  LTD., IN SALISBURY. LIKE MOST, IF NOT ALL OTHER SHIPPING AND FREIGHT AGENCIES IN MOZAMBIQUE, MANICA IS BELIEVED TO ENGAGE HEAVILY IN RHODESIAN TRANSIT TRADE. Daqui conclui-se que a Manica Trading era pelo menos suspeita de conduta imprópria mas principalmente que entre a MANICA e a Delagoa Bay Agency havia uma ligação, o que suporta o que tinhamos observado relativamente aos edifícios nesta zona da antiga Praça Mac Mahon de Lourenço Marques e de que voltaremos a falar.
Na Beira a Manica é proprietária dum dos edifícios mais emblemáticos, a Casa Infante de Sagres, construída em 1930.


Manica Trading instalada na Casa Infante de Sagres talvez nos anos 30.
Pelo menos a agência da Union-Castle veio a pertencer ao grupo.
O segundo ponto retirado do site da companhia é os fundadores da Manica Trading em 1892 terem sido os ingleses Julius Altson e Joseph van Praagh. Isso é confirmado por um site sobre maçonaria  que apresenta a biografia do segundo e que diz que eram primos e que Joseph foi activo no campo maçónico e no campo da religião judaica. Foi também presidente da câmara municipal de Salisbúria, actual Harare, e mais tarde tornou-se negociante de diamantes, talvez até proprietário de minas na África do Sul. Parece haver ou ter havido uma bolsa de estudos na África do Sul em seu nome (mas é o segundo caso que vejo em que não se explica quem foi o patrono, o que desmotivará futuros patronos) e o site da cidade diamantífera de Kimberley fala dele como sendo um ilustre pioneiro da Rodésia mas talvez sinal dos tempos o link já não está activo. Sobre Julius Altson não se encontra directamente nada pelo que não deve ter sido tão bem sucedido como o primo mas pode ter sido um Julius Lewis Altson nascido em Inglaterra e que casou com Isabelle Frances Alexander nascida na Cidade do Cabo. Somando a esta ligação a África, este Julius tinha nascido em 1860 pelo que era quatro anos mais velho que Joseph pelo que teriam idades compatíveis para serem primos e para terem decidido empreender juntos a saga em África. 
Se continuaram proprietários da Manica Trading durante muito tempo também não sei mas depois de termos falado da família Salm e dos dirigentes da poderosa Delagoa Bay Lands Syndicate (Leão Cohen, Abraham J, Levy e Leão Zugury) com estes dois fundadores a histórica firma Manica Trading é mais um indicador da influência judaica nos primeiros passos da actividade económica moderna em Moçambique e particularmente na vertente dos negócios internacionais. Penso que seria um tema interessante para os senhores bolseiros em História desenvolverem ... 
Uma curiosidade:
Cabeçalho de envelope da Manica em 1956
NB: Firmas com Delagoa Bay no nome. Não sei que relação havia entre estas firmas,  provávelmente seria nenhuma e podiam todas simplesmente partilhar o nome da cidade onde exerciam a actividade:
Delagoa Bay Land's Syndicate - parece-me mais do ramo imobiliário pois tinha os terrenos da Carreira de Tiro e Sommerschield e construiu o Hotel Polana. 
Delagoa Bay Agency - era comercial e ligada a serviços nos transportes e parece-me era uma firma separada.  
Delagoa Bay Development Corporation/Company - foi concessionária da água, dos eléctricos e dona do Capitania Building. 
Delagoa Bay and East African Railway - for o concessionária da linha de caminho de ferro até à fronteira da África do Sul. Foi nacionalizada em 1887 e era dirigida pelo Coronel McMurdo.

Comentários