Primeiro campo de futebol do Desportivo e novas imagens do do Sporting

Usamos aqui duas fotos que apareceram no site delcampe.net e que são fulcrais para esclarecer a evolução dos recintos desportivos de dois grandes clubes vizinhos da capital de Moçambique doutros tempos.

FOTO 1
Jovem equipa de futebol de onze frente a uma das balizas 
num campo em Lourenço Marques em 1926

Por ser no ano de 1926, por se ver a barreira da Maxaquene ao fundo e pela posição da baliza que lhe ficava mais ou menos perpendicular veremos já com a FOTO 2 que em cima tinhamos o campo de futebol do Grupo Desportivo Lourenço Marques.


FOTO 2
à esquerda: dois campos de futebol quase encostados, de leste para oeste na Baixa
ao centro: um edifício no topo norte do primeiro campo
 à direita: continuação para oeste da barreira da Maxaquene, 
da crista da qual foi tirada a foto

O campo e o edifício que se vêm em primeiro plano são do Sporting Clube de Lourenço Marques, actual Maxaquene inaugurados em 1933/34 e já os vimos aqui. Podemos ver a seguir nessa foto pormenores desse campo e principalmente os do primeiro campo de futebol do Desportivo que lhe ficava para oeste = poente e como se pode ver paralelo à barreira. 

FOTO 2 ampliada na vertical
Branco: tribuna do primeiro campo de futebol do Desportivo. Nas alas vê-se 
as colunas suportando a cobertura da bancada (ver também em baixo)
Preto: ver explicação em baixo
Castanho claro: antiga Câmara / Paços do Concelho
Rosa: Capitania e armazém
Vermelho: bombeiros/estação de incêndio
Verdes: bancada do campo e sede do Sporting
Laranja: resto do terreno do Sporting. Dá ideia que as árvores altas
 já pertenceriam ao Desportivo.

O campo de futebol do Desportivo, de baliza a baliza, ficava aproximadamente paralelo à continuação da actual Av. Manganhela (a norte dela) e à barreira da Maxaquene (a sul dela). Pode por isso dizer-se que a baliza por trás do onze da FOTO 1, estaria na FOTO 2 do lado cá do campo o qual não se via nesta aí pois estava escondido pela árvores altas que se vê do lado do recinto do Sporting.
Pode-se ver esse primeiro campo do Desportivo mais de perto na FOTO 3. Pode-se confirmar que é o mesmo que o da FOTO 2 a partir da construção ao centro da bancada com a porta arredondada por cima e com uma grande janela de cada lado dela.

FOTO 3
Primeiro campo do Desportivo cuja bancada central com tribuna 
ficava mais ou menos paralela à actual Av Manganhela

Podemos fazer a analogia do que vemos nas fotos anteriores com a FOTO 4 que é dum festival militar que se sabe se desenrolou em 1936 nesse primeiro campo do Desportivo: 

FOTO 4
Ao fundo a mesma bancada central do lado da tribuna das FOTOS 2 a 4
por trás da qual estava a actual Av. Manganhela e por isso a antiga Câmara

Como a barreira estava nas costas de quem tirou as FOTOS 3 e 4, a baliza da FOTO 1 estaria para a esquerda = sudeste destas duas fotos mas ficou aí fora da objectiva.
A FOTO 5 é do mesmo acontecimento da FOTO 4 e foi tirada em frente à bancada central do lado da tribuna mostrando-se aí o campo do Desportivo quase de baliza a baliza mas sem se as conseguir ver.

FOTO 5
Primeiro campo do Desportivo, paralelo à barreira da Maxaquene 
que se vê ao fundo e em 1936

Na FOTO 5 via-se que em 1936 a barreira estava ainda irregular e com areia branca no topo e ao comparar-se com o que se via na FOTO 1 de 1926 encontram-se muitos pontos comuns.
Em baixo na MONTAGEM 1 vamos comparar o que se via na FOTO 2 ainda com o primeiro campo de futebol do Desportivo localizado para oeste do campo do Sporting com a situação posterior em que ele, como relembro na incrustação no canto superior esquerdo, tinha dado lugar ao complexo actual com a piscina (recentemente demolida), o bar, a sede do clube e os pequenos estádios descobertos das outras modalidades e que foi inaugurado em 1949 na sua configuração inicial. 

MONTAGEM 1
- em fase com a construção do complexo do Desportivo em 1949
Verde escuro: Av. Álvares Cabral, actual Manganhela que ficou um pouco desviada da rua mais estreita "cinzento" que passava originalmente em frente aos Paços do Concelho
Castanho escuro: frente actual do espaço do Desportivo, limitada a sul pela "avenida verde escura" e em posição diferente da do campo inicial
Roxo: sede modernista do Desportivo por trás da piscina 

- ao tempo do primeiro campo de futebol do Desportivo, até 1949
Branco: centro da bancada do primeiro campo do Desportivo

- sem mudanças antes e depois dessas datas
Carmesim: limites do terreno do Desportivo para baixo da barreira a leste e oeste
Castanho claro: antiga Câmara / Paços do Concelho, frente à qual passava a rua "cinzenta"
Verdes normal e claro: bancada do campo de futebol e sede do Sporting
Laranja: terreno de formato triangular livre do Sporting limitado pelo
 do Desportivo à direita e pela Av. Manganhela à esquerda = sul
Rosa: capitania e armazém
Amarelo: bairro de moradias económicas da Capitania


Como se tenta indicar em cima a frente actual do espaço do Desportivo (e note-se ainda que a entrada murada para as instalações fica uns a 10 metros da berma da avenida, presumo que esse espaço seja público e não do clube) ficou recuada em relação à posição da bancada do primeiro campo devido à abertura da Av. Álvares Cabral que ficou para cá (norte) da rua inicial que existia em frente aos Paços do Conselho e que existe ainda mas parece que só para uso próprio. Isto quer dizer que a retirada do campo de futebol do Desportivo desse seu local inicial esteve ligada à extensão da Av. Álvares Cabral para leste a qual veio a ocupar, pelo menos em parte o local da bancada central do campo.
A FOTO 6 seguinte é dos anos 60 pois vê-se os prédios da estatística e o do Teatro Avenida em construção. Vê-se aí em maior detalhe do que na foto de baixo da MONTAGEM 1 o que tinha sido construído pelo Desportivo no local do seu primeiro campo de futebol: o eixo entre o centro do pórtico de entrada e o centro da piscina, que estava vazia nesta ocasião, correspondia à linha de meio campo e os dois pequenos estádios descobertos ocupavam aproximadamente parte das duas grandes áreas. 

FOTO 6
Carmesim: limites do terreno do Desportivo a E e W para baixo da barreira
Castanho escuro: sobre o pórtico da entrada no complexo do Desportivo 
Verde escuro: Av. Álvares Cabral, actual Manganhela
Branco: aproximadamente por onde esteve o centro da bancada do primeiro campo, agora terreno entre a Av. Manganhela e  entrada murada para as instalações actuais
Castanho claro: antiga Câmara / Paços do Concelho na Av. Manganhela
Roxo: edifício modernista do Desportivo por trás da piscina, aqui na FOTO 2
Verdes normal e claro: bancada do campo de futebol e sede do Sporting
Laranja: limite do terreno actual entre o Sporting e o Desportivo

Na FOTO 6 vê-se também o novo pavilhão coberto do Sporting do lado esquerdo e quase a meia altura onde anteriormente havia o triângulo laranja, terreno livre entre as costas da bancada do campo de futebol do Sporting e o limite a sudeste do terreno do Desportivo. 
Noto que na planta da cidade de 1940-50 já estava indicada a posição dos que vieram a ser os campos de futebol do Sporting e do Desportivo pelo menos até cerca de 2013, data a partir da qual o do Desportivo deixou na prática de o ser (ver triste conclusão).
Mais duas imagens do primeiro campo do Desportivo em 1933 aqui.

Comentários

Anónimo disse…
Caro Curioso;
Cumprimentos.
Foi ver a foto 2, a da antiga sede do Sporting, e um mar de recordaçoes aflorou;
Nesse edificio pratiquei "Judo" e "Karate" como atleta do Clube.
Lembrei me de antigos companheiros como o "mestre" Joaquim Pinheiro, o Fernando Godinho, o Zé Pedro Flores Cardoso, do Arqº Nuno Craveiro Lopes (que, esporádicamente, aparecia a treinar), e tantos outros cujos nomes a estas horas da vida ja difícilmente recordo. Que tempos....
Desculpas pelo desabafo.
Cumprimentos.
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Obrigado pelo comentário e o pedido de desculpas não tem razão de ser. Quanto ao Zé Pedro Flores Cardoso eu pensava que ele teria alergia em entrar por esse lado dos campos, mas como devia ser para se defender melhor de quem lhe queria dar stickadas quando defendia o Desportivo está justificado :-). Cumprimentos.