2a e 3a transferências de diplomatas em LM na 2a GG (3/4)

Falaremos agora de mais transferências de diplomatas durante a segunda guerra mundial que tiveram lugar em Lourenço Marques (LM) e que se seguiram à primeira descrita nas duas mensagens anteriores (aqui e aqui). 
Um site reporta uma troca entre o Japão e o Reino Unido (a 27 de Agosto de 1942) e outra entre o Japão e o Reino Unido, Austrália e mais Aliados (a 6 Setembro de 1942). O site combinedfleet dá detalhes sobre a de fim de Agosto e em baixo veremos mais sobre a de princípio de Setembro: "One week later, on 30 July, the first Japanese-British diplomatic exchange voyage began. NYK liner TATUTA (Tatsuta) MARU departed Yokohama carrying Ambassador Sir Robert Craigie and the British embassy staff from Tokyo, Yokohama and Kobe. On 27 August 1942, TATUTA MARU arrived at Lourenco Marques and British personnel were exchanged for Japanese diplomats from England, Australia and India. British and other passengers transferred to Furness Lines’ SS EL NIL and P&O (Peninsular & Oriental) Line’s SS NARKUNDA for the voyage to Liverpool, England".
O jornal Notícias de Lourenço Marques relata esta segunda troca mundial (primeira com o Reino Unido) mas dando-lhe menos destaque do que à primeira. Houve quatro navios envolvidos mas não tomei nota do quarto que devia ser o referido Narkunda. A primeira informação no Notícias é de 28 de Agosto de 1942 dizendo que primeiro chegou a LM o paquete City of Paris vindo da Índia com japoneses a serem repatriados (este navio não era mencionado em cima). Chegou depois o Tatuta (Tatsuta) Maru (que era da série do Asama Maru que participou na primeira troca) trazendo diplomatas ingleses do Japão e que podemos ver a seguir (o site histclo diz que esta troca anglo-nipónica foi só para pessoal diplomático mas outros sites mencionam outros cidadãos envolvidos). 
Tatuta (Tatsuta) Maru com marcas de passagem segura 
ao ser usado como navio de repatriação.

Em princípio a foto de cima foi tirada do periscópio do submarino americano USS Kingfish. Como a sua data é Outubro de 1942 poderia ser da viagem de retorno do Tatuta (Tatsuta) Maru de LM se ela tiver tomado mais de um mês, o que é possível dado as viagens terem sido muito mais lentas que o normal. Não estão registadas para este navio japonês mais viagens subsequentes à de LM como navio de repatriação, por isso se a foto é verdadeira não há outra possibilidade.  
Depois do Tatuta (Tatsuta) Maru chegou a LM o navio El Nil que vemos a seguir:
El Nil  que mais tarde se transformou em navio hospital

Agora a foto do primeiro navio a chegar a LM para a segunda troca:
City of Paris da Ellerman Lines de 1922

O Narkunda deve ter sido o último a chegar a LM para a segunda troca:
Narkunda do site PANDONOSCO (ver link em baixo)

Acho que o jornalista do Notícias confundiu (tentou inventar pela "lógica da batata") as nacionalidades dos navios pois disse que o City of Paris era francês e que o El Nil era egípcio, sendo de facto os dois ingleses tal como o Narkunda. Navios japoneses ou alugados pelo Japão nesta segunda troca foi só o Tatuta (Tatsuta) Maru.
Não temos foto local relativa a esta segunda troca mas encontrámos uma interessante relativa a uma terceira troca que aconteceu em LM uma semana depois. Trata-se dum visa num passaporte datado de 6 de Setembro de 1942:
Visto emigração - via marítima - Porto de Lourenço Marques
Entrada com procedência: Japão
Este visto publicado no salship. se corresponde a esta informação: "On 6 September 1942, another exchange took place at Lourenco Marques. This time Japanese repatriates from Australia disembarked from SS CITY OF CANTERBURY and embarked on NYK Liner KAMAKURA MARU. Western nationals were disembarked from KAMAKURA MARU and 115 Australian, British and Allied nationals embarked on CITY OF CANTERBURY for the return voyage to Australia".

Há algum "fog of war" na info sobre o assunto e por exemplo este livro diz que só houve a troca anglo-nipónica de Setembro de 1942, quer dizer que não teria havido a troca de Agosto de 1942: The first – and what became the only – Anglo-Japanese civilian exchange was held at Lourenço Marques in September 1942. On this occasion, around 1,800 Japanese were exchanged for a similar number of Allied government officials and civilians. Among those exchanged were 833 Japanese officials and civilians, including men, women and children, transferred from Australia. The overwhelming majority of the repatriates from Australia had been interned in Australia on behalf of other governments.

E este livro diz que a segunda troca anglo-nipónica foi só em 1943 o que contradiz o que o visto do porto de LM mostrado em cima parece corroborar do texto do combinedfleet com que iniciamos esta mensagem. 
Há uma versão das trocas mais focada no navio sueco Gripsholm que veio a LM na primeira troca no site salship.se e que como é dito no site usmm.org passou boa parte da segunda guerra mundial alugado para esta actividade: "MS Gripsholm made 12 round trips in this service carrying a total of 27,712 repatriates. Exchanges took place at neutral ports: at Lourenço Marques in Mozambique or Mormugão in Portuguese India with the Japanese, and Stockholm or Lisbon with the Germans". Diz o salship.se que o Gripsholm na troca que terá sido a segunda anglo-nipónica e que se efectuou no porto de Mormugão em Goa, Estado Português da India de Novembro de 1943 emparelhou aí com o japonês Teia Maru, um antigo navio francês aprisionado. 

salship.se tem uma série de imagens muito interessantes duma das trocas com o Gripsholm com o seguinte texto introductório: "David W Smith has contributed the pictures on this page. The photos on board the Gripsholm and in port were taken by his father who was the State Department Exchange Officer exchanging Allied and Axis internees and prisoners of war". O porto aí fotografado não me parece ser o de LM por vários motivos: 1.  a barreira arborizada para o interior no caso dessas fotos estava muito perto das linhas de caminho de ferro; 2. não reconheço os armazéns, nem o próximo nem os do fundo que estão perpendiculares ao cais, o que não é o caso de LM. Como se vêm pessoas de têz escura sentadas numa das fotos, presumívelmente elas terão sido tiradas em Mormugão mas há poucas imagens antigas desse porto para se poder comparar. 

O site PANDOSNCO conta a história do Narkunda e diz sobre esta segunda troca em LM, primeira entre o Japão e o Reino Unido, e não só referindo-se especialmente ao navio TATUTA (Tatsuta) MARU diz"The Nippon Yusen Kaisha (NYK) Line's motor ship Tatsuta Maru departed Yokohama on 30th July 1942 with sixty Allied internees on board,  including the British Ambassador Sir Robert Craigie and members of the British embassy staff from Tokyo, Yokohama, and Kobe, together with the Belgian Ambassador and Mrs. M. Fortholme, Greek Minister M. Politis, Egyptian Minister M. Samaika, Australian diplomat Keith Officer, Norwegian diplomat and Mrs. M. Kolstadt, Dutch diplomat and Mrs. M. Reuchlin, Czechoslovakian Minister Mr. Havlicek and consular officials from Yokohama and Kobe, and other British and foreign nationals. It was the first Japanese-British diplomatic exchange. After calling at Shanghai, Saigon and Singapore, she continued on to Lourenço Marques, a neutral port in Portuguese East Africa, where she arrived on 27th August 1942. The nearly 1,000 interned Allied personnel on board were exchanged with the British for Japanese diplomats and supplies. She also took on 48,818 Red Cross parcels meant for Allied prisoners of war in Japanese custody. Her British passengers were transferred to the Furness Lines’ SS El Nil, and P & O's Narkunda for the voyage to Liverpool, while other nationalities had to wait for onward transport other ports".

No livro "O Império dos Espiões" de Rui Araújo entre as páginas 168 e 173 aparece informação sobre a segunda troca de diplomatas em LM de que aqui falámos. Inclui um relatório enviado pelo espião português a soldo dos alemães Armando Borges de Ávila (nome de código Mendonça) que estava em LM para um contacto em Lisboa referindo os navios (Tatuta ou Tatsuta Maru, City of Paris, El Nile Nakunda (Narkunda) e as personalidades envolvidas e o que aconteceu no porto e na cidade entre 27 de agosto e 1 de setembro de 1942 com alguns elementos novos.

No artigo 4 desta série volto a falar da primeira transferência de diplomatas em LM. 

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